Como abrir o coração novamente?

Feita por >Gabi · 13 out 2019 Desenvolvimento pessoal

Tenho 25 anos e estou em meio ao a um dilema em relação ao meu futuro amoroso (se é que posso dizer que tenho um); há seis anos atrás quando ainda era adolescente me mudei de colégio e acabei conhecendo um rapaz no primeiro ano, me apaixonei por ele mas no começo éramos apenas amigos, da minha parte mantinha meus sentimentos em segredo mas com o tempo fui percebendo uma mudança no comportamento dele em relação à mim; começamos a nos gostar mutuamente e alguns meses depois ele veio até meus pais e me pediu em namoro. Fiquei muito animada e extasiada com o acontecimento do primeiro amor, mas por isso não enxerguei em como a relação era tóxica para ambos. Ele era do tipo de parceiro que sempre criticava o meu jeito tímido de ser; fazia piada com meu nível de inglês diante dos parentes e amigos estrangeiros que vinham nos fins de ano; não gostava que eu saísse sem ele com os meus amigos ou irmãs e também sempre me culpava por todos os problemas que tínhamos; além de me trair; todos os comportamentos me transformaram numa parceira desconfiada, ciumenta ao extremo e que fazia de tudo pelo parceiro. Até meus pais começaram a desaprovar a relação e todas as vezes que algo não saia como ele esperava e queria ele me culpava ou ameaçava terminar o namoro e eu sempre cedia, corria atrás e pedia chances mesmo sem ter feito nada. Isto se arrastou por longos seis anos, depois de muita infelicidade decidi que gostaria de mudar de vida; já estávamos na faculdade e eu consegui meu primeiro emprego, comecei a me ocupar com o trabalho, a sair com as minhas amigas e também sozinha, passei a me vestir de forma melhor e também estava feliz com a nova fase da minha vida; resolvi terminar o namoro, foi um término bastante traumático, envolvendo xingamentos da parte dele e depois procura para tentar reatar depois de 1 ano do término; eu me mantive firme e na época já estava retomando a vida amorosa saindo com outras pessoas. Meu problema depois de 3 anos completos deste término é que eu tenho medo de me apaixonar por alguém e sofrer as mesmas coisas ou acabar me machucando novamente e mediante isto criei uma muralha. Me preocupo com a continuidade dos meus estudos, sou uma ótima profissional em minha carreira, tenho um bom grupo de amigos mas toda vez que algum homem se aproxima me convidando para sair ou querendo me conhecer melhor eu uso o bom humor para acabar fugindo da situação e cortando o assunto. Minhas melhores amigas dizem que eu preciso perder o medo mas me sinto muito indiferente, muitas vezes me pergunto se quero um namorado mas sempre me nego a ouvir a resposta. Tirei tempo para me redescobrir como pessoa, modificar minha vida, melhorar o que eu achava que podia mas infelizmente a parte sentimental não tem sido uma delas. O que posso fazer?

A melhor resposta 14 OUT 2019

Olá Gabi! Obrigado por participar. Primeiro: Somente posso ser namorado de outra pessoa se for, em primeiro lugar, namorado de mim mesmo; Segundo: Você é uma pessoa que, ao desenvolver, adquiriu amadurecimento, amizades, conhecimentos, portanto, aquela pessoa dos dezenove anos. As interações vão acontecendo gradativamente, você deve ir aprofundando com controle. Você se surpreenderá com a sua capacidade de apresentar novas formas de colocar limite nas coisas e conduzir a construção de novas interações. Lembre-se: conhecer ao vivo e em cores, observar rotina de vida de diversas pessoas, observar alguns para admirar suas formas de lidar com as coisas, dentre esses eleger alguém para conhecer melhor, paquerar, observar, descartar ou aproximar, namorar, colocar limites, observar hábitos e rotinas diárias (trabalho, estudo, vínculo com família, roupas, linguagem, alimentação, companhias, objetivos de vida possíveis drogas) Após tudo isso, aprofundar ou interromper, mas nunca deixar de namorar a si mesma. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8654 respostas

15 OUT 2019

Gabi quando nos conhecemos de verdade, e quando digo nos conhecer é saber quem somos, o que queremos e o que não queremos, a vida se torna mais leve e mais fácil de ser administrada , então uma psicoterapia com um bom profissional irá te ajudar muito!

Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

14 OUT 2019

Gabi, o primeiro amor de nossas vidas é sempre muito intenso, isso cria realmente uma sensação de que todos serão assim. No entanto, pelo que escreveu em seu relato, você mudou muito, e até por isso terminou o relacionamento, isso também pode significar que em uma próxima relação você será mais madura e conseguirá manter a sua individualidade, sua autoconfiança, mesmo que esteja muito apaixonada. Além disso, esse amadurecimento pode atrair pessoas mais interessantes do que este ex que era tão possessivo.
De qualquer forma, para conseguir enxergar tudo isso que conquistou, e continuar conquistando, acho interessante que busque ajuda em terapia, isso fará você mais consciente de que tipo de relação está buscando e onde irá encontrar a pessoa que gostaria de ter a seu lado.

Marina Pigozzi Psicóloga Psicólogo em São Paulo

1 resposta

14 OUT 2019

Gabi boa noite tudo bem?

Acho que toda relação traz um aprendizado, seja ele bom ou ruim...
No seu caso, você teve uma questão do relacionamento tóxico, que infelizmente é muito comum e que demora-se muito para perceber que o erro não está em você e sim na pessoa que traz esse comportamento e acabamos aceitando por gostar e acreditar que aquilo é verdade. Acredito que seu medo é muito natural, mas ao mesmo tempo, seria interessante a busca do acompanhamento psicoterápico para te ajudar nesse enfrentamento e você perceber que nem todo mundo será como seu ex e que o próximo relacionamento não será igual ao antigo, até por você saber identificar o que não é benéfico para você. Espero ter ajudado!

Abraços!

Jéssica Medeiros Psicóloga Psicólogo em Petrópolis

1 resposta