Como lidar com a decepção de ter ter ido mal no Enem?

Feita por >Pedro · 10 nov 2016 Psicologia clínica

Olá. Eu, esse ano me dediquei, dei tudo de mim, fiz cursinho. Meu sonho era Medicina e fiz de tudo pra ser bom naquilo que eu tinha dificuldade. Só que quando teve o Enem e depois disso vi minha quantidade de acertos fiquei super triste. Errei MUITAS questões e sei que vou ter que encarar a realidade. Nunca serei médico. Ja sonhei varias vezes salvando vidas. Queria ser util pra alguem. Pra sociedade, só que sou muito burro suficiciante ao ponto de estudar muito para se sair super mal. Eu não tenho mais forças pra prestar o Enem de novo. Já tentei 3 vezes. Como encarar a triste realidade de ter seu sonho sendo simplesmente um sonho? Porque a dor é insuportável. Além de me sentir incapaz de ser o orgulho da minha mãe. Me ajuda por favor??

A melhor resposta 10 NOV 2016

Oi Pedro, bom dia!
Essa fase é cansativa e muitas pessoas atravessam inúmeras decepções até conquistar o tão almejado resultado de aprovação do curso de Medicina. Para vencer esse sistema bruto, injusto e desleal aos critérios de seleção, aconselho a iniciar um processo psicoterapêutico na linha cognitivo-comportamental em sua cidade, manter seu foco e tentar mais uma vez, por que não? Uns caem duas, três, quatro, cinco, seis vezes e levantam sete, oito, nove vezes. Com a terapia, você terá inúmeros benefícios! Lembre-se que uma prova não é capaz de medir sua real capacidade. E o fato de tirar nota baixa não o faz inútil ou incapaz.
Disponibilizo minha página profissional aqui e nas redes sociais para ajudá-lo no que for preciso.

Cordialmente,
Carolina Barroco (Recife/PE)

Carolina Barroco Psicólogo em Recife

6 respostas

25 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

18 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

15 NOV 2016

Pedro primeira coisa desdramatize. Qdo sair a lista de corte do Enem coloque se na espera da próxima lista de aprovados. Lembre-se que esse resultado tb te coloca em universidades particulares caso não consiga pagar informe se sobre os financiamentos disponíveis e vai realizar seu sonho. O importante é não desistir do seu sonho.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

14 NOV 2016

Bom dia Pedro, nunca desista dos seus sonhos...você não é burro, talvez essa creça possa estar te atrapalhando. Acredite em você estude e vá à luta que você consegue. Quando desejamos muito algo tudo se move para que seja realizado. Mas faça isso por você, não para ser orgulho da sua mãe pois tenha certeza de que você já é o orgulho dela com tanta força e determinação em conseguir esse profissão.
Procure um psicanalista para que você possa estar falando sobre essas crenças. Ele pode te ajudar a se entender melhor.
Boa sorte!!

Magali Azevedo Psicólogo em Macaé

3 respostas

14 NOV 2016

Pedro,
Bom dia.
Infelizmente estamos vivendo um período gerador de muita ansiedade. Temos muitas cobranças. De passar no Enen, de fazer uma faculdade, de ganhar muito dinheiro, de ser ........ Ter sonhos é muito importante. Só que você não fica somente no sonho, você corre pra alcançar seus senhos, você tem projetos. Só que as vezes pode demorar. Muitas vezes, a ansiedade atrapalha seu desemprenho. Ou seja, isso não tem a ver com ser capaz ou ser inteligente.
Vou dar um exemplo Thomaz Edson, tentou 1000 vezes até conseguir desenvolver a lâmpada. Ele não viu como fracasso, mas como experiência. Nunca desistiu de seu sonho.
Tente tê-lo como exemplo. Acredito que você deva ter exemplos parecido perto de você.
Terminando, oriento você a procurar um profissional de psicologia pra te ajudar a lidar com a situação que está passando.
Espero que tenha ajudado.
Abraços,
Rosa_psico

Rosa Maria Fernandes Psicólogo em Santo André

11 respostas

13 NOV 2016

Olá Pedro!
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível lidar com tais frustrações e encontrar possíveis soluções para realização de seus sonhos, satisfação pessoal e profissional.

Não deixe de procurar ajuda.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

12 NOV 2016

Olá Pedro. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para ajudá-lo a lidar com essa frustração. Depois pense se não vale a pena tentar novamente se esse é seu sonho. Com a terapia você pode trabalhar questões que podem estar impedindo você de realzar o seu sonho. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

11 NOV 2016

Ola Pedro, li seu relato e acredito que você está errado no quesito onde você diz que é "burro", muito pelo contrário vejo em você um potencial alto, que estuda muito e que por algum fator interno e externo não está conseguindo obter o resultado esperado. Algumas pessoas sofrem com a questão da ansiedade e terminam desistindo de seus objetivos e o mercado tem perdido futuros bons profissionais por causa da autocobrança e de ter que ser e alcançar seus objetivos no tempo estipulado pela sociedade, ou seja vivem em função de ter dar uma resposta a sociedade. Entenda que para você ser um bom profissional o caminho não será fácil, será árduo e isso não é ruim, pelo contrário é bom porque você sentirá o prazer de ter vencido e o gosto de ser um dos melhores mas em algo em que você se identifica, tem dom. Não importa se não foi dessa vez, você não morreu e o mundo não vai acabar hoje, você é jovem e inteligente, só precisa trabalhar esses pensamentos automáticos negativos, parar de sentir pena de si mesmo, levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, porque o tempo não para e se você parar a sua cabeça pode não aguentar por saber que desistiu antes mesmo de lutar.
Agora erga a cabeça e siga em frente e toda vez que vinherem pensamento negativos autossabotadores ignore-os. E se afaste de pessoas que quiserem te colocar para baixo dizendo que você não pode, porque você pode tudo que quiser.
Se você achar necessário para se fortalecer e erguer procure um profissional psicólogo.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

11 NOV 2016

Boa tarde Pedro!
O enem é um processo seletivo realmente complexo e o curso que escolhestes muito concorrido. Tente ver a situação de forma objetiva e comparar o seu resultado consigo mesmo. Veja o quanto aprendeu e desenvolveu de um ano para outro. Você é capaz só precisa de foco e estratégias para alcançar seus objetivos. Abraços

Maria Cláudia

Maria Cláudia Jusmin Psicólogo em Viamão

8 respostas

11 NOV 2016

Olá Pedro, começo a dizer pra você não se julgar tanto.. E pelo seu relato você fez o que era possível no momento e com muito esforço, portanto, é preciso tentar superar e analisar com calma o que pode ser melhorado para que você realize o seu sonho.. E lembre-se que existem outras profissões que também podem salvar vidas... Faça uma pesquisa... E se ainda assim for medicina você já conversou com um médico para saber como foi pra ele esta fase e todo período de graduação, residência, se ele estudou nas mesmas condições que você, dificuldades da profissão, etc? Você já visitou uma universidade que oferece o curso? Tenha em mente que todas profissões tem importância para sociedade..O grande lance é você procurar ajuda de um especialista para ter certeza sobre a sua escolha profissional, pois é você que irá viver a profissão e para tanto é necessário se conhecer bem para trabalhar duro no seu projeto de vida..E essa energia que você gastou será uma constante em qualquer profissão, e na carreira de um médico existe a possibilidade de vivenciar frustrações...Então, como superar cada momento e ultrapassar a fase? Comece sendo curioso por você e faça uma reflexão do que pode ser melhor porque todos somos eternos aprendizes..A tua tristeza de certeza vai passar e você demonstra ter responsabilidade e dedicação em querer dar certo!! Boa sorte e um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

11 NOV 2016

Pedro, imagino o quanto você deve estar se sentindo frustrado. Pense que você fez o seu melhor, e que você pode continuar se auto-superando. Não sei se é o ponto de desistir, seria bom verificar que outras possibilidades você tem para ser bem sucedido, seja um cursinho, seja buscar um curso particular, encontrar uma carrreira mais próxima que também poderia lhe dar uma auto-realização. Será que você quer desistir realmente? Teríamos que verificar todas as possibilidades, até que você se acalme e possa racionalmente escolher o que pode lhe trazer benefícios para este momento e futuro também. Lembre-se que antes de acertar, muitos gênios erraram muito até chegarem no resultado. Se acalme, aceite o que está acontecendo, diga a você mesmo que está tentando o seu melhor, e procure ajuda caso perceba que não está dando conta do momento.Um abraço.

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

11 NOV 2016

Olá, Pedro!
É importante ter em mente, que o curso de Medicina é o curso mais concorrido, e que a persistência para alcançar o seu sonho depende de você.
Se este é o teu sonho continuar se preparando, estudando mesmo que não foi aprovado faz parte.
Já procurou fazer análise para trabalhar as suas questões, o processo de frustração, o que está te impedindo de passar?
De certa forma você já se deu conta que precisa estudar um pouco mais, e continuar se preparando.
Procure um profissional em sua região, que será muito importante para você.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

10 NOV 2016

Olá Pedro o processo de aprendizagem que se dá pela decodificação, armazenamento e assimilação de conteúdos vão além dos aspectos cognitivos, eles passam por nossas emoções. E neste sentido a motivação interna e extena estão sujeitos as condições emocionais do aprendente. Alguns cursos dado a concorrência exige dos candidatos muito mais que organização e disciplina. Se seu desejo por fazer medicina for tão intenso quanto o medo face às dificuldades e exigências internas, creio que você não deva ouvir a voz da frustração, que é absolutamente normal neste caso. Mas procure ajuda, pois nada é tão grande pela força que possui quantos nossos desejos e sonhos. Persista!

Márcia Cristini de Almeida Bezerra Psicólogo em João Pessoa