Tontura e coração acelerado podem ser sintomas da ansiedade?

Feita por >Bel · 23 jun 2018 Ansiedade

Faz alguns dias que eu venho sentindo uma tontura, que mais parece uma vertigem. Mesmo sentada ou deitada, eu continuo sentindo. Porém de uns dois dias pra cá, o meu coração acelera sempre que me sinto tonta. Gostaria de saber se isso é comum da ansiedade?

A melhor resposta 24 JUN 2018

Olá Bel. Os sintomas de taquicardia e vertigem estão associados aos transtornos de ansiedade. Porém é importante você procurar um médico clínico para avaliação física a fim de descartar qualquer problema físico que poderiam estar causando sua vertígem, como por exemplo problemas no labirinto (centro do equilíbrio do ouvido e do cérebro). A taquicardia estaria relacionada com a vertígem uma vez que você pode ter pensamentos automáticos do tipo: "algo ruim está acontecendo comigo"; "vou perder o controle sobre mim"; etc. Após diagnóstico clínico é recomendado tratamento psicoterápico a fim de reduzir seus sintomas e controle da ansiedade. Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

29 JUN 2018

Boa tarde, Bel respondendo a sua pergunta sim e não, pois sem uma avaliação médica fica vago dizer algum diagnóstico sobre o que você relata, desse modo sugiro que, procure realizar uma consulta médica para avaliação do seu estado de saúde geral, exames de laboratório, etc., e também uma consulta com uma psicóloga, na terapia fale tudo que sente, suas emoções, sentimentos e todas as questões que te aflige nesse momento. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

27 JUN 2018

Olá Bel, vertigem e batimentos acelerados podem ter causas diversas! Mas pessoas que tem ansiedade frequetemente tem esses sintomas, isso porque nosso corpo precisa se preparar para algo que vai ocorrer.
É interessante você ir ao clínico geral, ele vai solicitar exames e se não tiver uma resposta conclusiva, procure um psicólogo para te auxiliar!

Carolina Bavier Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

24 JUN 2018

Olá Bel. Não necessariamente é ansiedade, mas não pode descartar. Quando você tem a crise você fica sem entender, com medo e isso pode disparar o batimento cardíaco. Seria bom procurar um otorrino para entender suas tonturas. Importante saber a causa. Abraço

24 JUN 2018

Oi Bel , pode ser ansiedade mas pode ser sintoma de algum problema físico ( hipoglicemia por exemplo)
Para tirar a dúvida é importante passar por avaliação médica para entender a origem do seu sintoma e você ter o tratamento adequado.
Um grande abraço. Espero ter ajudado.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto