Como eu posso falar para a minha mãe que sou lésbica

Feita por >Manu · 25 ago 2020 Orientação sexual

Minha mãe é homofobica, tenho medo de ser rejeitada

A melhor resposta 26 AGO 2020

Olá, Manu! Grata pelo seu relato.

É um pouco difícil opinar sabendo tão pouco do caso. Mas uma pergunta que cabe, seria: Convém você rejeitar ou esconder a sua sexualidade por conta desse medo?

Assumir a homossexualidade pode ser um processo difícil, ainda mais em famílias que são mais "fechadas", mas as vezes as pessoas que te amam podem te surpreender. É importante ter muito tato, e estar bem em relação a si mesma para poder lidar com tudo isso. O processo Psicoterapêutico pode ajudar.

Espero ter contribuído de alguma forma.
Um grande abraço e me coloco a disposição.

Psicóloga Meicy Fujii.

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

6 SET 2020

Olá Manu,seja bem vinda!
Imagino que deve estar sofrendo ao pensar em contar sobre sua orientação sexual sendo sua mãe homofóbica,porém acima de tudo esta seu direito de seguir suas escolhas.
Isso vale para todos âmbitos na vida e pode trazer um pouco segurança , facilitar a construção de como contar a ela.
A consideração empática é se colocar genuinamente no lugar do outro, poder dizer que entende a dificuldade de aceitar sua escolha pode facilitar o dialogo.
Espero ter auxiliado!
Eliani/CRP 07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

26 AGO 2020

Ola Manu.
Grata por sua pergunta.
Se você é adolescente e muito nova, procure focar-se nas outras áreas essenciais da vida e prepara-se para a sua independência financeira e emocional. Cuide da sua auto estima. Não precisa falar para ninguém de que gênero é até que você esteja segura de que é o momento certo.
Se você já tem mais de 23 anos, prepare-se para sua independência financeira e emocional e busque a sua felicidade, independente da sua mãe.
Embora você deva sempre honrar e respeitar a sua mãe, não precisa depender dela para o resto da sua vida.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

26 AGO 2020

Olá Manu! Grato por participar. Pergunta rápida, resposta rápida. Para dizer a ela o que sente em termos sexuais, precisa falar por inteiro, primeiro para si mesma, de forma amadurecida e plena. A sexualidade é uma construção que cada pessoa dá uma coloração pessoal, que vai sendo modificada conforme o tempo passa.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos empáticos, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.