Voyeurismo e psicopatia

Feita por >Thiago · 29 mai 2020 Terapia sexual

O voyeurismo está associado a psicopatia ?

A melhor resposta 30 MAI 2020

Não está associado.
Quem pratica o voyeurismo busca o prazer sexual olhando e masturbando-se enquanto olha outras pessoas praticando o ato sexual ou em situações que para ele remetem ao prazer sexual. Neste caso não existe a intenção de causar nenhum dano à outrem. A pessoa que é alvo do voyeurismo muitas vezes nem fica sabendo que é vítima.
A pessoa que pratica o voyeurismo denota muita ansiedade, timidez ao se relacionar por isso prefere a distância. O voyeurismo pode ser tratado na psicoterapia com objetivo de melhorar a auto estima, a comunicação e relacionamentos em geral.
No caso da psicopatia a vítima pode sofrer abusos físicos e mentais premeditados e articulados com muita crueldade. A vítima pode sofrer perdas de ordem pessoal,social, emocional, financeira, etc. Os psicopatas usam todo tipo de artimanha como coações, ameaças, chantagens, agressões físicas , estupros e homicídios para conseguir o que querem. Também podem usar terceiros como comparsas quando não querem aparecer.
Psic. Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

1 JUN 2020

Não!

5817 respostas

31 MAI 2020

Olá Thiago, sua pergunta é bastante interessante. O voyeurismo é uma forma de parafilia, as parafilias são transtornos do comportamento sexual caracterizados por fantasias, impulsos e práticas sexuais particulares, que resultem em sofrimento clinicamente significativo, ou prejuízo funcional com prejuízo a si próprio e a terceiros. O voyeurismo é a compulsão em observar uma pessoa se despindo ou tendo relação sexual sem consentimento.
Espero ter ajudado!
Att. á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

30 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Em princípio o voyeurismo não está associado a psicopatia. Psicopatia, a rigor, significa doença psicológica; termo muito amplo. Voyeurismo, na sua realização envolve a necessidade de certa passividade, certo distanciamento da situação real. Acontece muito com pessoas que experimentam medo, insegurança, dificuldade para viver a situação sexual. Também essas pessoas, quando estão em situações sexuais, ficam ansiosas e fantasiam um prazer intenso, que a ansiedade não permite administrar; logo, de certa forma, captam melhor as expressões de prazer, com tranquilidade, ao observar outras pessoas praticando sexo. O registro de que gostaria de ser um dos praticantes permanece, mas é inviabilizado pela insegurança. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado.