Como encontrar um motivo?

Feita por >Gabriel Sales · 14 set 2020 Motivação

Ultimamente tenho refletido muito sobre o meu passado, e percebi que tenho muitos momentos tristes e ruins. Quando lembro disso sinto muita raiva das pessoas que fizeram parte desses maus momentos, ás vezes também choro. Hoje cheguei à conclusão que não faz sentido estar onde estou, pois ninguém me compreende e, não consigo conversar com meus pais, pois eles fazem parte desses maus momentos, tanto que vejo eles como pessoas distantes. Esses momentos ruins também têm haver com a época em que eu estava na escola, onde eu não era alguém cujo todos gostavam, hoje, isso é refletido pela ausência de amigos, me tornando uma pessoa solitária. Eu penso em sair para me divertir, ainda que sozinho, mas a situação atual não está muito boa, e também desde pequeno minha mãe sempre falava que eu não deveria sair, pois "o mundo" lá fora é perigoso e que tem muitos que querem me pegar, sequestrar ou me levar ao mau caminho. Por causa disso, eu também às vezes não gosto de sair por medo. Esses pensamento sempre estiveram comigo e, na maioria das vezes, eu os ignorava, mas parece que agora, a cada momento que penso nisso, sinto vontade de chorar e, isso dói muito. No momento, a única coisa que me faz ter vontade de levantar é o objetivo de conseguir uma bolsa de estudos no exterior ou uma vaga na universidade. No momento eu tenho 18 anos e sou estudante de um curso técnico, por causa desse curso eu consegui um pouco de autonomia, pois recebo para estudar, então isso me deixa um pouco aliviado por não depender dos meus pais, mas ainda não me sinto muito bem em casa.

A melhor resposta 14 OUT 2020

Boa noite Gabriel Sales, aos 18 anos você tem planos de estudar no exterior, estudar é maravilhoso, quem tem conhecimento pode viver em qualquer lugar do mundo, você é bolsista, são pontos positivos na sua vida, aliás, está de parabéns nem todos conseguem, se você pensar e refletir vai observar que tem muitos motivos para viver e seguir em frente, vou te contar um segredo, não existe no mundo em que vivemos uma pessoa amada por todos, existe pessoas que com o tempo vai fazendo amigos e evoluindo, sendo notado com o tempo, até nossos pais começam a nos notar quando já se está em outro patamar, a mudança ocorre sem você perceber, o amor aparece.

Gabriel, posso sugeri que, relaxe, pense em coisas boas, foque na sua busca, nos seus estudos, pois amigos vão aparecer, alguns vão ficar outros serão iguais a chuva de verão desaparecerão, pois não eram para ser, o primeiro amor, a paixão, a felicidade e reconhecimento farão parte da sua vida futura.

Mas, se quiser procure uma psicoterapeuta para conversar todas essas questões. Boa sorte. Um forte Abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

16 SET 2020

Olá Gabriel
Há uma frase de um filósofo que diz mais ou menos isso: "não é o que aconteceu com você, mas como você enfrenta isso". Seu passado não pode ser mudado, mas o seu presente e futuro, além das crenças que você tem, podem ser diferentes se buscar outras formas de perceber sua vida e os acontecimentos dela. "Se a vida te dá um limão, você pode escolher fazer limonada". Você pode ser melhor hoje pelo que precisou enfrentar, pelas dificuldades de seus pais em saber te educar, ou você pode pegar tudo isso e ficar lamentando o que te aconteceu.
Conhecer melhor seus pais e dialogar com eles pode ser um caminho para entender o que sente e pensa sobre eles.
A psicoterapia pode te ajudar neste caminho, no entanto você precisa querer.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

15 SET 2020

Boa noite Gabriel,
A vida é difícil para todo mundo, não é só você que tem momentos tristes e ruins na vida. Pensar nesses momentos só vai te deixar triste. Tente não olhar para o passado, você tem uma vida inteira pela frente, agora que a sua vida adulta está começando e você ainda vai viver muitos momentos felizes e bons. Pense naquilo que te dá esperança, olhe para frente e foque nos seus objetivos para o futuro.