Sou uma mulher pansexual e estou namorando uma mulher, como conto aos meus pais?

Feita por >lua · 17 jun 2020 Orientação sexual

Bom dia/tarde/noite, sou certa da minha sexualidade, me sinto atraída por pessoas e não por seus gêneros. Já contei a minha mãe que não era hétero e numa briga com ela, ela contou meu pai que não mora comigo, meu pai por ser policial é muito rígido, e fingiu que nada aconteceu, minha mãe não contou pra mais ninguém parece que tem vergonha que os outros saibam, meu irmão e irmã, padrasto sempre perguntam “quem é o menino” que estou conversando na brincadeira, o que me leva a pensar que minha mãe nunca contou ao marido também, a pessoa próxima dela por não querer acreditar que um dia vou me relacionar com mulheres seriamente. Mas agora estou namorando e quero contar pelo menos aos meus pais, gosto de me abrir com eles e queria que soubessem mas tenho medo da reação, como conto?
Agradecida, Lua.

A melhor resposta 22 JUN 2020

Boa noite Lua, para você contar aos seus pais sobre seu namoro posso sugiro que, procure conversar abertamente sobre seu namoro com eles tranquilamente fale o que você sente, pois mesmo sendo seus pais eles podem ter uma reação negativa ou positiva, você não pode esquecer que cada um tem sua opinião, mas seu relacionamento e as suas escolhas só pertence a você.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

18 JUN 2020

Olá Lua!! Acredito que o mais importante é a certeza sobre sua sexualidade, através processo terapêutico é possível entender/elaborar como "abrir" o assunto para sua familiar de maneira menos traumática para todos.
O fato de já ter um bom dialogo familiar te ajudará, poderão levar algum tempo mas não podem impedir suas escolhas.
Boa sorte!

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

18 JUN 2020

Olá Lua! grato por participar. A nossa caminhada sexual, como uma das centrais de nossa vida, junto com o senso de verdade, de entendimento do mundo, estão em constante construção. As verdades são sempre provisórias. Então, a sensação de "estar certa da minha sexualidade", dita por você, está envolvida na mesma regra da verdade provisória. Também cabe observar que sua dúvida sobre como contar a seus pais, faz parte de um pacote muito maior que envolve a caminhada sexual, isto é, nossa sexualidade e autodefinições, estão conectadas com outras facetas da vida, da sociedade, que geram consequências que não queremos. Qual será a tua idade? Será profundamente enriquecedor você aprofundar a autoconfiança e o detalhamento da tua identidade com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Há uma sabedoria milenar que indica que é mais difícil lidar com as implicações decorrentes da escolha pansexual, em relação ao tradicional. Eis o temor da tua mãe. Ela quer o teu bem. De outro lado, quem deve construir a tua identidade é você. Somente não pode explicar dificuldades, a partir de outras pessoas ou da sociedade. Lembre-se, o grande namorado que cada pessoa precisa ter, é ela mesma. Valorize-se. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.