Tristeza crônica. O que fazer?

Feita por >Cris · 2 nov 2016 Depressão

Estou passando por um momento muito difícil de minha vida, sem emprego e falta de perspectiva. Não considero que estou depressiva porque consigo sobreviver! Não tenho amigos com quem possa desabafar. Tenho minha mãe que acha que pelo fato de eu ser "nova" (34 anos) não tenho o direito de ficar triste. Já fui uma pessoa otimista, mas ultimamente não tenho conseguido. Leio muitos artigos de autoajuda, mas não estão ajudando. Só escrevi para desabafar e ler os conselhos.

A melhor resposta 3 NOV 2016

Boa noite, Cris!
Imagino que o momento que você está passando, não está sendo nada fácil. Entristecermos faz parte da nossa condição humana; ficarmos tristes como uma reação a um evento desagradável, é uma emoção esperada. Mas a tristeza crônica não é normal, não é saudável e pode trazer prejuízos a você e a sua saúde. Podendo evoluir para uma depressão ou uma outra condição. São muitas exigências que temos que administrar, mas você tem uma vida, cuide de você, da sua saúde. Tente olhar para este seu momento atual como uma fase, um momento crítico, mas que você vai conseguir superá-lo. O isolamento não é saudável, não se feche em si própria. Permita-se ampliar e estabelecer seus laços sociais. Isso é saudável. Tente buscar algo de que você gostaria de desenvolver, de aprender. Faça algo por você. Sozinha não é fácil, então, busque aí próximo a sua residência, alguma UBS, policlínica, alguma referência de saúde que ofereça o serviço de psicologia e tente fazer um acompanhamento com algum profissional para ele escutar você, e que você em breve consiga renovar as suas forças e fazer as suas próprias escolhas e olhe a sua vida sob uma outra perspectiva.
Um abraço.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

10 NOV 2016

Entendo como se sente. Num primeiro momento quando estamos desempregados e sozinhos, o mundo parece esvaziar-se, mas depois quando a ficha cai, sabemos que temos que sacudir a poeira e dar a volta por cima, e isso acontece quando procuramos alguém para nos ajudar a sair do redemoinho instalado. Então Cris, chegou o momento de procurar um psicólogo e redirecionar sua vida. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

4 NOV 2016

Cris, escrever para desabafar ou ler os "conselhos" e livros de auto-ajuda não irão curar a tua doença. Eu sugiro que você procure um psicanalista; agende uma consulta e fale um pouco sobre a tua vida. Escrever poder te aliviar, mas se tratar com um psicanalista implica em procurar a cura. Com 24 anos já está na hora de você começar a pensar o que quer da vida.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

4 NOV 2016

Cris, que tal, em vez de escrever para desabafar, ler conselhos e livros de auto-ajuda, que tal procurar um tratamento sério visando a cura da tua doença? Com 24 anos você já tem que ir pensando melhor em tua vida. Eu sugiro que você marque um horário com um psicanalista de tua região. espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

3 NOV 2016

procure um psicologo na rede publica de saude ou um psicologo particular,ok? vc vai se sentir bem melhor e com mais força para seguir em frente!!!!!!

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto