Acho que minha mãe fingi estar doente

Feita por >Bea · 14 ago 2020 Terapia familiar

A partir de uma certa idade comecei a achar que toda vez que minha mãe ficava doente ela estava fingindo,e até hoje quando minha mãe fica doente eu acho que ela está fingindo e não consigo me importar muito e acabo ficando muito estressada. Me sinto muito mal pq sempre que fico doente ela vem correndo me ajudar e eu mal consigo me preocupar.

A melhor resposta 15 AGO 2020

Olá Bea!
Grata por sua pergunta.
Parece que essa situação vem se repetindo com frequência e causado muito estresse, e talvez até ao ponto de prejudicar as suas atividades e também causar culpa por não corresponder à tanta dedicação da parte dela.
A dúvida nos remete à falta de comprovação. Mas muitas vezes a comprovação não é o mais importante. O mais importante é dar o afeto que ela precisa independente se ela está falando a verdade ou não. O acolhimento sincero da queixa dela é o mais importante. Perdoe erros do passado, viva o presente sem culpá-la os e nem se culpar. Procure melhorar a sua capacidade de comunicação e aceitação da realidade. A melhor forma para começar é olhar para dentro de si mesma e ser sincera e verdadeira. Se dedique a cuidar do que é essencial na sua vida. Comece dando afeto à você mesma. Se perdoe por não ser perfeita. Seja melhor à cada dia. Dê o seu melhor.
Ao você desenvolver a capacidade de dar afeto verá que a sua vida ficará mais leve.
Procure um profissional da área da psicologia para falar com mais profundidade dessa questão, falar dos seus sentimentos e emoções.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

23 AGO 2020

Olá Bea! Obrigada por sua participação.
Você diz que sua mãe preocupa-se mais com você, quando está doente, do que você com ela... Como é o relacionamento de vocês duas? Houve algum evento, que possa ter distanciado vocês, além do fato de você achar que ela mente que está doente? Qual a função da doença na família de vocês? O que será que ela ganha com essa situação? E qual será seu papel em tudo isso?
Reflita sobre essas perguntas e talvez você consiga ver um caminho diferente.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida estou à disposição.

Abraços,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

16 AGO 2020

Olá, Bea.
Obrigada pela sua participação e pelo seu relato.
Talvez haja diversos pontos a serem pensados diante desta situação.
Relações interpessoais, afetivas, demandam cuidado, mas também entendo a dificuldade de ter que lidar com um familiar adoecido. É comum, em muitos casos, que parentes de um familiar doente, com necessidades de cuidados, também tenha problemas de saúde e até mesmo apresente um quadro de estresse.
Seja generosa com teu sentimento, busque um espaço para poder ser acolhida em seu desconforto, a psicoterapia pode auxiliar a compreender um pouco melhor sobre essa dinâmica e o relacionamento com a mãe.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo