Minha filha foi vítima de abuso sexual, como posso ajudar?

Feita por >Claudia · 24 nov 2014 Violência sexual

Quando ela tinha 10 anos foi abusada por um primo de 16 anos. Hoje ela tem 16 e ainda não superou o trauma. Como posso ajudá-la?

A melhor resposta 24 NOV 2014

De uma forma geral, deve ser feita uma avaliação psicológica para orientar um tratamento dessas questões e apontar que consequências isso teve e tem no comportamento e no pensamento dela.
Procure um psicoterapeuta!
Abraço! Espero ter ajudado!

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

30 NOV 2015

Olá Claudia, eu acho que existem duas grandes questões muito importantes a serem tratadas. A primeira é cuidar para que esse agressor não venha a abusar de mais ninguém. Pois é bem capaz que ele repita, ou até mesmo já tenha repetido isso. Avisar as autoridades para monitorar as ações dessa pessoa e evitar mais tragédias como essa é questão imperativa e de interesse social. Segunda questão é que a chance da sua filha elaborar esse trauma por conta própria é mínima, tendo em vista a idade que ela tinha. Procurar suporte psicológico é fundamental para tentar amenizar esse trauma e ter uma vida mais saudável. Dados mostram que a Terapia Comportamental costuma ter ótimos resultados em casos de estresse pós traumático. Traumas não elaborados são fatores de grande risco para o desenvolvimento de transtornos psicológicos. Unidas no amor incondicional e um ambiente de compreensão você pode ser de grande ajuda nesse processo. Boa Sorte para ambas e um grande abraço

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

15 DEZ 2014

Olá Cláudia. Não existe uma fórmula mágica para superar um trauma desses, mesmo com acompanhamento psicológico não é um processo fácil. Entretanto é fundamental a orientação de um profissional da Psicologia para auxiliar a sua filha a lidar com as sequelas desse trauma, logo sugiro buscar atendimento psicológico, mas com o consentimento dela, não pode ser algo forçado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 DEZ 2014

Pelo seu relato, é recomendável procurar um(a) psicólogo(a) para fazer uma avaliação da situação emocional de sua filha, analisar o contexto familiar e também lhe dar suporte e orientações sobre como lidar com esta situação. Se já se passaram 6 anos desde o ocorrido e o trauma permanece a ajuda profissional é indispensável. Quanto antes isto for tratado será mais fácil e melhor para todos. Reflita Cláudia e se posicione. Não há tempo a perder!
Abraço,
Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

1 DEZ 2014

Esses primos foram responsabilizados? Ela ainda mantem contato com esses primos?
Se não, a situação de violência e sentimento de abandono e injustiça ainda rondam sua filha, estando a situação do abuso ainda acontecendo, pois não houve conclusão.

Se a situação se resolveu no sentido objetivo, mas o sofrimento se mantem atrapalhando seu desenvolvimento normal, o melhor é orientá-la e incentivar a procura de um psicólogo.

Marcos Adilson Rodrigues Júnior Psicólogo em Jaguariúna

2 respostas

28 NOV 2014

Olá Claúdia,
Se sua filha não conseguiu superar esse trauma ainda, você deve ajudá-la a procurar auxílio com um profissional psicólogo. Esse momento é importante para que relacionamentos interpessoais futuros não sejam prejudicados ou retraídos.
Atenciosamente,
Vanessa Senatori

Vanessa Senatori Psicólogo em São Caetano do Sul

3 respostas

27 NOV 2014

A única forma que tem de ajudar ela e procurando ajuda de um profissional, escutando ela, conversando e compreendendo.
Procure ajuda quanto antes, pode ser resolvido sem necessidade de tanto sofrimento.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

26 NOV 2014

Olá!
A recuperação do trauma de ter sido abusada sexualmente, só é possível com uma boa terapia e a ajuda dos familiares. Procure um psicólogo e ele te orientará também como você deve agir e ajudar a sua filha.
Psicóloga Keili

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

26 NOV 2014

Claudia!
Muito importante que sua filha realize a psicoterapia, para que assim ela possa superar o trauma.
Att,
Qi Clinica Integrada

25 NOV 2014

Bom dia!
A melhor forma de ajudar sua filha é procurar um profissional da psicologia. Existem técnicas específicas para trabalhar a elaboração de traumas.
Um abraço,
Jeovanda Caliope

25 NOV 2014

Claudia, bom dia. O mais indicado é encaminhar sua filha a um profissional de psicologia para que ela faça psicoterapia para lidar com esse "trauma". Abraços. Fernanda

25 NOV 2014

É importante fazer uma psicoterapia, com certeza irá ajudá-la a superar o trauma.

Abraços!

25 NOV 2014

Em principio acolhendo-a, como já faz, e aconselho uma psicoterapia o que irá ajudá-la a superar o trauma.