Flashs de memória de estar sofrendo um abuso sexual quando criança.

Feita por >Yorrana · 17 abr 2023 Abordagem psicológica

Minha relação com a minha mãe sempre foi complicada. Desde que meu pai morreu ela se grudou em mim como se eu fosse o último oásis num deserto.
Minha infância toda fui criada por ela, e ela sempre teve a posição de “somos só nós duas” e eu sempre tive a mesma sensação (e gratidão por isso).
Porém quando comecei a crescer e tomar consciência, fui vendo que ela tinha uma certa dependência de mim, mas sempre relacionei isso à falta do meu pai, porém isso fez nossa relação ser difícil, o que me fez sair de casa cedo. Me mudei de país, inclusive.
Depois de um ano morando em outro país, comecei a planejar a visita dela, e desde então comecei a ter Flashs de memória, eu criança (maiorzinha) na cama com ela sem roupa. Mas Flashs mesmo. Nada exato. E nesses Flashs vem ela falando: isso vc só pode fazer com a mamãe. E quando ela chegou, todas as vezes que ela chegou perto de mim, pra me beijar no rosto ou abraçar, algo assim, senti algo mto estranho, q nunca tinha sentido antes.. tipo um aperto no peito, como uma repulsa sabe..
Contestualizando:
Infância:
Eu cheguei a encontrar em casa aos 7 ou 8 anos de idade vibradores dela e filmes pornô (criança curiosa, acabei vendo)
Na minha puberdade, não tive nenhuma orientação adequada dela. Minha sexualidade começou muito cedo (a curiosidade e tudo mais.)
Mas ela sempre me dizia que sexo não era certo e que quando eu fizesse ela tinha que ser a primeira a saber antes de acontecer, mas eu nunca me senti a vontade pra falar sobre isso com ela.
Uma vez quando adolescente ela me viu beijando um namoradinho e na cabeça dela eu estava ”quase sendo comida”. Ela criou um pandemônio. Disse que eu trai ela, que ela não era obrigada a me amar, que ela me amava porque ela queria, mas se eu continuasse a ser assim com ela não me amaria mais. Resultado: eu transei e não contei pra ela, e quando ela soube, fez a mesma cena de novo.

Por essas razões a minha vida sexual sempre foi muito reprimida. Só consegui desenvolvê-la qdo de fato sai de casa.
E também tive muita dificuldade de assumir minha bissexualidade (na verdade até hoje não tive coragem de me assumir pé a minha família, o que me faz me sentir um peixe fora d’água muitas vezes)
Enfim…
Tentei dar detalhes.
Minha pergunta é: é possível que por alguma razão minha mente tenha criado uma falsa memória? Por conta dessas situações que aconteceram?
Eu sinseramente espero que sim

A melhor resposta 4 MAI 2024

Olá, Yorrana! Sinto muito que esteja sentindo isso.

Indico que você faça psicoterpia para entender toda a linha do tempo e momentos importantes do teu desenvolvimento socio-emocional e também sexual. É preciso ter cautela ao se analisar memórias de períodos muito remotos da vida. É possível sim criar falsas memórias, inclusive as criamos a todo momento. No entanto, o teu caso requer um processo de análise e abertura à visitar o passado e experienciar de novo certas dores. O que só pode ser feito com acompanhamento psicológico.

Outra coisa importante, pelo que você descreve, tua mãe sempre foi presente e protetora, monopolizando tua atenção para ela. É possível que isso tenha feito você se sentir culpada por fazer algo para si mesma e não para tua mãe. Cada situação em que você viveu sua privacidade e sua própria espontaneidade pode ter sido "punida" por ela, como uma maneira de evitar perder o controle, atenção e presença da filha que ela tanto depende emocinalmente.

Espero que minhas palavras possam ajudar em algo! Abraço!

Ueslei Gama Psicólogo em Petrolina