Como posso avaliar meu psicólogo para saber se é um bom profissional?

Feita por >Joãofreitasosa · 30 abr 2021 Psicologia clínica

Olá, eu comecei a fazer terapia de TDHA, eu já fui para 4 consultas, porém, tenho dúvidas se meu psicólogo é um bom profissional, porque ao entrar na consulta, ele constantemente ficar olha o horário e as vezes usar exemplos de sua vida para me ajudar, isso é normal em uma consulta? Ps: é a meu primeiro psicólogo e eu tenho feito terapia cognitivo comportamental

A melhor resposta 3 MAI 2021

Olá João.
Cada profissional tem sua forma de atuação, e conforme a abordagem também a atuação pode ser diferente. Porém se você não está confortável com seu psicólogo, poderá pensar em mudar de profissional. Antes disso avalie se suas expectativas eram diferentes do que encontrou na sala de atendimento psicológico.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

3 MAI 2021

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na terapia o analisando é convidado a, num espaço seguro e sigiloso, explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.
O processo de psicoterapia possibilita que o analisando se familiarize com os sintomas que produz e sustente as tensões cotidianas.
Atenciosamente,
Aline M De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

3 MAI 2021

João,
Terapia cognitiva comportamental ou não, precisa de alguém que te entenda o que está acontecendo contigo.
Já falou pra ele sobre o teu sentimento? Mesmo com relação a ele?
Já explicitou a ele que o teu problema não está sendo cuidado? Não está sendo considerado?

5888 respostas

1 MAI 2021

Oi! A terapia, independente de abordagem ou demanda do cliente, sempre dever ser o momento do cliente. Em outras palavras, o psicólogo deve conseguir focar em você e suas palavras e não fazer referências ou dar exemplos da sua própria vida. Qualquer coisa, estou à disposição!

Heather Elizabeth Anderson Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

1 MAI 2021

Olá João! Grato por perguntar. É bastante delicado, com base nos dados que você mandou avaliar um caso específico.
É possível encaminhar algumas indicações que podem representar sinais do esforço constante por se melhorar como profissional:
- Captação de hábitos de leitura e escrita sobre temas da área por décadas (mesmo que o profissional seja recém formado). Cinco anos antes da faculdade, e na melhor das hipóteses, mais cinco de faculdade.
- A desenvoltura dele para lidar com os conceitos e com as limitações de cada um de nós sobre o que sabemos e o que é possível saber para o trabalho;
- Certa autonomia conceitual;
- A alegria, ou não, em te receber nas consultas;
- Esforço por empatia;
- Abertura mental;
- Cultura geral
- Frequência constante a cursos de aperfeiçoamentos,
- Psicoterapia pessoal dele;
- Supervisão por psicólogo mais experiente;
- Esforço e medidas efetivas por sigilo;
- Pontualidade e regularidade.
Há muitos outros fatores que podem entrar nessa lista.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, diminuamos as mortes: fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8709 respostas

1 MAI 2021

Ola, Joao. O conceito de bom psicólogo é muito subjetivo pois varia de acordo com a percepção de cada um, a forma como o tratamento é conduzido, e o vínculo formado entre profissional e paciente. Pensando que justamente o vínculo é o motor da terapia, e é essencial para que ambos estejam alinhados, trazer seus questionamentos sobre a relação terapêutica para o espaço da terapia pode ser vantajoso no sentido de compartilhar seus sentimentos e utilizar a própria terapia e a relação de vocês para tentar resolver tais questões. Outras opções seriam buscar por profissionais de abordagens diferentes, ou com modos de trabalhos diferentes. É importante que se identifique de certa forma e se sinta confortável para falar de si e se escutar. Quaisquer dúvidas, fico a disposição.

Myrella Raisner Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

1 MAI 2021

João, cada terapeuta tem seu método de trabalho.
Se vc não empatia com ele/a procure outro profissional.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro