Tratamento para vaginismo

Feita por >Diane P. · 18 fev 2015 Vaginismo

Qual o melhor tratamento para vaginismo? Tenho que tomar algum remédio?

A melhor resposta 19 FEV 2015

O tratamento para vaginismo é a psicoterapia de origem comportamental. Os estudos e pesquisas das últimas 5 décadas demonstram ser uma abordagem eficaz.
Um livro escrito no Brasil mostra mais sobre o assunto: "Vaginismo, quem cala, nem sempre consente!!!" publicado pela Editora Biblioteca 24x7, e escrito por Fátima Protti e Oswaldo Rodrigues Jr.
Não existem remédios que se tome ou injetáveis que curem o vaginismo.
Vaginismo não é uma doença, mas uma perturbação do funcionamento orgânico por erros de aprendizagem do corpo.
Abs.

4 OUT 2023

O tratamento do vaginismo e dispareunia na Terapia Cognitivo Sexual. Nessa abordagem terapêutica iremos ajudar você, dentro do processo terapêutico a construir e desenvolver um estado psicológico positivo em relação a penetração, de uma forma natural e confortável, sem medo, sem dor, em todos os momentos que você desejar se tocar ou ser tocada pelo outro, e quando ir ao consultório ginecológico para cuidar da sua saúde, sem dores, agonia ou medo. Após o nosso diagnóstico iremos orientar sobre a necessidade ou não do acompanhamento da sua ginecologista, o processo é colaborativo e multidisciplinar. Todo esse processo terapêutico acontecerá sem a ajuda de uma parceria, você fará sozinha todos os exercícios, o tratamento consiste na psicoeducação, na escuta e exercícios, de autoconhecimento com uma construção amorável e saudável em relação ao seu corpo e as suas necessidade de amor, afeto e carinho, seguiremos juntas dentro desse desafio. Pois uma vez tratado com a terapia cognitiva sexual, na parte da sua psique, onde trataremos o causador da dor, do medo, do sofrimento, angustia, agonia e da desesperança. Após o tratamento você será capaz de voltar a confiar no seu corpo, resgatar os momentos positivos e livrar-se do medo para sempre. Meu nome é Jane Holetz, sou psicóloga e terapeuta sexual, estou a disposição para ajuda-la neste processo.

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

19 MAI 2022

Vaginismo requer tratamento combinado de psicoterapia com fisioterapia pélvica! A psicoterapia para tratar de questões emocionais, como medo, ansiedade e crenças relacionadas ao sexo, enquanto a fisio pélvica vai estimular a penetração com alguns instrumentos e exercícios. Estou aqui para ajudar!

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

24 FEV 2015

Olá Diane, como está? Existem sim inúmeros estudo que comprovam a eficácia da terapia cognitiva comportamental no tratamento para o vaginismo, porém já existem diversos estudos que afirmam que as outras abordagens tem tido o mesmo número de resultados com relação à remissão de sintomas, isso porque o vaginismo, apesar de ser uma contração involuntária de sua musculatura, é o que chamamos na psicologia de doença psicossomática.
Isso significa que, apesar de o transtorno estar no corpo, ele tem um fundo emocional que necessita ser tratado. Se essas questões emocionais forem ignoradas durante o tratamento, os sintomas retornam.
Nesse caso seria fundamental que você procurasse um profissional especializado em sexologia, pois ele poderia trabalhar com você as duas partes.
Qualquer dúvida estou à disposição.

Bruna Parreira Pessanha Psicólogo em Aracaju

5 respostas

19 FEV 2015

Diane, bom dia. São poucos os casos em que o vaginismo tem uma causa orgânica, na maioria das vezes tem origem psicológica. A medicação pode ser indicada ou não após avaliação médica, inclusive com a possibilidade de uso de medicação para ansiedade. As terapias Comportamentais e Cognitivas tem técnicas que podem ajudar no tratamento.

Neudelon Azevedo Psicologia Psicólogo em Governador Valadares