Como lidar com crianças que sofreram abuso sexual?

Feita por >Marilucia · 2 ago 2016 Violência sexual

Trabalho em uma Instituição que acolhe crianças retiradas dos responsáveis por situação de risco ou seus direitos estavam sendo violados. Como trabalhar as questões de abuso sexual com as crianças e como trabalhar com as cuidadoras da Instituição sobre este assunto?

A melhor resposta 2 AGO 2016

Olá Marilucia!
O abuso sexual é muito violento e imagino que acolhem crianças com muitos prejuízos e desorganizações emocionais, tanto pelo histórico de abuso ou negligência mas também pelo fato de serem afastadas de sua família de uma maneira muito traumática.
É importante que toda equipe esteja muito bem preparada para receber estas crianças com muito acolhimento com o objetivo de fortalecer o vínculo das crianças e funcionários ao máximo, para que elas possam se sentir seguras neste novo ambiente.
É importante também que exista acompanhamento psicológico individualmente, uma alternativa é fazer parceria com psicólogos voluntários ou projetos sociais que atendem esta demanda.
Palestras sobre o tema a todos os funcionários da instituição podem trazer muitos benefícios propiciando o entendimento e importância desta postura acolhedora na vida destas crianças.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

24 ABR 2018

De forma geral lidar com a criança concedendo respeito, afeto e acolhimento (como com as demais crianças). Não ficar olhando como se ela fosse uma coitadinha, não tocar no assunto, somente ouvir se a criança desejar falar, pois se ela quiser falar é porque sente necessidade de fazê-lo. Acompanhamento psicológico é o adequado em local e com profissional preparado para isso.

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

15 AGO 2016

Nesse caso, é preciso que exista um acompanhamento psicológico para todos vocês cuidadores e para as crianças. A terapia para vocês será importante para fortalecer o emocional e aliviar o peso que essa situação trás. Para as crianças, é crucial que exista esse atendimento para que elas não fiquem severamente sequeladas psicologicamente no futuro. Sou psicóloga coaching e atendo por Skype.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

4 AGO 2016

Olá!
Cada criança interpreta e assimila de maneira diferente essa violência. No geral, o abuso deixa marcas como sentimento de incapacidade e culpa, baixa estima, insegurança, medos, isolamento, etc.
As intervenções dependem muito da idade de cada criança, mas na maioria das vezes o brincar ajuda muito. No brincar a criança não só demonstra seus conflitos e ansiedades, como elabora esses sentimentos. No brincar, ao perceber o "dizer" da criança, o cuidador deve intervir. Brincadeiras, pinturas, massinhas, argila...
Com os profissionais, é importante constantes palestras de orientação para trabalhar com esses casos delicados e reuniões para discussão dos mesmos.

Att. Graziela Marvila Almeida

Graziela Marvila do Amaral Psicólogo em Rio das Ostras

4 respostas

3 AGO 2016

Marlucia, admiro sua iniciativa e até a parabenizo por pensar na possibilidade de preparar melhor a equipe de apoio a essas crianças. Mas, apesar disso, não a aconselho a fazer esse trabalho sem a ajuda de um bom e experiente profissional da área da Psicologia. Esse tipo de problema tem implicações profundas e muito difíceis de serem abordadas sem um bom preparo. Boa sorte.

Maria Márcia Verona Psicólogo em Belo Horizonte

24 respostas

3 AGO 2016

Boa noite, Marilucia! Trabalhar com criança é necessário ter cautela e muito cuidado. É, lidar com o sujeito em formação. Crianças sob custodia é fundamental uma equipe multidisciplinar para acompanhar as crianças e os familiares na tentativa de orienta-los.

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

3 AGO 2016

Olá Marilucia. Trabalhar com crianças vítimas de abuso requer bastante tato tanto pelas cuidadoras, como pelo psicólogo e assistente social. É importante que haja um trabalho com esses profissionais, para que esteja cientes do papel que exercem na vida dessas crianças. Eles tem a função de acolher e reconfortar, muitas vezes ser porto seguro (mesmo que temporário), papel este que a família não teve condições de dar. O atendimento psicológico individual é de extrema importância, para ajudar a construir a auto-estima (abalada pelo trauma) e a ressignificar sua própria história de vida. Além disso, o acompanhamento é importante para que a criança processe o luto de sua família, e esteja emocionalmente pronta para o processo de adoção.
Espero ter ajudado! São diversos os aspectos que permeiam esta situação, desde maus tratos, abandono, uso abusivo de drogas pelos pais, negligência familiar... etc, e em cada caso é importante ver a criança como indivíduo, e como ela vive(viveu) sua história.

Psicóloga Ana Carolina Rizzi Psicólogo em Curitiba

17 respostas

3 AGO 2016

Olá Marilucia. Trabalhar com crianças vítimas de abuso requer bastante tato tanto pelas cuidadoras, como pelo psicólogo e assistente social. É importante que haja um

Psicóloga Ana Carolina Rizzi Psicólogo em Curitiba

17 respostas

2 AGO 2016

Marilucia, isso depende muito da idade da criança, mas o mais seguro a se fazer é dar atenção e carinho para elas, propiciando o vínculo, fazendo com que essas crianças percebam que não são todos os adultos que agem de tal forma. Deixe-as a vontade para falar sobre o assunto quando se sentirem seguras para isso.

Espero ter ajudado!

Att.
Rivaldo Yagi

Psicólogo Rivaldo Yagi Psicólogo em Itajaí

11 respostas

2 AGO 2016

Olá Marilucia, toda instituição que trabalha com esse tipo de demanda deveria ter profissionais capacitados para lidar com essa demanda, Psicólogos e Assistentes Sociais, de modo que esses profissionais é que poderiam realizar um trabalho de capacitação com os demais colaboradores da instituição.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 AGO 2016

Bom Dia Marilucia. A acolhida em instituição para crianças em situação de risco e violadas nos seus direitos é responsabilidade da sociedade e do Estado e estar distante do agressor e acolhida é conduta inicial. É necessário que a equipe multidisciplinar tenha capacitação para trabalhar com a criança vitimizada. Sugiro que a instituição faça parcerias com profissionais habilitados para atendimento ambulatorial ou capacite os cuidadores.Atenciosamente,Heloisa.

Marcia Toledo Psicologia Jurídica Psicólogo em Lins