Ansiedade dá para ser confundida com depressão? #2

Feita por >Suellen · 15 jun 2015 Ansiedade

Ansiedade dá para ser confundida com depressão? Pessoas com ansiedade têm pensamentos depressivos? Tem como uma pessoa ter depressão e ansiedade?

A melhor resposta 16 JUN 2015

Boa noite Suellen;
Decerto, a depressão e a ansiedade não são a mesma coisa, porém, para algumas pessoas isso pode se confundir. Existem diversos estudos em que se observa que o diagnóstico da depressão pode passar para um quadro de ansiedade em 2% dos casos e um quadro de ansiedade pode se desenvolver para a depressão em 24% dos casos.
Por isso é importante em qualquer um dos dois casos, procurar um profissional de imediato para que o quadro não se agrave.
A ansiedade pode se tornar patológica quando passa a atrapalhar a sua vida, trazendo situações que fogem do controle, trazendo prejuízo ao bem estar e ao seu desempenho. Alguns sintomas da ansiedade são medos exagerados, sensação de que algo ruim está para acontecer, não para de pensar somente nos problemas, pavor, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, descontrole dos pensamentos, dentre muitos outros.
Já a depressão é um distúrbio emocional que pode ser caracterizado por uma tristeza profunda, evidência de baixa autoestima, apatia, pessimismo, insônia, medos exagerados, dificuldade de concentração, raciocínio lento, ansiedade, dentre outros.
Então, observando os sintomas, podemos observar que entre a depressão e a ansiedade existem alguns sintomas similares. Por isso é importante que para se diagnosticar qualquer uma das duas, deve-se procurar um profissional especializado.

Espero ter contribuído.
Muita Paz!

Alice Morbeck Psicólogo em Salvador

5 respostas

16 JUN 2015

Não, Suellen, os sintomas de ansiedade e depressão são diferentes.Para uma avaliação, melhor consultar um pcicólogo ou psiquiatra.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo