Como contar para pais que namoro uma menina?

Feita por >Laura · 31 jan 2017 Orientação sexual

Meus pais são um pouco homofóbicos em alguns comentários. Sabem que a Julia é lésbica, mas ainda sim, gostam dela, o que eles não sabem é que já faz 9 meses que não somos mais só amigas, e sim estamos namorando, nosso namoro é maravilhoso, a gente se ama de verdade, e não estamos confusas em relação a isso. Apenas me incomodo com o fato de me esconder dos meus próprios pais. Não sei como contar a eles, pelo fato que vão se decepcionar demais.

Como voces sugerem que pode ser a conversa?

obrigada!

A melhor resposta 1 FEV 2017

Bom dia Laura,

É muito natural que em algum momento da vida uma pessoa sinta atração sexual, desejo por outra pessoa do mesmo sexo. Isso pode acontecer uma só vez, pode acontecer várias vezes, pode nunca acontecer. Descobrir e aceitar a própria orientação sexual é, em alguns casos, é um processo que requer autoconhecimento, sinceridade e coragem. O primeiro passo para a autoaceitação é entender que a sexualidade é uma escolha individual. Outra dica é identificar quais os familiares e amigos mais próximos e conversar com eles primeiro, principalmente para sentir o apoio deles. Além disso, é importante que os pais não saibam por terceiras pessoas e sejam um dos primeiros a saber. O segredo é mostrar que essa opção sexual vai te fazer feliz e que não tem nada errado em assumir isso. Se as pessoas próximas perceberem que você está feliz, aos poucos, aceitarão que ter uma sexualidade diferente não é nada de outro mundo...

Fico à disposição para conversar,

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

15 OUT 2019

Olá Laura,
Entendo o que você vem enfrentando, afinal são nossas escolhas o nosso eu em constante construção. Saiba que você não deixará de ser filha deles por sua sexualidade, entendo que o medo está presente, mas afinal quero fazer alguns questionamentos:
O que você está fazendo com o seu tempo? Quais são seus desejos e sonhos?
Como foi para você ao longo do seu desenvolvimento a descoberta de sua sexualidade?
Como é seu relacionamento com seus pais?
Quero que saiba que não há nada de errado em amar uma pessoa do mesmo sexo, ao longo da nossa vida guardamos os nossos sentimentos, guardamos vários "eu te amo", "você faz total diferença em minha vida", "você é especial" ...
Perante esses questionamentos reflita e veja a possibilidade do diálogo, pense o quanto isso é importante para você, e o quanto você é feliz em relação a isso!?
Espero ter ajudado, se precisar de alguma ajuda / conte comigo!
Lembre-se e se precisar procure um psicólogo!
Att,
Psicólogo: Guilherme Bondezzan

Guilherme Bondezzan Psicólogo em Osasco

10 respostas

9 FEV 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

6 FEV 2017

Olá Laura,
Acredito que o ideal seja que você pense acerca das vantagens e desvantagens de contar neste momento, pois a escolha do momento de contar deve ser bastante consciente. O ideal é que você esteja preparada emocionalmente e psicológica para as possíveis reações que eles possam vir a ter.

Estou a disposição caso precise!

Kelly Leal Psicólogo em Salvador

33 respostas

1 FEV 2017

Olá Laura!
Certamente é um assunto que pode ser delicado e não existem formas garantidas de ser abordado.
O mais importante é que esteja confortável com sua orientação sexual e fortalecida emocionalmente para se sentir segura ao abordar o assunto.
Se o assunto estiver gerando conflitos, a psicoterapia pode ajudar.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

1 FEV 2017

Olá Laura. Sugiro que vá aos poucos introduzindo o assunto já que seus pais são homofóbicos, até que fale a verdade. Seja sincera, eles podem até não aceitar no início, mas depois poderão refletir e mudar de ideia, afinal você é filha deles e os pais sonham os melhores sonhos para os filhos. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

31 JAN 2017

Oi Laura, não sei se existe uma forma melhor ou pior de se contar algo que você entende que vai desestabilizar o outro de alguma forma, ainda que esse outro tenha uma posição preconceituosa. Talvez seja interessante introduzir o assunto aos poucos, oferecendo material para que a desconstrução do pensamento deles seja feita de forma não radical.
É sempre importante lembrar que casos assim tendem a não ser fácil e rápido, então é importante que você tenha paciência para lidar com as reações, estando sempre muito segura e munida de elementos argumentativos para minimizar os impactos dessas reações.

Qualquer dúvida, fico à disposição.

Talita Dantas.

Talita Dantas Psicólogo em Fortaleza