Como entender a minha realidade no momento?

Feita por >Stella · 11 jul 2023 Abordagem psicológica

Oi gente, boa tarde!
Me chamo Stella, tenho 20 anos e estou passando por uma situação que não sei como distinguir.
Eu sinto muito a necessidade de ficar sozinha (e isso é constante, todos os dias) e nesse período de tempo não estou triste, pelo contrário, ouço minhas músicas e aproveito meu tempo comigo mesma, geralmente feliz e me sentindo muito bem assim. Confesso que às vezes me bate alguma tristeza, estresse, mas é por algo que lembrei e acabou me afetando, porém isso acontece poucas vezes e não estraga meu dia completamente.
Ultimamente tenho sentido uma necessidade muito grande de sair de casa, pois onde moro, meus parentes fazem coisas que me irritam, que não condiz com minhas visões e isso acaba me prejudicando, pois de certa forma, me afeta. Estou, também, focada em novos projetos na minha vida e não consigo dar um passo adiante, pois meus parentes me atrapalham/atrasam de alguma forma.
Lembrando que eu sinto isso na maior parte das vezes com meus parentes; alguns amigos tenho vontade de manter por perto e tudo mais, porém quando me chamam para sair, não tenho vontade. E o problema é que às vezes me sinto um pouco abandonada, sendo que sou eu que não quer sair.
Também gostaria de deixar claro que eu amo minha família, tenho momentos bons com eles, porém eu me sinto deslocada perto deles por conta do que fazem/agem/falam, então preciso dessa distância frequentemente.
Eu queria entender se isso não é algum sinal de depressão, ansiedade, se preciso de novos ares ou outra coisa.
Agradeço a ajuda!

A melhor resposta 19 JUL 2023

Boa tarde Stella, pelo teu relato considero que tu estás passando por coisas bem naturais e maduras: necessidade de estar só e curtir tua própria companhia e o desejo de ter tua própria casa, independente e com total autonomia, espero que consigas realizar os teus desejos, abraços, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

18 JUL 2023

Oi Stella!
Não vi em seu relato nada que me remeta a um quadro depressivo ou ansioso. O que me passa é que nesse momento da vida vc pode estar tendo mais clareza de quem vc é, construindo opiniões sobre vc e o mundo que te cerca e essas opiniões, por serem fruto das suas vivência, estão se distanciando, de certa forma, das opiniões dos familiares.... Penso que talvez vc esteja se dando conta do seu crescimento e da sua construção como sujeito nesse mundo. E isso não precisa ser ruim.... Qto as amizades, preste atenção em como se sente em relação a elas, qdo estão por perto. Somos pessoas em constante mudança, como o mundo também está em constante mudança. Permitir-nos atualizar significa que coisas, lugares e pessoas, PODEM gradativamente começar a não combinar mais conosco... E esta tudo bem!! Isso não significa que o que já vivemos não tenha importância e valor. Significa apenas que estamos assumindo uma das características mais bacanas dessa vida: somos serem em transformação... Porém, passar por isso pode ser complicado às vezes... A gente pode se estranhar, os outros podem nos estranhar... Pra isso existe o processo terapêutico! Se o isolamento continuar por muito tempo e vc perceber que pensar em sair te traz algum desconforto, como ansiedades, medos, pode ser que vc esteja realmente precisando de ajuda profissional. E está tudo bem também!! Nós, psicólogos, estamos aqui pra acompanhar e ajudar nesse processo natural de transformação que todos passamos nessa vida. Qualquer coisa, entre em contato com um bom profissional! Espero ter ajudado.. Um gde abraço!

Claudia Marinho Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

18 JUL 2023

Stella, ao ler seu relato sobre seu momento penso que por sua idade e fase o que está ocorrendo é um processo de uma fase para outra de sua vida, onde os jovens sentem a necessidade de serem ouvidos e levados a sério. No seu caso ficar em um certo isolamento pode ser compreendido pelo fato de você estar buscando um foco mais privado no sentido de seu futuro. A vontade de sair de casa por perceber que as vezes é atrapalhada denota essa situação de ser incompreendida. Vejo todos esses relatos como algo dentro de uma normalidade, porem saliento que precisamos de pessoas para nos abrir e falar sobre como nos sentimos. Observe melhor suas ações nos próximos dias e caso esse isolamento persista, procure uma ajuda profissional.

Claudio Soares Psicólogo em São Paulo

4 respostas

18 JUL 2023

Obrigada pelo contato Stella.
Acredito que você esteja em um processo de auto conhecimento. Porém os sentimentos e angústia se misturam aí dentro de você. Procurar ajuda é estar em movimento ao entendimento deste auto conhecimento. O processo de análise terapêutica vai te auxiliar muito.
Espero poder ajudar.
Entre em contato quando puder ok
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

14 JUL 2023

Para entender seu caso, indico terapia!

Grinis Tatiele Medonça Psicólogo em Curitiba

5 respostas

12 JUL 2023

Olá Stella! Obrigado por escrever. De certa forma você está refletindo a realidade de muitos de nós, para essa etapa da vida. As pessoas precisam estar inteiras consigo mesmas, as pessoas somente são inteiras consigo mesmas se estiverem com bom tempero de troca social. De outro lado, aproximadamente entre doze e trinta anos, as pessoas estão lutando para autoafirmarem-se como autônomas e independentes. Quanto mais sofisticada a sociedade vai ficando, quanto mais complexas as metas das pessoas, mais tempo e controle de diversidades de fatores, se faz necessário.
É uma etapa de amadurecimento muito dolorida, desafiadora, que exige estratégia, cuidado e persistência. A questão central envolvida é o processo de amadurecimento individual como pessoa social, como pessoa familiar, em busca de assegurar a expressão melhor possível de tua essência, em busca de tuas metas e objetivos.
Será muito válido contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8680 respostas

12 JUL 2023

Olá.
Para uma melhor avaliação seria interessante a busca por um psicólogo, pois isso está claramente afetando você. Há mais coisas que podemos avaliar na sua situação : dinâmica familiar, história pregressa, estado atual assim teremos uma visão global da situação.
Quanto aos sintomas da depressão, lembre-se : depressão não é sentir tristeza ou apenas ficar isolado. Existem outros fatores e contexto.
Agende uma avaliação.

Zita Ribeiro Gadelha Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

12 JUL 2023

Olá, Stella!

Os ciclos da vida são fases essenciais de transformação na vida do sujeito, a forma de agir e ser da menina de ontem , não vai ser a forma de agir e pensar da mulher de hoje é cultural.

Não há como estabelecer um diagnóstico com base em uma análise superficial da situação, mas acredito que seja importante, se permitir investigar o porque dessas reações, quando elas se originaram, como você se sente com todas essas questões, quem são as pessoas que te geram esses desconfortos e entre outras perguntas que vão facilitar a compreensão da sua demanda.

Inaiá Carla da Silva dos Santos Psicólogo em Salvador