Como lidar com a raiva das pessoas?

Feita por >Dani · 26 jun 2020 Agressividade

Sinto uma raiva, um ódio muito grande de pessoas que não pensam nas outras e não entendem limites. Por exemplo, vizinho que ouve som alto até de madrugada (e não tenho como reclamar com ele porque é barra pesada).
Me imagino com uma metralhadora ou um pedaço de pau destruindo tudo o que envolve essa pessoa.
Sinto vontade de gritar, xingar, minha nuca começa a queimar.
A raiva piorou mais ainda porque um tempo morei no exterior, mas tive que voltar, e lá mão era assim, as pessoas não eram sem noção e mal educadas . A falta de respeito do brasileiro me deixa muito frustrada.
Queria me sentir indiferente a isso, mas não consigo, me sinto inconformada e sempre me seguro para não ir falar com as pessoas pessoalmente (porque podem me fazer algum mal).
.

A melhor resposta 27 JUN 2020

Olá Dani! Grato por participar. Essa é uma situação complicada mesmo! As pessoas se sentem impotentes para resolver. Há alguns dados a serem ponderados. Talvez haja um jeito de você organizar lugares da casa, horários, isolamento acústico para lidar com isso. Sendo o seu vizinho "barra pesada", ele certamente não durará muito morando no mesmo lugar. Você sentir raiva é sofrimento e castigo para você. Isso não faz ele mudar, mas te faz sofrer. Outro dado: cuidado, na imensa maioria dos países do mundo, há vizinhos muito complicados, pessoas mal educadas, sem noção. O melhor país do mundo, é aquele que eu vivo, posto que é nele que vou desenvolver formas de conviver. Outro dado mais distante pode ser, se isso for operacional e estiver nos seus planos, mudar de casa. Observação, já observei muitas pessoas mudarem de casa por causa de oficinas, igrejas, bares escolas. Por causa de vizinho barra pesada, não é comum, porque o vizinho barra pesada, muda muito ou vai preso. Não transforme sua raiva em auto castigo. Sendo possível, será enriquecedor, você encaminhar a questão com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Estamos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se).

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

21 JUL 2020

Olá Dani!
Por seu pequeno relato você sofre com um intenso grau de estresse e experiências que já vivenciou colaboram com pensamentos destrutivos e este funcionamento de se isolar socialmente.
É indicado que inicie a psicoterapia para ajudar a aliviar tais emoções, organizar seus pensamentos e diminuir os prejuízos que possa sofrer em sua saúde e em sua vida social.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo