Voz perturbadora da mente

Feita por >Caroline · 21 out 2016 Psicologia clínica

Eu me sinto como se o corpo lutasse de todas as formas para fazer as tarefas do dia a dia, como trabalhar e estudar. Mas tem uma voz na minha mente que insiste em dizer que não vou conseguir fazer determinada coisa, diz que sou incapaz, diz que eu falei algo que não devia para as pessoas, que não vou conseguir passar naquela prova que tanto estudei, que as pessoas estão pensando coisas ruins a meu respeito, que agi de maneira errada em determinado lugar... Ela me perturba tanto que acabo me perdendo do foco principal que é trabalhar e estudar. Acho que só tenho paz quando vou dormir. Como fazer essa voz que me atormenta tanto desaparecer?

A melhor resposta 22 OUT 2016

Caroline, Precisa recuperar sua autoconfiança. Procure um especialista psicólogo para lhe ajudar. Para começar tente invalidar os argumentosdestas vozes internas, procurando resgatar conquistas, habilidades que você tem e experiências positivas. Precisa acionar mais o seu advogado de defesa interno, e ter coragem para enfrentar as adversidades. Que fazem parte da vida e que precisamos ir administrando sem deixar de confiar de que se é capaz de ir em frente e lutar por seus sonhos. Se algo não der certo, tente denovo, mude a estratégia, ou busque outras alternativas. Abraços

Simone Pereira e Rieira Dias Psicólogo em Gravataí

12 respostas

25 OUT 2016

Caroline, quem fala contigo?

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

25 OUT 2016

Prezada Caroline, vc precisa colocar pra fora e ouvir essa voz interior para entender o que realmente ela quer dizer. Mas isso precisa ser feito em um ambiente terapêutico e acolhedor, com o suporte de um profissional e de preferência com a ajuda de materiais que facilitem essa comunicação com o seu interior. É exatamente isso que faz um Psicólogo que se utiliza da Psicologia Analítica e da Arteterapia para facilitar o surgimento das questões internas que emergem do inconsciente, amplificá-las e transformá-las a fim de integrá-las à consciência promovendo não só o auto conhecimento como também o desenvolvimento pessoal. Um abraço! Patricia Costa

Patrícia de Araújo Costa Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

24 OUT 2016

Olá Caroline, essa voz provavelmente nada mais é do que a replicação de uma auto-regra, baseada em vivências do seu passado, repetindo coisas parecidas que vc ouviu na infância e adolescência de pessoas que eram seus referenciais ou modelos próximos.
A "voz" que diz coisas boas a nosso respeito (para nós mesmos) e nos impulsiona a continuar algo em que nos engajamos é o que chamamos de "sistema de validação". Ele é formado exatamente na infância, quando começamos a expressar experiências boas e sermos elogiados, ou experiências ruins e sermos acolhidos e orientados (essas experiências foram esse sistema que serve como auto-referencia das opiniões que temos a nosso próprio respeito e é conhecido como 'self').
Nunca é tarde para adquiri-lo, pode ser feito através de treinos por um terapeuta que te direcionará a experienciar entrar em contato com suas habilidades e potenciais, te levando a avaliar suas reais capacidades, para que assim possa se conscientizar de suas próprias capacidades, mudando essas auto-regras, que nada mais é do que a repetição das vozes dessas pessoas que te invalidaram no passado, trocando por sua própria voz, que é muito mais capaz de apontar com toda sinceridade seus limites e poderes.
"Ninguém pode te deter, senão você mesmo!
Ninguém pode te inferiorizar, senão você mesmo!
Ninguém te abre as portas, senão tuas próprias mãos!
Ninguém enxerga a verdade, senão os teus próprios olhos!
Ninguém fala com sinceridade, senão o teu coração!
Ninguém te leva à renovação, senão as tuas pernas!
Seja qual for a tua necessidade, o poder está somente em você, a natureza de dotou do poder do arbítrio. O Caminho é ditado pelo teu coração porque a verdade está escrita dentro da tua alma. Assim, tua sede só será saciada pela água da tua boa vontade e de mais ninguém!
Abra a mente, olhe para dentro de si e livre-se assim da dor e da opressão!"
O terapeuta é só o direcionador de que um caminho que vc mesmo deve aprender a enxergar e trilhar, pq todos nós nascemos dotados dessa plena capacidade. É só uma questão de buscar.

Bom caminho

Abraços

Gisele

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

24 OUT 2016

Caroline,
Procure ajuda de um psiquiatra e também de um psicólogo,de preferencia um TCC (cognitivo-comportamental). Eu sou especializada em saúde mental, se tiver interesse entre em contato pelo telefone ou pelo psicotcc.com
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

22 OUT 2016

Olá Caroline,

O mais recomendável é você procurar um psicólogo para que se possa discernir a fonte desses pensamentos, e esclarecer que tipo de vivência de voz interna está ocorrendo.
Buscando um tratamento com profissional você tem boas chances de não ser perturbada por vozes internas.

Atenciosamente,

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

22 OUT 2016

A insegurança e ansiedade acabam sendo barreiras grandes para sentir-se bem e satisfeita.
Com o passar do tempo vamos aprendendo que não damos conta de fazer algumas coisas e paramos até mesmo de tentar.
Recomendo que você inicie terapia e procure trabalhar o assunto do que é sucesso profissional para você, quais são as suas barreiras e como lidar com elas.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

21 OUT 2016

Olá Caroline!
É muito importante que você procure ajuda de um psicólogo para entender o que essa voz representa organizando seus conteúdos internos.
Será fundamental tanto para que tenha paz ao longo do dia e não só quando está dormindo, como sinta-se mais segura e motivada para realizar suas tarefas do cotidiano.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo