Traição compulsiva

Feita por >Clarice · 16 jul 2014 Terapia de casal

Olá. Tenho sete anos de casada, um filho de três anos e descobri recentemente que meu marido me trai compulsivamente desde nosso segundo ano de casados. Ele afirma que não consegue se controlar e quer ajuda. Queremos continuar casados, mas sentimos necessidade de uma intervenção profissional. Seria recomendável que ele faça terapia individual, de casal ou ambas? Obrigada.

A melhor resposta 21 JUL 2014

Olá, bom dia,
De preferência, procure terapia de casal para uma avaliação sobre o relacionamento do casal. A terapia deverá ajudar ambos. Traição em qualquer tipo de relacionamento, seja de casal, amizade ou trabalho, é algo grave que deve ser olhado com muita atenção. Não deixe passar muito tempo e que seu marido esteja disposto a mudar e procurar ajuda, para que possa manter seu casamento saudável.
Abrço, Jorgete Onohara

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

2 SET 2014

Olá Clarice!
Primeiro a terapia deve começar com o seu marido e posteriormente com ambos.
Abraços!

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

2 SET 2014

Começar a terapia individualmente e depois com o casal.

Consultório de Psicologia Angela Cavalcante Psicólogo em São Paulo

1 resposta

24 JUL 2014

Acredito que seria interessante inicialmente algumas sessões individuais e posteriormente te chamaria. Qualquer dúvida, entre em contato.

Michelle Valois Sarmento Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

21 JUL 2014

Olá Clarice! A terapia de casal neste caso seria interessante. Porém, sugiro que inicialmente cada um faça a terapia individualmente. É importante para o terapeuta conhecer a singularidade de cada um e sentir o momento ideal de intervir no casal.
Vejo como positiva a aceitação de seu marido sobre a compulsão e o desejo dele e seu em fortalecer a relação.
A terapia de casal é favorável quando os dois se implicam no mesmo objetivo. Essa é a premissa. Descubram qual o objetivo e tracem uma trajetória com o auxílio de um facilitador mediador: o psicólogo!
Abraços,
Katia

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

21 JUL 2014

Olá Clarice. Duas questões distintas merecem atenção, o impacto da descoberta das traições na relação de vocês e a falta de controle de seu companheiro. Procurem inicialmente enquanto casal e a partir desse primeiro contato, se houver necessidade, ele será encaminhado para a psicoterapia individual. Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraços
Maier Augusto dos Santos

Conhecer e Agir Psicólogo em São Paulo

10 respostas

21 JUL 2014

Olá Clarice, não existe o certo ou o errado. Nesse caso, iria preferir que ambos viessem no primeiro atendimento para inicialmente levantar as expectativas e objetivos do casal. Depois faria atendimentos individuais com ambos, porém, também é de suma importância atendimentos com os dois. Caso queira marcar uma consulta ou tenha alguma dúvida, estou à disposição.

Juliana Ribeiro Arantes Psicólogo em Imbituba

2 respostas

21 JUL 2014

Clarice, inicialmente seria bom começar pelo casal para vocês reequilibrarem minimamente a relação conjugal. Se for necessário, o psicoterapeuta faz o encaminhamento para a terapia individual.

Psicóloga Maria Zelinda Machado Psicólogo em Brasília

7 respostas

17 JUL 2014

Olá Clarice. Enquanto psicodramatista, aceito que tanto o desenvolver saudável, quanto o adoecimento de qualquer pessoa se dá nas relações. A traição conjugal é uma situação séria e de extremo desconforto, para ambos. Uma vez que a situação foi identificada e posta às claras, bem como houve uma decisão conjunta de manter o casamento, é indicado que o acompanhamento profissional seja feito tanto a nível individual (acredito que os dois precisam, cada um por seu motivo, de auxílio individual), como em nível de casal: é extremamente indicado, para que a reconstrução da relação seja a mais saudável possível. É ainda interessante notar que é melhor buscar profissionais diferentes para cada um dos acompanhamentos. Espero ter sanado suas dúvidas.

Psicólogo João Suzart Psicólogo em Salvador

5 respostas

17 JUL 2014

Olá, Clarice. Eu recomendaria terapia individual para ambos, desde que o seu marido faça o movimento dele próprio ir atrás de ajuda. Como é você que manifesta o incômodo, sugiro que você comece a terapia, independente dele, para você poder se olhar e pensar o que é melhor para você.

Psicóloga Karina Simão Psicólogo em São Paulo

3 respostas

17 JUL 2014

Boa noite Clarice!

De imediato, não dá pra responder se é necessária uma terapia de casal ou individual.
É necessário uma avaliação, uma primeira consulta.

Abraços,

Marcia Eliane
Psicóloga Clínica e Especialista em Sexualidade Humana

Marcia Eliane Psicólogo em São José dos Campos

11 respostas

17 JUL 2014

Olá Clarice,

Relações interpessoais são complexas e, às vezes, para o casal superar uma traição e seguir em frente é difícil.
No caso do seu esposo, seria interessante que no primeiro momento ele fizesse uma psicoterapia individual para entender os motivos dessas excessivas traições.
A psicoterapia o ajudará nessa demanda e olhar para o relacionamento, se assim ele quiser, de uma forma mais significativa.
É de grande valia quando o paciente procura ajuda.

Atenciosamente,
Carla de P.Gonçalves
Psicóloga

Psicóloga Carla De Paula Gonçalves Psicólogo em São Paulo