Como conseguir separar amizade do amor, e do trabalho?

Feita por >Jo · 17 abr 2017 Psicologia clínica

O meu problema, se é que posso chamar assim, é que estou apaixonada pelo meu melhor amigo, e para piorar a situação, é comprometido e trabalha comigo. Conhecemo-nos à alguns anos, e nunca nenhum de nós sentiu nada pelo outro, a não ser uma afinidade enorme, demo-nos bem desde o primeiro minuto. A amizade cresceu muito, e sempre nos apoiámos muito, e brincamos e rimos. Até que à quase um ano, no meio de uma festa, com algum alcool à mistura, nos beijámos. E tudo mudou. Foi como se uma porta para outra dimensao se tivesse aberto. E daí ate nos envolvermos mais a serio foi um passo curto. Eu tinha uma relação longa que terminei, e ele pediu-me para esperar, sempre disse que queria ficar comigo. E que aquilo que sente por mim, nunca sentiu por ninguem. Mas ate agora nada, nao tem coragem de terminar a relação que tem, seja porque motivo for. E eu preciso de conseguir esquece-lo. Mas trabalho com ele. Vejo-os todos os dias. Almoçamos juntos, bebemos café juntos.. Mas isto sempre aconteceu. Alias, acho q se deixasse de acontecer a empresa toda ia estranhar. Como é que eu faço? Eu quero separar as coisas, continuar a ser amiga dele, mas "desapaixonar-me".. Às vezes sinto que é impossivel. Cheguei a pensar em despedir-me. Mas seria irresponsavel da minha parte.

Eu já nao consigo acreditar que isto tenha futuro. Como se costuma dizer, " quem quer faz, quem nao quer inventa desculpas". E eu sei que isto é um erro, e nunca pensei que fosse acontecer-me. E agora nao sei como esquece-lo.

A melhor resposta 18 ABR 2017

Ola Jô, ter controle sobre emoção será que é possível? Os sentimento nasce entre duas pessoas por vários fatores e não se escolhe de quem se vai amar, porque envolve química, afinidade, compartilhamento de ideais semelhantes e identificação de personalidade. O que posso orientá-la já que há um sofrimento e um comprometimento no equilíbrio emocional interferindo o processo natural de sua vida é que procure se submeter a uma psicoterapia para se fortalecer e encontrar caminhos dentro de si mesma que facilite esse processo de evitação e fuga da situação estressora. Agora você consegue em possibilidades de mudança de pensamento e comportamento que possam modificar a sua submissão a esta situação para que ele possa sentir sua ausência e sinta sua falta e talvez possa ter medo da sua perda e quem sabe tomar a decisão que ainda não teve coragem de tomar por você está muito presente? Que tal se você pensar em tomar as rédeas de sua vida e de sua felicidade sem ter que abrir mão do seu emprego e de sua individualidade como pessoa. Acredita mesmo que precisa se sacrificar perdendo seu emprego para se manter afastada dele, não há outra possibilidades?
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 ABR 2017

Oi JÔ. Você tem algumas opções. Desistir dessa paixão ou lutar por ela. Busque uma terapia, isso irá ajudá-la muito à refletir, ponderar e perceber com mais clareza, e que sua escolha a conduza à felicidade.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

19 ABR 2017

Olá Jô, bom dia, durante toda nossa vida estamos sujeitos a ter emoções e sentimentos, e isso é totalmente normal e saudável, o que devemos fazer é, conseguir manter um equilíbrio entre essas emoções e as frustrações frente os acontecimentos que nos acontece. E isso com certeza uma psicóloga poderá te ajudar numa tomada de decisões mais assertiva e a se sentir mais fortalecida diante dessa situação. Acredito que sair do seu trabalho não seja uma boa decisão, mas quanto a suspender esse tomar café com ele todos os dias não vá te causar prejuízo algum.
Espero tê-la ajudado, se sentir necessidade procure uma psicoterapia.
Abraços,Marijara.

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari

66 respostas

18 ABR 2017

Bom dia Jô. É possível que ele ame você, mas não tenha coragem de terminar seu relacionamento e isso só irá acontecer se você se afastar dele. Talvez ele se satisfaça com sua presença sempre disponível, mas quando você não estiver disponível mais ele consiga perceber que sente sua falta. Então Jô se possível tire férias e não entre em contato nesse período, ou então troque de setor na empresa se for possível, ou invente que seu horário de almoço mudou, Enfim afasta-se dele para poder viver com outras pessoas. Se dê oportunidade de conhecer pessoas, sair e quem sabe namorar. Boa sorte

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

18 ABR 2017

Jo procure ajuda. Você não precisa passar por isso sozinha. De ordem prática evite ao máximo estar na companhia dele, encontrar-se com ele. Se puder mude de setor, se for possível mude seus horários, seus intervalos e fique o menos disponível para ele. Se afaste e se preserve. Pois, por mais que a amizade entre vocês seja boa, não é isso que você quer dele, não é mesmo!? Talvez com uma certa distância ele consiga perceber o que realmente quer.
Espero ter ajudado.
Fico a disposição.
Cibele Mello

Cibele Mello Psicólogo em São Paulo