Arrependimento de atitudes do passado

Feita por >Bruna · 28 jan 2018 Psicologia clínica

Tem palavras e atitudes que eu fiz no passado que eu me arrependo, mas acabo não conseguindo excluir da minha mente, o que fazer? Eu mudei, mas mesmo assim não consigo excluir.

A melhor resposta 28 JAN 2018

Bruna, o que você fez está feito, o passado não pode ser modificado. Você acaba gastando muita energia pensando e ruminando o passado ao invés de focar no presente, no que você está fazendo, nas escolhas que estão no aqui-agora. Você nunca vai esquecer o passado, exceto se tiver algum problema neurológico, mas a questão não é essa. A questão é evitar focar excessivamente no passado e dar a isso mais importância do que tem, quanto mais você foca em algo mais aquilo aumenta. Então aprenda com as atitudes do passado, pense em como você gostaria de agir no presente e viva mais o presente. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 FEV 2018

bruna, recomendo á vc buscar ajuda de um profissional que tenha formaçao em programaçao neurolinguistica,ok? assim, vc facilmente consegue transformar estas lembranças desagradaveis em algo que nao vai te dizer mais nada....ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

31 JAN 2018

Bruna,

Talvez você seja uma pessoa muito autocrítica ou perfeccionista, que não aceita seus erros como parte de um aprendizado maior de vida... ruminar esses pensamentos só minam a possibilidade de você reconhecer o que de bom vc faz e isso acaba com a autoestima. Te colocando numa "engrenagem negativa" de autopercepção...
Procure ajuda profissional e cuide disso!
Por você!
Desejo boa sorte
Erica Taylor
Psicóloga SP

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

30 JAN 2018

Bom ter o seu contato Bruna!!!

Lendo o seu relato, sugiro que procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico de reprocessamento e dessensibilização.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

29 JAN 2018

Oi Bruna,

Todos nós temos um passado e coisas das quais nos orgulhamos e outras das quais nos arrependemos.
Isso se chama vivências, e é por meio delas que adquirimos a tão famosa experiência.
Essa que transforma o passado em presente, ou seja, o que aprendi com as minhas vivências pode transformar meu futuro.
Se você está com dificuldade de esquecer o passado dificilmente terá um futuro diferente.
Se não consegue elaborar sozinha, procure um psicólogo para ajudá-la.
Estou à disposição.
Abraços
Ana

Ana Lucia Righi Schleich Psicólogo em Jundiaí

27 respostas

29 JAN 2018

Bruna, entendo que você queira apagar, coisas que hoje não aceita, mas não existe essa possibilidade, os erros podem ser embasamentos para os acertos, ou seja aceita o erro que praticou, perdoe-se e siga em frente.
Sugiro que busque tratamento psicológico
Espero que tenha lhe ajudado
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo