Vida virtual, o que fazer?

Feita por >Elis · 1 out 2014 Psicologia social

Olá, minha filha tem 19 anos e tem poucos amigos, sempre foi assim. Ela não fala sobre ela, nem em uma conversa informal. Ela namorou pessoas virtuais por 1 ano e soube que era uma memina. Hoje ela tem uma relação amorosa à distância, sempre em outros estados. Fui para Vitória e ela teve relação com a moça e me revelou. Ela tem problemas. Estou propondo terapia e ela não quer. O que faço?

A melhor resposta 10 OUT 2014

Elis,
o mundo virtual é uma forma de relacionamento que muda a ideia comum que temos de tempo e espaço. Pessoas próximas ficam distantes e pessoas distantes ficam próximas. Além disso, a sexualidade está em questão em seu texto. Ou seja, a sexualidade (que não deixa de ser uma forma de relacionamento, virtual ou não) pode ter influência direta na atual configuração da família e ir para além dos laços familiares. Seja no distanciamento, seja na aproximação. Por fim, é necessário avaliar essa angústia que você apresenta para elaborá-la.

Alexandre V. Brito

Alexandre Vieira Brito Psicólogo em Vitória

7 respostas

27 OUT 2014

Olá Elis,
o mundo virtual está cada vez mais presente na vida das pessoas, e disso não podemos fugir. Mas é preciso estabelecer um limite para que a vida "real" não fique de lado. Pode haver diversos motivos para sua filha ter esse comportamento atual, que só poderão ser desvendados realmente em psicoterapia. Sugiro que tente aos poucos aproximar-se dela, sem julgamentos, e de uma forma sutil tentar convencê-la a procurar ajuda.

Espero ter ajudado!

Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

6 OUT 2014

Olá, Elis, boa noite.

A meu ver, tudo depende de como você encara a situação de sua filha, isto é, antes é interessante ponderar se o que a deixa pouco à vontade para buscar ajuda não é a forma como você, que fez a proposta, se relaciona com ela. Se você entender o interesse dela por outras garotas como algo de todo problemático, talvez ela esteja se recusando a ir à terapia justamente pelo fato de não ver problema algum nisso.

Por outro lado, se você não achar que este seja um problema em si mesmo, mas que ela esteja passando por outros em decorrência disso, talvez seja interessante buscar um diálogo franco e uma tentativa a mais de propor a ela ir à terapia uma só vez e sem compromisso, para que ela mesma avalie se gostaria ou não após ter passado pela experiência.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Ricardo Ribeiro.

Anônimo-221233 Psicólogo em Fortaleza

7 respostas

6 OUT 2014

Aparentemente vocês não têm uma relação muito aberta. Nem sempre é fácil ter uma relação saudável com os filhos/pais, dependendo do nível de diálogo. O importante é saber ouvir o que o outro tem a dizer, suas necessidades, tentando suspender os preconceitos, uma vez que somente assim conseguirá estabelecer com sua filha um laço de confiança. Quanto mais brigar com ela ou julgá-la por suas ações, maior a possibilidade dela se fechar para você e se afastar dessa relação.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

2 OUT 2014

Prezada Elis,
Boa noite.
A relação dos adolescentes com o mundo virtual de fato tem preocupado diversos pais, principalmente pelo afastamento social dos filhos.
De fato, a psicoterapia me parece indicada para sua filha. Caso ela esteja relutante em iniciar um tratamento individual, há outras possibilidades, tais como os trabalhos em grupo que usam recursos como o cinema e a literatura para estimular a participação dos adolescentes.

Abraços,
Paula Melgaço

Paula Melgaço Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta