Como melhorar minha autoestima baixa?

Feita por >Silvia Guimaraes · 7 jan 2020 Autoestima

Meus relacionamentos não passam de 3 meses, ou eu termino ou eles terminam. No momento tenho um namorado que não me dá o número do telefone para eu não ligar pra ele, e quando ele quer me ver aparece de repente na minha casa, ele me disse que o telefone estragou e que nao tem outro, mas eu sei que é mentira porque ele é corretor e esta profissão depende desta ferramenta para trabalhar. Quando nos conhecemos ele foi muito insistente para começar um namoro disse ter gostado muito de mim, eu não queria porque ele mora em outro estado, depois que eu aceitei ele só me procura quando quer e mesmo quando vem na minha cidade as vezes não nos falamos. Eu aceito esta situação porque eu sinto que se eu tivesse uma condição de vida mais definida ou se fosse mais bonita talvez ele e os outros me tratassem com mais respeito, isso me causa grande sofrimento e acabei de sair de um tratamento longo de depressão por luto. Por favor me ajudem.

A melhor resposta 8 JAN 2020

S E
As coisas começam a melhorar só quando tu deixar que outros te usem...
Tenha dignidade e termine com este relacionamento abusivo.
Até quando vai permitir isso?
Tu não te ama? O que está fazendo por ti?
Não está aqui para satisfazer os outros, está nesta existência para realizar a ti mesma.
Monte o teu projeto de vida e viva para realizar este.... é o primeiro passo.
A Auto estima vem e cresce quando colocar objetivos em tua vida e não em ser bonita e admirada pelos outros.
Não tem pessoa bonita ou feia. Existe pessoas que se amam, que gostam de si, que estão fazendo a vida da maneira que elas gostam e não como os outros querem.

5826 respostas

17 JAN 2020

Olá Silvia, me parece que há uma cobrança de você com você mesma quanto a um "tipo de um mulher ideal" que não tivesse de passar por estas situações. Quando você fala de autoestima talvez você se acha longe de ser esta mulher que gostaria de ser, casos assim são muito comuns, mas o interessante também é que podemos realizar mudanças em nós nos transformar a partir de um projeto elaborado com base em nosso autoconhecimento e não mais em cobranças e pressões que agradem os outros. Neste caso também sugiro que procure um profissional psicólogo para compartilhar suas questões, pois a psicoterapia pode ajudar muito nosso processo de nos entender. Espero ter podido ter ajudado minimamente. Obrigado.

Everaldo S. Santos Psicólogo em Cuiabá

5 respostas

15 JAN 2020

Silvia tudo bem?

Você precisa de um acompanhamento psicologico com um profissional qualificado neste momento para você se entender.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

14 JAN 2020

Bom ter o seu contato Silvia!!!

O atendimento em consultório por um(a) profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento a fim de contribuir para o retorno a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

10 JAN 2020

Olá.
A primeira coisa que devemos refletir sobre uma relação amorosa, é no tipo de vínculo que estamos estabelecendo com essa pessoa, um outro. Quando leio o seu relato, onde diz “ele aparece na minha casa” ou “fala que o telefone estragou”, quando é você própria que localiza uma suporta mentira (sobretudo pelo fato de morarem em cidades diferentes), me pergunto por que motivo você autorizou um tipo de relação como essa, cabe aqui, uma primeira interrogação: o que está em jogo para você? Embora descreva ter terminado um tratamento de luto em razão de depressão, isto também não retira a possibilidade de continuidade de tratamento por questões outras, importantes ao que narra quanto a percepção que tem de si mesma, por exemplo. A questão não está em ser “mais ou menos bonita” ou desejada, ou nas suas condições financeiras (ser bom partido?), mas, em quem você compreende ser para si própria e como interpreta que esse outro veja você também. Diz que esses motivos fazem com que respeitem menos você. Mas é você quem deve se respeitar em primeiro lugar escolhendo parceiros melhores que este que a faz sofrer. São questões que precisam e merecem ser trabalhadoras numa análise, espero que dê continuidade e enxergue suas qualidades para além dos supostos “defeitos” que escreveu aqui em poucas linhas.

Atenciosamente,
Fernanda Barbosa
Psicóloga e Psicanalista

Fernanda Barbosa dos Santos Psicóloga Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

8 JAN 2020

Olá,obrigada por trazer a nós o seu sofrimento.Vejo pelo teu relato que isto te faz sofrer muito, mesmo sabendo que o teu namorado possa não estar dizendo a verdade,isto não te faz quedtioná_lo e nem deixá-lo.O que está acontecendo contigo tem a ver com a tua história de vida,por isso te aconselho uma psicoterapia online ou presencial para ver de onde vem isso e poder dar um novo sentido a tua vida..Pelo teu relato não está claro para mim se fizesse junto com o tratamento farmacologico tb uma terapia para a depressão,se fizesse volta ao teu terapeuta para continuar,ok?As duas coisas estão muito juntas falta de auto estima e depressão no teu caso.Qualquer dúvida,estou a disposição.bjo

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

8 JAN 2020

Olá S.E.!
Primeiramente lhe parabenizo por buscar ajuda, esse sem dúvida é um passo difícil mas muito essencial para começarmos a lidar com nossos problemas, afinal em diversos momentos da vida é necessário apoio.
Pelo seu relato, acredito que é necessário primeiro um trabalho com sua autoestima. Enquanto você não se valorizar, não se posicionar, não se amar da forma como é e enquanto não sentir que merece o melhor que um parceiro pode te oferecer, será difícil as coisas mudarem. Há uma frase que cabe para essa situação que diz ''Muitas vezes, aceitamos o amor que achamos que merecemos''.
Você é um ser humano digno, completo, tem sem dúvidas inúmeras qualidades e merece ser tratada com o máximo de respeito, admiração, amor e carinho em uma relação RECÍPROCA. Você merece em um relacionamento se sentir especial, não aceite menos do que o mínimo. Fortaleça-se, procure ajuda e se posicione nessa relação de poder e controle sobre você, voce NÃO PRECISA, se submeter a isso se te faz mal.
Existem 7 bilhões de pessoas nesse mundo, você ainda encontrará alguém que te trate com o respeito que você merece.

Jaqueline C. do P. Alves Psicóloga Psicólogo em Araraquara

1 resposta

8 JAN 2020

Olá SE!. Grato por participar. Pelo seu relato você não está sendo companhia, você está sendo submissão; como submissa, sua personalidade não aparece e passa a impressão para a outra pessoa de que ela está sozinha. Por outro lado alguns dados são altamente alarmantes: não dar telefone, morar em outro Estado, trabalhar como corretor, dão fortes indícios de que há fatos a esconder. Somente será possível você namorar a outra pessoa, se primeiro, namorar a si mesma. Esse namoro, especificamente, apresenta aspectos misteriosos que dificilmente são razoáveis. Será melhor você manter distância até ter clareza de quem é de fato a pessoa que você está namorando, saber como ela ocupa o tempo dela, ter o telefone dele e ver, sem que haja alterações, como é a rotina dessa pessoa. Cuidado! Evite que ele saiba que você está verificando como ele vive. Um abraço: Ary Donizete Machado.