Como posso ajudar a minha filha a ter amigas?

Feita por >Carol · 22 ago 2021 Psicologia infantil

Minha filha tem 10 anos e é muito amigável, sendo que a maioria de seus amigos é meninos, na sala de aula ela é a única menina e na rua onde moramos também, sempre pego em seu caderno mensagens que ela escreve onde queria ter amigas, queria ter uma melhor amiga para conversar e contar segredos, que não gostaria de conversar com terapeuta e nem Psicologa (ela fazia terapia), diz que está sentindo um vazio no peito, sempre converso com ela, mas vê-la desse jeito me trás muita angústia e tristeza.

A melhor resposta 23 AGO 2021

Olá Carol.
Você pode levá-la a parque para se sentir mais enturmada com as crianças e dar a ela a oportunidade de escolher com quem quer brincar. Em tempos de pandemia as crianças estão ficando muito isoladas afetando a qualidade das relações sociais.
É importante entender melhor o que ela está dizendo atrás das palavras que pronuncia.
Por outro lado procure entender o que aconteceu que ela não quer ir na profissional que a atendia, explique que há diferentes pessoas e vocês podem juntas encontrar alguém que ela se sinta melhor. Pergunte a ela o que a agrada e o que a desagrada em momentos de terapia, até que você possa entender melhor o que aconteceu e juntas encontrar um profissional que ela se sinta melhor acolhida.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

25 AGO 2021

Olá Carol, espero que esteja bem!

Pelo seu relato parece que sua filha apenas não teve a oportunidade de estar/frequentar, por um período prolongado, ambientes onde houvessem mais meninas, ou pelo menos, uma proporção igual de meninos e meninas. Como na escola e na rua de casa existem mais a presença de meninos que de meninas, talvez seja um bom momento de concretizar uma atividade extra curricular que envolva mais a participação de meninas, e tornar essa atividade sistemática, para que ela, possa ter a oportunidade de desenvolver amizades com outras meninas.

O desejo dela de não querer conversar com um Psicólogo deve ser respeitado. Esse contato só deve acontecer quando ela estiver realmente predisposta a isso.

Acredito que não há nada de errado com sua filha, e que uma boa atividade extra curricular, bem assistida pelos pais, pode fazer com que ela desenvolva laços sociais com outras meninas, que podem até ser mais duradouros, e que vão fazer muito bem para o desenvolvimento adequado da fase que sua filha se encontra no momento. Esperto ter ajudado, e desejo que fique tudo bem!

Um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

24 AGO 2021

Carol seja a primeira amiga dela. Faça ela confiar em vc . Ensine a como ser amiga de alguém . Isso é treinar habilidades sociais. Espero q ajude.
ABS.
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 AGO 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Sem outras considerações seguem algumas sugestões básicas: colocar em esportes coletivos de contato como: futebol, basquete, handbol; escola de teatro, escolha de circo, se vocês forem religiosos, de religiões razoáveis (não radicais) colocar em grupos de idade assemelhada. Quando controlarmos a pandemia, conversar com pais de meninas da sala de aula e convidar as meninas para passar um dia, por exemplo, em sua casa, facilitar viagens com meninas, devidamente monitoras ( isso geralmente é promovido por escolas e igrejas) , acampamentos, etc.
Outra frente é você dar o exemplo com tua prática: receber tuas conhecidas, colegas e amigas com alegria, frequência e orgulho, incluindo, quando for o caso, as filhas delas.
Espero ter ajudado. Outra forma de aprofundamento poderá ser, em vez dela, você passar por um estudo científico sobre a rotina e hábitos dela, para direcionar modificações.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butatan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.