Brigas e desentimentos no relacionamento

Feita por >Matheus Garcia · 30 abr 2020 Terapia de casal

Recentemente eu e minha parceira temos entrado em muitos desentendimentos. Muitas vezes ela ou eu estamos incomodados com alguma coisa, porém o que me preocupa é a forma que demosntramos isto. Eu sempre tento explicar e mostrar os meus incômodos, justamente para não haver brigas, porém, mesmo desta forma, acabamos brigando, mesmo eu não querendo.
Por parte dela, é isto que acontece, muitos ciúmes qual ela nega, mas deixa isto transparecer em momentos de brigas. Muitas mágoas que aparecem em momentos em que vou explicar meus incômodos, funcionando de tal forma: eu digo o que me incomoda; ela não aceita e diz que em algum momento eu já fiz o mesmo (o que é verdade, porém corrigi, me arrependo); ela tenta inviabilizar a minha reclamação pelo fato de em algum momento eu já ter errado de tal forma; nestes momentos de brigas, ela demonstra uma série de mágoas por coisas que passaram ou até coisas simples, brincadeiras ou coisas que falei, que foram interpretadas de uma forma errada.
Brigamos até mesmo por um objeto que deixo cair no chão, ao pedir desculpas, ela me diz que é só isso que faço, só peço desculpas, não ajo, não escuto e começa a dar exemplos de acontecidos como estes. Eu a amo muito, e tenho certeza que ela também me ama, mas não aguentamos mais brigas desta forma. Eu tento e quero resolver todos os desentendimentos, abdico de tudo pela comodidade dela, pelos ciúmes ou qualquer questão. Quero resolver e faço de tudo, porém mesmo fazendo isto, parece que o que minha parceira é brigar e não resolver os nossos problemas.

A melhor resposta 2 JUN 2022

Olá Matheus
Procure não pensar no problema, mas nas soluções dele. As pessoas, muitas vezes, apresentam falta de assertividade por focar no problema e não na solução.
Os atendimentos psicológicos podem te ajudar a ter mais assertividade.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 MAI 2020

Boa noite Matheus Garcia, as magoas e os ressentimentos que você observa no discurso da sua esposa pode ser indicativo de outros problemas, os motivos podem não ser conhecidos até por ela mesma, nessa confusão de magoas, incômodos, brigas, reclamações, cobranças, mal-entendidos, cobranças passadas, nesse processo o convívio de vocês está sendo prejudicado, pelo seu relato sugiro que, procure um terapeuta de casal, pois vocês não estão conseguindo se comunicar nesse momento, as sessões de terapia irá funcionar como um espaço mediador para resolver as questões entre vocês.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

1 MAI 2020

Olá! Obrigado por participar. Relacionamentos, com o passar do tempo, convívio muito intenso, muitas vezes gera panoramas assemelhados aos seus. Vamos a uma analogia: Estávamos acostumados a comprar, sair de casa, competir, trabalhar para atender a terceiros. Com o Covid-19, fomos obrigados a modificar. Imagine a situação de um casal em desgaste por anos. Entrou-se em uma roda viva e automatizou análises superficiais e automáticas nas quais os desentendimentos são significativos. No caso do Covid-19, fomos e continuaremos obrigados a modificar hábitos e restringir ações em muitas áreas da vida; no caso do casal, é preciso, também modificar hábitos e restringir ações. Como? Quais? Primeiro é importante que cada um de vocês, ilumine dentro de si próprio, de sua história, suas lembranças, sonhos, planos e metas. Depois os separe os planos em dois grupos: os que são individuais e os que foram pensados e acordados entre os dois. Colocado isso, se resgate a efetivação dos planos individuais. A seguir, com harmonia e persistência se contenha as falas de afastamentos ou discordâncias para alinhar as metas que pertencem aos dois. É preciso ter sensibilidade para que, ao iniciar uma conversa, vendo que a temática, irá desencadear desentendimentos, evitar, assim como é preciso que cada um de vocês, tenha clareza do planejamento de rotina saudável, plena e organizada, no plano pessoal, para não haver muito espaço para sentimentos ruins ou ficar à mercê do acaso. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, com máscara e distanciamento social, somente para o que for necessário e edificante). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.