Como lidar com criança que pratica bullying?

Feita por >Mariana · 20 mai 2016 Bullying

Como ajudar um criança que está praticando bulling com uma colega da escola ?

A melhor resposta 22 MAI 2016

Olá Mariana,
As crianças costumam representar o que elas vivenciam/aprendem em sua vida, por isso observe os contatos da criança, pessoas, desenhos, novelas e etc.. para investigar melhor essa situação. Será que ela também já não sofreu bullying ? Ou se ele se expõe para não praticarem bullying com ela? Ou entende que essa é uma forma de demonstração de afeto? São inúmeras possibilidades, por isso é necessário o acompanhamento psicológico para que ele direcione e trabalhe os conflitos.

Williane Macedo de Aguiar Psicólogo em São Paulo

13 respostas

29 MAR 2024

Olá, Mariana. É necessário compreender primeiramente o que pode estar por trás desse comportamento. Qual a idade da criança? Em que contexto ela está inserida? As crianças costumam ser um reflexo daquilo que vivenciam, mas por vezes, elas expressam através do comportamento alguma dor, trauma, angústia... Ela está num ambiente seguro para demonstrar o que sente? A criança não nasce sabendo lidar com o que sente, precisa ser ensinada e se não é ensinada, ela vai aprender da forma que vivencia, da forma que observa e etc. Esse bullying pode ser apenas uma forma dela se expressar (já que não aprendeu outra forma). Essa criança tem sido exposta a diversidade em geral? Ela entende que há diferenças de raça, etnia, religião e etc.? Tudo isso precisa ser levado em consideração antes de falarmos sobre uma intervenção terapêutica. É como um quadro onde precisamos ver além da tela. Uma avaliação e acompanhamento psicoterapeutico seria uma indicação se esse comportamento é de fato recorrente e causa prejuízo a criança e aos outros em modo geral. Espero ter ajudado de alguma forma.

Lunnara Freitas
Psicóloga CRP 17/7702

Lunnara Freitas Psicólogo em Natal

3 respostas

23 MAI 2016

Olá Mariana,

Existem duas possibilidades. A criança pode estar reproduzindo o ambiente em que vive (violento) e a criança também pode estar passando por um momento difícil (por exemplo ele pode estar tendo reações violentas por se sentir deixado de lado, agir com violência pode estar sendo a forma como ele está encontrando para chamar a atenção para si. Algumas crianças emitem comportamentos violentos quando estão vivendo um luto, quando os pais se separam e isso não é trabalhado da maneira adequada com a criança, quando chega um irmãozinho e eles se sentem deixados de lado. A criança não tem os recursos que o adulto possui, por isso quando se sente insegura ou negligenciada ela nos alerta a partir desses comportamentos). Também existe outra situação que não é a mais comum, raramente ocorre, que é o fato da criança ter algum tipo de transtorno de personalidade antissocial e isso requer um manejo adequado com um psicólogo que atenda a crianças.

Acredito que a melhor maneira de lidar com essa criança seja estimulando ela a reconhecer as suas emoções e falar sobre a maneira como se sente nas diversas situações de sua vida.
Orientar sobre as consequências de uma atitude violenta e aumentar a autoestima dessa criança.
Quando ele fizer algo errado precisa "pensar" sobre o que fez e experimentar algum tipo de punição (não violenta é claro!) e quando ele fizer algo correto ele precisa ser elogiado e estimulado a emitir cada vez mais esse comportamento. Atenção, cuidado e carinho com uma boa dose de limite são bons ingredientes para o cuidado de uma criança envolvida em situação de violência (como o bullying). Exercitar a paciência também é necessário.

Boa sorte e caso persistam as suas dificuldades procure ajuda profissional.

Boa semana!

Mônica Reis Psicólogo em Rio das Ostras

11 respostas

23 MAI 2016

Bom dia, Mariana.
O bullying hoje é um problema endêmico nas escolas em suas diferentes formas: verbal, físico e material, psicológico e moral, sexual e virtual. É diferente da brincadeira - quando todos se divertem - e pode ter consequências diversas no campo psíquico, podendo levar a vários transtornos. Podemos dizer que ele causa sofrimento tanto a quem sofre, como a quem pratica. Ambos precisam de atenção, orientação e cuidados. Os papéis da escola e famílias são muito importantes nesses casos, sempre com a devida atenção ao que está acontecendo, no sentido também de prevenir. As crianças desde pequenas tem que ter a noção do certo e errado, que qualquer ação tem uma consequência e responsabilidades. É através do diálogo, da escuta atenta, da empatia, do estímulo à participação familiar e escolar, baseados nos vínculos afetivos fortalecidos que podemos perceber o que pode estar acontecendo e ajudar os envolvidos. Se a escola e família já tem essa percepção, está na hora de estimular esses aspectos, fortalecer os vínculos e criar um campo de confiança. Se há uma maior dificuldade em lidar com a situação, a melhor opção é procurar por um psicoterapeuta que possa avaliar, orientar e fazer os possíveis encaminhamentos necessários.
Um abraço.

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

23 MAI 2016

Olá, Marina! A melhor forma de ajuda pra esse tipo de comportamento em criança, é um trabalho psicoterapêutico. Investigar como é a estrutura familiar dessa criança, saber se ele pratica o Bullying como forma de defesa na intenção de aliviar suas angustias.

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

23 MAI 2016

Oi Mariana, Como vai?
Gostei muito da sua perspectiva. Em geral percebo preocupação somente com quem sofreu bullying, mas quem o pratica também precisa de cuidados e também enfrenta suas dificuldades.
Existem algumas possibilidades para explicar esse comportamento: ambiente hostil, dificuldade de expressar seus sentimentos, dificuldade de se relacionar com os colegas, sentimentos de inferioridade... Cada ser é único e tem suas próprias motivações.
O importante é que essa criança encontre alguém capaz de acolhê-la mesmo nesse momento de agressividade, alguém que tenha real interesse nas suas questões e que possa ajuda-la a buscar outras formas de expressar seus sentimentos. Se puder encaminha-la para um Psicólogo, será melhor ainda!
Grande abraço e conte sempre conosco! :)

Camila Evangelista Psicólogo em Goiânia

9 respostas

23 MAI 2016

Seria importante se esta criança fosse avaliada por um psicólogo afim de compreender a origem destes comportamentos. Pode-se pensar que ela também já sofreu algum tipo de bullying e está tentando atuar ativamente o que sofreu passivamente ou seria uma descarga ou uma forma de obter atenção e estar em evidência perante os outros colegas, não se sabe, mas atitudes comportamentais como castigo ou agressão com a criança que pratica terão nenhum resultado.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

22 MAI 2016

Olá Mariana,
O bullying causa sofrimento não só para quem ele é direcionado, mas para quem pratica também. O que está acontecendo com esta criança para que ela tenha que inferiorizar um colega para se sentir melhor? Tente conversar, buscar respostas no contexto social da criança... Mas sugiro que busque ajuda terapeutica. Quem sabe um terapeuta de família poderá ajudar vocês.
Abraços!

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

22 MAI 2016

Mariana, a primeira coisa a fazer é conversar com a criança. Saber dela quando começou e o que a motivou. Com essas respostas você poderá a ajudá-la a encontrar saídas para colocar a agressividade no lugar certo e não em uma outra criança. Se necessário, busque apoio no serviço de pedagogia da escola. Se dessa forma não obtiver bom resultado, procure ajuda de um psicólogo.

Tânia Maria Magalhães Psicólogo em Belo Horizonte

9 respostas

22 MAI 2016

Ola Mariana.
O bullyng e uma pratica presente no comportamento humano e inserido num contexto socio-historico.
Para ambos os lados traz uma carga grande sofrimento. E preciso conversar essa crianca com muita calma e clareza, estar disposta a ouvi-la com sinceridade e acolhimento.
Seria importante buscar um profissional capacitado para atender e trabalhar os conflitos que permeiam esss pratica.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

21 MAI 2016

Mariana,
A criança costuma reproduzir aquilo que vivencia, portanto é importante avaliar e contactar a família e escola para saber mais desta criança,do tipo da educação que recebe e do comportamento em outra situações inclusive com adultos.
Compreender o contexto facilita entender essa criança e ao mesmo tempo dá meios de dialogar com ela.
Para o diálogo com a criança deve-se estar disposto a ouvi-la sem julgamento ou imposição no objetivo de entender seu ponto de vista ou sofrimento que a leva a este comportamento, como também mostrar o ponto de vista de quem sofre o bullying.
Esse processo pode ser mediado pelo pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, ajudando pais, família e crianças que praticam ou sofrem bullying.
É interessante

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

21 MAI 2016

Olá Mariana,
Provavelmente está criança possui dificuldades comportamentais e viva em um contexto que possibilite esse tipo de relação social inadequada. Em geral, crianças que praticam esse tipo de comportamento violento estão submetidas a contextos também agressivos e tem inúmeros deficits comportamentais e problemas emocionais como baixa autoestima e carência afetiva. É importante procurar orientação profissional para auxiliar não só a criança, mas a família e a escola. Além disso, se você fizer parte do contexto próximo desta criança, é interessante tentar auxiliá-la compreendendo porque ela age assim e ensinando e estimulando comportamentos de cooperação, assertividades, empatia e formas de relacionamentos interpessoais mais adequadas.

Stéphanie Corrêa Psicólogo em Belém

7 respostas

21 MAI 2016

Ola! Oriento que busque um profissional, pois o mesmo é capacitado e possui ferramentas para ajudar esta criança no enfrentamento de seus conflitos e frustração.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

21 MAI 2016

Apesar de serem vistos como os causadores do problema, quem pratica o bullying também precisa de ajuda.
Tais atitudes costumam ser apenas uma forma de aparecer ou descontar algo que esteja sofrendo ou já tenha sofrido.
Quem pratica o bullying tem uma personalidade mais agressiva e se aproveita da fragilidade do outro para tentar provar sua força, e normalmente a pessoa que sofre tem uma personalidade mais fechada até mesmo retraída,tornando se alvo fácil, ou seja, são mais vulneráveis e tem dificuldade para reagir as provocações do outro.

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina