Como posso conseguir um provavel diagnostico de autismo, sem enrolação?

Feita por >Só mais um ser humano · 13 fev 2024 Autismo

Não tenho muito dinheiro, e nem tive familiares que puderam ter duvidas e suspeitas sobre meu comportamento.
Mas sou educadora e desde que estudei sobre Transtornos de desenvolvimento, notei que minhas grandes dificuldades não era normais e comuns como pensava. Que minhas esquisitices, não eram esquisitices, que poderiam de fato serem caracteristicas do autismo.
E quando me caseii e passei a morar com meu companheiro, passamos a perceber que minhas enormes dificuldades eram anormais, e que o fato de barulhos serem mais altos não eram por causa da minha audição. Que eu precisava de ajuda. Sério, eu não tenho muito dinheiro para investir em milhares de consultas com diversos médicos, para me deixarem rodeada de deduções e gastos. preciso de um caminho certo para seguir. Neuro são caros, mas creio que eu precise de um pedido de um psicologo? Como p-osso conseguir com descontos? Eu realmente nao tenho uma qualidade de vida boa por conta dessas dificuldades. Pelo amor de Deus, vocês conseguem me orientar de forma sincera e caridosa?

A melhor resposta 23 FEV 2024

Olá!

Obrigada por compartilhar conosco, esse é um importante e grande passo para melhorar a sua qualidade de vida. Às vezes não saber o que gera nossas dificuldades pode ser angustiante, não é mesmo? Além de atrasar o acesso ao tratamento adequado que pode aumentar a qualidade de vida. Por isso é importante ter uma avaliação qualificada para identificar se você tem autismo e desenvolver um tratamento individualizado.

Há ONGs com profissionais para avaliar a possibilidade de autismo, você pode conferir se há alguma em sua localidade. Confirmando o diagnóstico, há programas governamentais para tratamento e apoio.

Independente da confirmação ou não do diagnóstico, você pode se beneficiar de um acompanhamento terapêutico, pois poderá desenvolver uma maior compreensão de si mesma e promover sua qualidade de vida.

Se tiver interesse em conversar mais e tirar suas dúvidas, fico à disposição para conversar sem compromisso.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

26 FEV 2024

Bom dia, "Só mais um ser humano" Obrigado por escrever. O apelido que você colocou vai ao encontro do que penso. Diagnósticos dessa natureza precisam ser feitos com muito, mais muito critério, com cuidado mesmo. Tento me colocar no seu lugar, mas preciso preveni-la de que, na maior parte das vezes, acontece o contrário. Uma parte dos profissionais assinam diagnósticos que estigmatizam as pessoas, as fazem tomar medicamentos que poderiam ser evitados, as levam a agir a partir de muletas explicativas. Para conhecer uma pessoa precisa-se de análise profunda, o mais plena possível. Isso demora, envolve diversas formas de verificação. Uma pequena parte das pessoas contém autismo, mas as pessoas são muito maiores do que o autismo. Permita-se conhecer tuas possibilidades, potencialidades, permita-se treinar, persistir em busca de evoluções. Permita a nós, psicólogos, conhecer a natureza dos conteúdos com os quais você vem alimentando tua vida. Após isso, se poderá ou não, consolidar o diagnóstico a ser construído. Esse diagnóstico pode conter, por exemplo: falta de treino social, percepção seletiva das coisas, destempero da ansiedade, autismo,...
Atenciosamente,

8654 respostas

22 FEV 2024

Olá,
Existe ONGs que tem profissionais para avaliar a presença ou não de autismo. Você só precisa pesquisar para ver qual está perto de você. Caso venha confirmar o diagnóstico, existem programas governamentais para apoio, inclusive, psicológicos a disposição. Tendo autismo ou não é recomendado um acompanhamento terapêutico para que você busque compreensão da forma como se vê, age e reage ao meio e as pessoas no qual está inserida. Faço votos para que consiga ajuda dentro das suas possibilidades, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

21 FEV 2024

Olá! Espero encontrá-lo bem.
Eu poderia falar somente sobre o nome que escolheste para o teu perfil: "só mais um ser humano". Por mais óbvio que isso seja, existe uma demanda de ser humano (ser um humano). Sim, és um ser humano como todos os demais e com isso vem todos os conflitos, sentimentos e pensamentos de todo e qualquer ser humano, seja eu, tu, ele, nós, vós ou eles.
Bom, sobre o que escreveste, percebo que existe um caminho de compreensão de si mesma, visto que hoje estás atrelada a uma idéia de normalidade. Esse conceito de normal está ligado às regras. Vem do latim "normalis" que tem um significado próximo de modelo, regra, padrão, norma. Então, considerar "normal" ou "anormal" como um adjetivo capaz de descrever um ser humano é afirmar que existe um modelo, uma regra, um jeito correr de ser humano (novamente, ser um humano) e isso sabemos que é incoerente e irreal. Claro, entendo que possa ser uma forma de falar do que é usual, comum, freqüente, mas trouxe essa reflexão para ilustrar que a forma como nos concebemos pode sim limitar a nossa compreensão de nós mesmos.
Neste caso, um processo terapêutico me parece importante para que este assunto seja aprofundado e que se construa uma compreensão mais clara de que tu és.
Estou à disposição para conversarmos sem compromisso e sem custos via videoconferência (online) para te escutar mais e para te apresentar como se dá o caminho terapêutico, podendo ser inicialmente individual. Sobre o pedido por um atendimento com custo que considere a tua possibilidade, tenho no momento 1 última vaga para atendimento social, que é 50% do valor regular. Podemos entrar em detalhes neste contato inicial.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba