Como faço para me livrar de um trauma de separação e meu ciúmes excessivo?

Feita por >FERNANDO PEDRO DA SILVA · 6 jan 2020 Separação

Recentemente passaei por um processo d separacao....me gerou um trauma q n consigo me livrar apesar d termos voltado. ..meus ciumes aumentaram e n consigo controlar isso...

A melhor resposta 7 JAN 2020

Caro Fernando,
Entendo que o fato gere estresse e mágoa.
Contudo, temos que entender que cada pessoa é única e tem necessidades diferentes. A vida exige respostas, mas estas respostas contradizem as leis e normas sociais, culturais, crenças....
Claro que entre um casal deveria ter um grau muito alto de espontaneidade e segurança para que cada um seja verdadeiro, consigo mesmo e com o outro.
Mas as pessoas tem muita resistência para se falarem a verdade, tem medo, medo de ser rejeitado, de ser menosprezados, julgados.... sofrem por serem assim.
Então, o diálogo entre os dois, é importante... diálogo para expressar sentimentos, como cada um se sente com relação a si mesmo e com relação ao outro, à vida...
Enquanto um fala, o outro ouve, sem criticar, sem julgar, sem se defender... sentimento não se justifica.
Podem também fazer Psicoterapia de casal para remover mágoas, culpas e gerar entendimento e autoconfiança.

5948 respostas

7 JAN 2020

Olá Fernando! Obrigado por participar. O ciúmes faz parte das nossas características, no entanto, ele precisa ser controlado, caso contrário, gera o oposto do que desejamos. A pessoa se sente sufocada, sem liberdade, sem expressão, sem autonomia. Nós, por outro lado, tomados por esse sentimento, deixamos de agir com espontaneidade, deixamos de agir naturalmente, tornando-nos pessoas desinteressantes. O primeiro passo é resgatar a confiança em si mesmo, resgatar o amor próprio. Faça atividades físicas, faça coisas construtivas em lugares, situações e com pessoas diferentes da sua companheira, assim como, propicie a ela, liberdade para fazer as coisas éticas, com pessoas, lugares diferentes. Assim vocês oxigenam os pensamentos e, a cada novo encontro, trazem novidades para mútuos enriquecimentos. Isso será facilitado com o processo de trabalho com um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.