Tomar antidepressivo?

Feita por >kk-gst · 22 out 2021 Desenvolvimento pessoal

Tenho 19 anos e sou extremamente caseiro
Não tenho amigos , tbm não sinto a menor falta .
Não gosto de sair , prefiro ficar em casa de preferência sozinho vendo televisão , internet , filmes ; E quando preciso sair me sinto desconfortável,fico pensando que eu não em encaixo em tais situações, querendo logo voltar para casa .
Estou receoso de que eu tenha algum tipo de ansiedade e por trás uma depressao escondida
Não sei se devo realizar uso da farmacologia , enfim ... acho muito estranho eu na minha idade está tendo comportamentos tão atípicos.

A melhor resposta 23 OUT 2021

Olá!
Por seu pequeno relato você apresenta sintomas tanto de um quadro depressivo quanto de um quadro de ansiedade.
Por serem transtornos psicossomáticos (que existem alterações tanto no corpo quanto na mente) o tratamento costuma ser multiprofissional - com acompanhamento de um psicólogo e um médico psiquiatra.
As medicações são necessárias para corrigirem as disfunções neuroquímicas quando existem e o tratamento tem começo, meio e fim desde que feito corretamente. A estimativa é de 6 meses a 2 anos depois que se estabilizarem os sintomas.
Não existe idade para o desenvolvimento de ansiedade ou depressão, muito pelo contrário: está cada vez mais presente esses quadros no início da vida adulta e adolescência de acordo dados da OMS.
O indicado é que você agende uma consulta para uma avaliação mais assertiva recebendo orientações sobre diagnóstico e tratamento.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 OUT 2021

Bom dia kk-gst, espero que esteja bem!

Somo seres em eterno desenvolvimento e ao longo de nossas vidas iremos passar por diversas fases bem diferentes umas das outras. O mais importante nesse processo continuo de desenvolvimento, em qualquer uma dessas fases, é buscar sempre ter consciência e clareza do que realmente somos, de como somos e de como nos comportamos. Esse tipo de conhecimento é um mergulho dentro de si, em busca de autoconhecimento, para se entender, se compreender e se relacionar de maneira mais positiva consigo próprio, e, consequentemente, com o mundo, e isso com certeza nenhum antidepressivo ira fazer. O que o antidepressivo irá fazer é te deixar sob efeito de uma substância que, momentaneamente, irá te deixar mais propenso a realizar atividades diárias, mas depois que o efeito passa, tudo voltará a ser como era antes com o agravante que ele irá afetar drasticamente seus hormônios e outras áreas de seu comportamento, pois geralmente os psicofármacos tem muitos efeitos colaterais. Um processo adequado de psicoterapia, levado a sério e com comprometimento, pode te auxiliar bastante nesse processo de autoconhecimento, te levando realmente a outros patamares de existência de forma não passageira, mas sim sólidas e duradouras, onde você pode se surpreender muito consigo próprio, e vivenciar comportamentos que nunca antes pensou que seria possível. Por isso, sugiro que você procure auxílio de um bom Psicólogo para te ajudar nesse processo de abertura pessoal, de autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal, para que você possa trilhar novos caminhos e experimentar novas formas de se relacionar consigo e com o mundo. Não veja seus comportamentos de forma negativa, mas sim com curiosidade e com a consciência do desejo de querer transformá-los em algo melhor para sua própria trajetória. Você deve estar em buscar de uma nova versão de si próprio, mais potente e melhor, e você ainda tem tempo para conseguir o que deseja sem a ajuda de um antidepressivo.

Esperto ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!
Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 OUT 2021

KK GST
Nada contra o gostar de estar em casa, mas ficar em casa para assitir TV - Internet - este é o problema.
Voce está fugindo de voce mesmo. tem medo de ser quem voce é, tem medo de sustentar quem é e de ser o que quer ser.
Precisa recuperar-se sim... precisa peitar os outros, sustentar quem voce quer ser.
Cada um de nós é um diferente e tem que ser diferente. Então seja quem quer ser e defenda o seu ponto de vista.
Logicamente, também precisa respeitar os pontos de vista dos outros, mas não pode se deixar influenciar pela opinião dos outros.
Manter a postura que está tendo não te ajuda em nada. Está com 19 anos apenas.
Pode ser uma personalidade, quando desenvolver a tua forma de vida;
Pode ser um alienado, fazendo o que os outros querem;
Pode ser um frustrado, de mal com a vida e doente, caso apele para os fármacos: é assinar a sentença de fracaso.
A escolha é tua... podes ser o que voce quiser.
Escolha! A vida é sua. Faça dela o que voce quiser.
De acordo com a escolha, vais ter os resultados.
Se precisar de ajuda, disponha, faça psicoterapia.

5817 respostas

23 OUT 2021

Olá.
Se você realmente fica bem em casa sem querer sair, não há problema algum, porém se o desconforto que sente ao estar fora é que te faz querer ficar em casa, então é melhor repensar se não gosta de estar fora de casa ou se trata de outra coisa. Por exemplo, ficar muito tempo na internet ou assistindo filmes pode ser que você adquiriu um vício, e por isso quer ficar em casa, outro exemplo, você pode ter receio de conversar com outras pessoas, mas como disse pode ser apenas que você se acostumou com esta rotina e está tudo bem.
Para entender melhor o que está te acontecendo busque ajuda psicológica.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 OUT 2021

Olá! Você pode gostar de ficar mais em casa e não tem problema pode fazer parte da sua personalidade ser mais caseiro. Ninguém tem que ser a igual às outras pessoas. Agora se isso te incomoda e você têm dificuldade de se relacionar com as outras pessoas em situações corriqueiras é bom fazer uma avaliação para verificar o que está acontecendo. Você não sai porque acha que os outros podem te avaliar ou te julgar? Fica preocupado com o que os outros vão pensar de você? Por que você acha que não se encaixa? Todas essas são perguntas que precisam ser respondidas por você.
Em relação ao uso de medicação é preciso avaliar a necessidade.
Psicólogo não pode passar nenhum tipo de medicação isso é com o médico.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 OUT 2021

Olá Kk-gst! Grato por escrever. Sendo direto: você não tem amigos, não sente falta, mas precisa, necessita. Não gosta de sair, mas gosta das evoluções tecnológicas (televisão, internet, filmes). Precisa aprender a viver diferente. Sair não é questão de escolha, é questão de necessidade, para viver a vida plena. A primeira busca, desde que com persistência, mente aberta, regularidade, é a psicoterapia com psicólogo. Não há dúvida sobre isso. Farmacologia, precisa ser ponderada com profundidade e especificidade.
Dê chances a si mesmo. Procure um psicólogo!
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

23 OUT 2021

Oi! Espero que esteja tudo bem
Seus comportamentos não são atípicos, não se assuste.
Sobre o uso de farmacologia, é importante analisar com calma: apesar de, como psicólogos, não podemos receitar, podemos avaliar se a prescrição está bem feita ou não.
Vejo a farmacologia aliada a terapia como sendo uma muleta: quando os remédios nos ajudam a atravessar por um momento, que precisa ser pontual, e depende da funcionalidade de alguns comportamentos.
Eu recomendo primeiro a busca pela terapia, aí o profissional pode avaliar com mais precisão. Além disso, na própria terapia esses comportamentos podem ser trabalhados, na maioria das vezes, sem o uso dos remédios.
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha