Vale a pena investir em graduação com 57 anos?

Feita por >Neusa · 24 ago 2016 Psicologia clínica

Tenho 57 anos sempre sonhei fazer uma graduação e o curso que quero é psicologia. Algumas pessoas dizem que não devo estudar por causa de minha idade, que deveria procurar algo mais saudável. Não me sinto velha, mas será que eu deva me olhar no espelho e ver que o tempo de estudar pra mim já passou? Dizem que tem tempo pra tudo...

A melhor resposta 24 AGO 2016

Prezada Neusa, boa tarde.
Pensar nesse símbolo de investimento é interessante, pois demonstra um movimento de várias facetas. Investir pode significar colocar algo, acrescentar, ou até mesmo se transformar. É importante refletir que o investimento, não se encontra apenas no nível de dinheiro, mas também a nível pessoal. Investir em algo (ou ir a algo) não parte apenas de você para o mundo (como exemplo a graduação), mas de você para si mesma. É minimamente interessante que você possa compreender o seu desejo. O que te desperta a ideia ou motivação de tentar uma graduação em psicologia e não em filosofia, sociologia, geografia, ou até me outras coisas, como viagens, natação, música, teatro e etc. A idade não é um fator determinante. Pelo contrario ela surge com a experiência da vida e assim ela pode ser uma aliada nessa jornada. O envelhecer pode ser tanto um atributo benéfico ou maléfico, depende da lente que colocamos nesse momento da vida. Na cultura oriental, os cabelos brancos, por exemplo, são atribuídos com a ideia de sabedoria, longevidade e respeito. Podemos sempre pegar como referência essas outras culturas que psiquicamente e espiritualmente trazem ensinamentos profundos sobre o nosso viver humano não acha? Rsrsrs.
Espero ter contribuído e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

1 SET 2016

Bom dia, Neusa.
Sempre vale a pena estudar! É saudável, faz bem para nossa mente, funcionamento cerebral e com certeza, para o emocional, entre outros aspectos. Vivemos em função de sonhos e objetivos. Se paramos com isso, paramos de viver. Por isso busque e 'lute' pelo que quer, que te faz bem e realiza.
Boa sorte.
Um abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

31 AGO 2016

Bom dia Neusa. Com certeza vale muito a pena realizar um desejo, um sonho, pois enquanto há vida temos que ir em busca do que sonhamos e acreditamos. Como diria o poeta Fernando Pessoa, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Vá em busca de ser feliz, porque sem dúvidas , este curso te trará novos conhecimentos e aprender é sempre muito bom. Boa sorte, e não tenha medo de viver. Bjs Rosângela Acioli

Rosângela Acioli Psicólogo em Recife

3 respostas

30 AGO 2016

Olá! Que bom que vc tem vida e tem desejo.
Vamos lá....na verdade ser realista é um ponto fundamental em todo psicoterapeuta do qual não posso deixar de ser... querer estudar psicologia eh lindo....mas seu investimento na área será enorme, e quando tiver formada não vai encontrar colocação com facilidade. Será que compensa estudar por estudar, claro que se vc acredita que vale, mãos a obra...já faça seu vestibular e entre em uma psicoterapia urgente por que isso facilitaria sua compreensão, de tudo que vai ver.
Por outro lado há cursos terapêutico maravilhosos destinados a outros profissionais da saúde, que tratam e cuidam também de pessoas, com formação mais rápida, menor investimento e rápida empregabilidade.
Não é tarde para estudar, mas tarde para se empregar entendeu num curso tão longo, num mercado fechado e seletivo.
Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

30 AGO 2016

Sim Neusa. Há tempo pra tudo. Pra tudo que a gente não teve oportunidade de fazer mais cedo e pode fazer agora. Vá edtudar. Vá fazer tudo o que quiser. A idade mental é a que importa. Se vc se sente com disposição vá realizar o seu desejo. Nunca é tarde pra realizar o que ficou pra traz em algum momento ou por algum motivo. va em frente. Um beijo

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

29 AGO 2016

Neusa, estudar é sempre um bom investimento em todos os sentidos. Assim, não fique preocupado quanto à idade. Mas é bom pensar nos pós e contra para saber que dificuldades e facilidades terá pela frente. Calculando que você entre na faculdade aos 58 anos e se forme aos 63 anos, é bom ver a aceitação no mercado de trabalho para a área que pretende atuar. Se for profissional liberal, como terapeuta, acredito que não terá problemas. Boa sorte.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

26 AGO 2016

Olá Neusa,
Nunca é tarde para realizar sonhos, acrescentar aprendizado e ter uma nova visão de mundo. Super incentivo você a fazer seja esse ou qualquer outro curso, isso lhe dará uma nova forma de olhar. Em minha formação havia uma pessoa com mais de 65 anos! Completou o curso feliz e era uma das que mais incentivava os "novinhos". Não desista!
Fico à disposição,
Andréia Ferreira.

Andréia Ferreira Psicólogo em Recife

11 respostas

26 AGO 2016

Neusa, bom dia. Nunca é tarde para estudar, inclusive estudos mostram que quanto maior a atividade intelectual mais a pessoa está protegida das doenças degenerativas, quando se estuda algo novo, se aprende novas formas de linguagem colaborando com a memória. Portanto estude sim, vá atrás do seu sonho de tantos anos. Posso dizer que sou exemplo disso, hoje aos 54 anos, após 30 anos no mundo corporativo, retomei a psicologia e me sinto tão jovem quanto meus colegas de classe. Um abraço.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

26 AGO 2016

Olá, Neusa!
Nunca é tarde para sonhar e investir em seus sonhos. Se esse é o seu, corra atrás dele! Não posso dizer que será fácil, pois requer muito estudo e dedicação, mas quando se quer muito algo vale a pena. Sempre haverá pessoas que dirão que você não deve fazer algo, seja o que for, sempre vai ter que diga que não vai conseguir, ou que já passou da idade. Vá em frente, boa sorte!

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

26 AGO 2016

Ola minha nobre futura colega de profissão, sim, considero-a uma colega de profissão porque acredito no seu potencial haja visto que ter um sonho de tornar Psicóloga é um dom e que não deve ser esquecido por pensamentos negativos alheios de pessoas preconceituosas. Não é a idade que nos torna velha, mas o fato de não ter um sonho para realizá-lo.
Conheci uma moça tetraplégica que tinha um sonho de se tornar uma psicóloga e não se importou com o que falavam negativamente sobre ela e encarou a faculdade de psicologia e se formou anos depois. O importante é seguir e lutar pelos seus ideais porque essas pessoas que te criticam de forma negativa não tem o potencial que você tem e com certeza não deve ser uma pessoa amiga.
Minha orientação é que você siga seus ideais se isso vai te proporcionar satisfação.
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 AGO 2016

Boa tarde Neuza,
Você não precisa ser melhor do que ninguém para ter sucesso em sua vida. Tire da cabeça essa idéia maluca de ficar se comparando aos outros. Cada pessoa tem uma história diferente, e, portanto, metas diferentes a conquistar na vida, nunca é tarde demais para começar um negócio próprio, ser aprovado num concurso público de altíssimo nível, vencer maratonas, ou mudar de carreira. E, para conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem você não precisa olhar para os outros e se lamentar por não ter começado antes, e nem tentar ser melhor que os outros. Pensar em fazer faculdade em qualquer época é de grande importância, pois tem alguns pontos positivos: primeiro é a obtenção de conhecimentos, mas você tem que se identificar com as disciplinas da área de psicologia. O primeiro ponto que podemos dizer que é positivo para fazer a faculdade de psicologia ou qualquer outra faculdade é a obtenção de conhecimentos. Geralmente, não se pensa muito isso, mas o principal motivo para se fazer uma faculdade é aprender. Creio que este deveria ser o motivo mais importante e só em segundo vir a questão da profissão, o segundo ponto positivo de fazer a faculdade de psicologia é o autoconhecimento. Durante o curso, estudamos diversas teorias psicológicas que nos ajudam a pensar e repensar nossos valores, nossos pensamentos, nossas perspectivas.
Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

25 AGO 2016

Olá Neusa!!
Cada um possui seu tempo, não deixe de realizar este desejo de fazer a graduação da Psicologia!
Realizar sonhos e adquirir conhecimentos agrega muito valor em nossas vidas em qualquer idade ou etapa da vida.
Em minha experiência durante a graduação conheci pessoas de diferentes idades - sua idade nunca será um impedimento para fazer amigos e se desenvolver.
Invista em si mesma!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 AGO 2016

Sempre é tempo de se formar!

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

25 AGO 2016

Prezada Neuza,
Se o curso de graduação é um sonho de se tornar Psicóloga, eu te convido a refletir se o seu sonho tem idade; e ainda de se permitir fazer algo não apenas considerando a opinião de outras pessoas, mas seus sentimentos, seus ideais e aquilo que te faz feliz.
O investimento na formação em Psicologia enquanto profissão é constante, mas para aqueles que possuem a vocação para a prática, o retorno é ainda maior pois somos capazes de trazer mudança a sociedade a partir da atuação nos indivíduos, organizações e em todos os meios em que somos inseridos.
Analise se estas pessoas que estão te dando conselhos não estão somente verbalizando suas crenças pessoais, se são pessoas felizes e realizadas; será que estão falando de você ou delas mesmas? a idade é relevante para algumas coisas em nossa vida, mas quando se trata de aprendizagem, realização de sonhos e projetos, a experiência e o tempo de vida pode ser um motivador maior na tomada de decisão.
Vou torcer para que você tome uma decisão que te faça feliz.

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

25 AGO 2016

Boa noite Neusa

Esta história de que o tempo para estudar, se formar, de que já passou da idade é uma crença que geralmente são passadas para as pessoas. Quando chegamos a uma certa etapa de nossas vidas, onde atingimos nossa maturidade. Justamente é quando buscamos nossa autorrealização. Se estudar psicologia é algo que te deixa feliz, vá em frente. Você pode até, se quiser fazer uma avaliação para confirmar seu propósito de vida, ou missão, mas siga em busca de sua realização. Boa sorte

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

25 AGO 2016

Neusa boa noite. Acho que você tem uma crença disfuncional um pensamento automático negativo, pipocando na sua cabeça. Que evidências você teria que é tarde para estudar??? Qto acredita disso?? Infelizmente as pessoas falam o que pensam, mais não temos que seguir o que os outros falam nunca é tarde para recomeçar, principalmente para estudar. Linda sua atitude, vá em frente, volte a estudar, dou a maior força

Francys De Thommazo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

25 AGO 2016

Nunca é tarde para aprender, ter novas experiências, correr atrás de sonhos, metas e realizações. Vá em frente! Os 5 anos irão passar, com você estudando ou não. Então, por que não fazê-lo? Abraço e sucesso!

Clarice Psicologia e Coaching Psicólogo em Niterói

9 respostas

25 AGO 2016

Ola Neuza,
Nunca é tarde para estudar, se você quer vá em frente. Velha são as pessoas tem mente fechada. Não desista.
Coragem e boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

24 AGO 2016

Neusa, Bom Dia. A aquisição de novos conhecimentos independe da idade cronológica. Att: Márcia Heloisa

Marcia Toledo Psicologia Jurídica Psicólogo em Lins