Vício em pornografia é considerado um transtorno mental?

Feita por >Lucas · 1 jul 2018 Terapia sexual

Existe tratamento ou medicamentos pro caso ou é por conta da pessoa mesmo? Psicólogos tratam esse tipo de caso?

A melhor resposta 2 JUL 2018

Olá Lucas. Embora você não definiu exatamente o que é a pornografia, ressalto que qualquer tipo de vício pode estar relacionado a um transtorno psiquiátrico (Ansiedade generalizada, TOC, transtornos parafílicos) na medida em que causa algum prejuízo ao portador ou às pessoas que estão ligadas à ele. A psicoterapia é indicada no tratamento e, se necessário, encaminhamento para tratamento medicamentoso.
Espero ter colaborado de alguma forma. abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

4 JUL 2018

Oi Lucas,
Você não explicitou o que chama de vício, no entanto qualquer comportamento repetitivo do qual a interrupção causa sofrimento é um sinal de alerta.
A psicologia trabalha sim com essa questão. Procure um psicólogo para avaliação e ele indicará a necessidade de medicação.
Estou à disposição.
Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

2 JUL 2018

Olá, Lucas!
Sim, nós psicólogos e psicólogas trabalhamos com esse tipo de demanda. A questão da ideação suicida é vista com muito cuidado e, às vezes, pode ser acompanhada também por um psiquiatra.
Em casos emergenciais, ligue para o CVV no número 188 e converse com pessoas capacitadas para te ajudar nesse momento.
Abraços e que seu caminho seja de muita luz.

Luísa Quadros Psicólogo em Brasília