Transexualidade é uma doença?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 22 mar 2017 Orientação sexual

A transexualidade e trangeneridade é uma doença, ou seja, as pessoas trans podem ser consideradas doentes mentais ou portadoras de algum transtorno mental?

A melhor resposta 23 MAR 2017

Oi Anna. Por muito tempo as identidades trans foram consideradas doenças. Hoje ainda existem diagnósticos nesse sentido, mas não se tratam mais como patologias.

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo

109 respostas

30 MAR 2017

Anna, falar em "doença" é muito errado. A medicina não constatou em nenhuma pesquisa esta questão como sendo doença. Merece investigação psicológica e acompanhamento. Pessoas transsexuais merecem seu espaço e sentir-se bem, independente se seja doença ou não. O transsexual precisa compreender-se, aceitar-se e buscar adequação tendo em vista sua opção. Sentir-se bem é o que traz a sensação de felicidade e realização, independente de cor, raça ou orientação sexual.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

25 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

23 MAR 2017

Ola Anna Paula
Uma pessoa transgênero é aquela que transita entre os dois gêneros, isto é, não se identifica pelo gênero imposto no seu nascimento com base em seu sexo biológico. Para a comunidade médica mundial, os casos de pessoas transgênero ainda estão na lista de doenças mentais, mas a OMS (Organização Mundial da Saúde). O estigma do transtorno mental sobre uma categoria que não representa um transtorno mental é muito pesado. Nem todas as pessoas trans têm disforia de gênero. É muito complicado generalizar. É preciso caminhar cada vez mais em direção à autonomia das pessoas trans sobre o que fazer com suas vidas, seus corpos. Adoecedor, psicopatológico e impactante para a saúde geral das pessoas trans nesses processos é a falta de conhecimento, ética e despreparo de alguns profissionais que rotulam e generalizam estas pessoas impossibilitando uma mudança diagnóstica. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 MAR 2017

Olá Anna!
Do ponto de vista clínico pode ser considerado um transtorno de identidade de gênero que está na classe de transtornos mentais, mas acaba ganhando um peso muito maior do que outros diagnósticos de transtornos mentais como depressão ou ansiedade pela cultura e preconceito ainda carente.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo