Timidez e medo de falar com pessoas

Feita por >Nan · 30 set 2020 Timidez

Olaa eu sou uma pessoa muito tímida e por isso sou muito calada, não sou de fazer amizades fácil tenho dificuldade e sinto que as pessoas não gostam de mim por esse motivo! Gostaria de ajuda p me sentir uma pessoa melhor mais segura. As vezes as pessoas me chamam de calada, sonsa ou desconfiada e fico mais mal ainda com isso

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá Nan
Mudar a forma de pensar, é um dos meios de você vencer o que sente, e se relacionar melhor com outras pessoas e com você mesma. Para isso precisa estar disposta a enfrentar o desafio dos atendimentos psicológicos, assim como seus "fantasmas internos".
Você diz que sente que as pessoas não gostam de você, no entanto, este pode ser um pensamento desadaptado e se faz necessário entender porque você sente ou pensa isso, e mesmo que isso seja verdade, você pode através dos atendimentos psicológicos perceber o que consegue fazer para enfrentar ou modificar esta realidade. Cada pessoa tem facilidade com algumas coisas e com outras não, em terapia pode-se entender quais são elas. Todas as pessoas tem coisas boas e ruins.
Espero ter ajudado,
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 OUT 2020

Boa tarde Nan,
A Psicoterapia vai ajudar no seu processo de autoconhecimento e nos seus relacionamentos interpessoais colaborando para que você se abra para os relacionamentos e se sinta mais a vontade e segura no meio social.
Eu estou a disposição para ajudar!
Patricia Fortes
Psicóloga
FlorescerPsi

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

1 OUT 2020

Olá.
Muito obrigado por seu contato.
A terapia cognitivo comportamental, na qual entendemos que por causa de uma situação , gera emoções e essas emoções alteram o comportamento pode colaborar muito para ajudar no seu desenvolvimento pessoal, trabalhando seus pontos fortes, assertividade, autonomia, entre outras questões.
Fico á disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

1 OUT 2020

Olá Nan! Grato por escrever. Timidez e medo de falar com as pessoas, implica na crença de estar inadequada, inferiorizada. Essa concepção, é uma concepção psicológica que não tem sustentação nos fatos, posto que cada pessoa é única, rica de possibilidades e potencialidades. O autoconhecimento, a olhada mais detalhada e cuidadosa para as possibilidades e potencialidades, o amadurecimento serão geradores de tempos melhores, nesse aspecto. Cabe lembrar que timidez e cuidado com a fala, na maior parte das vezes, trás mais benefícios do que prejuízos.
Será interessante você passar por trabalho científico com psicólogo, para ampliar a reflexão sobre seus valores, suas qualidades, suas potencialidades, possibilidades, assim como, desmitificar a superioridade dos outros.
Procure por um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

30 SET 2020

Cara Nan, o retraimento e a timidez nos paralisa, deixa a gente meio estagnado e sem saber como agir. E por medo de ser rejeitado, calamos, ficamos na "nossa" e esse tipo de comportamento faz com que os outros pense que a gente é desconfiado, egoísta e metido. Percebo em seu relato que você sofre muito com esta timidez, seria interessante você fazer psicoterapia, com as sessões de terapia você irá trabalhar com essa timidez, criará recursos para se sentir mais segura e confiante, valorizará sua autoestima, ficará mais extrovertida e iniciará as conversas e o contato e o medo de falar com as pessoas vai minimizar. Espero ter ajudado.
Att
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

30 SET 2020

Oi Nan,
A psicoterapia é um processo de fortalecimento emocional. A terapia irá te ajudar nesses conflitos.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo