Terminei há 2 meses e ainda tô um caco

Feita por >Ana165 · 6 fev 2020 Terapia de casal

Bem, ele terminou comigo em junho de 2019, continuamos ficando, até que ele deu fim em outubro falando que não sentia mais o mesmo e por conta de umas coisas que aconteceram. 1 mês depois ele apareceu gostando de outra mulher, e até hoje não consigo lidar com isso, eu penso nele o dia todo, sofro todos os dias, ver que ele seguiu em frente tao rápido me dói, ainda mais por eu não conseguir fazer o mesmo de jeito nenhum...

A melhor resposta 7 FEV 2020

Olá Ana. Términos de relacionamento são muito dolorosos mesmo, independente do tempo que a relação durou.
Quando vemos a outra pessoa seguindo em frente, em outro relacionamento, é normal nos cobrarmos para seguir em frente também, é comum que nós façamos comparações. Contudo, cada um de nós tem seu próprio tempo para processar as situações que acontecem, então não se sinta mal por ainda estar sofrendo por ele, é natural que as pessoas demorem para superar um término, principalmente quando a outra pessoa preenchia muitas partes da rotina da pessoa, existiam muitos planos em comum etc.
Se permita sentir essa dor, está tudo bem em sentir falta da pessoa, em chorar, ficar triste, é importante sentir essas coisas para conseguir superar. Aproveite que está solteira para cuidar de você mesma, fazer atividades que gosta e não faz mais, sair com amigas, tenha contato com pessoas das quais você gosta e que lhe fazem bem. O apoio de amigas, amigos, familiares é muito importante nesse momento para você se sentir acolhida. Se possível, corte o contato com ele, não veja as redes sociais dele por algumas semanas, fazer isso é importante para você conseguir organizar seus sentimentos por ele e se acostumar com a ausência. Tenha paciência consigo mesma, términos e sentimentos envolvidos são difíceis, foque em si mesma, faça atividades e, com o tempo, sua vida estará diferente!

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

9 FEV 2020

Olá Ana, tudo bem?

Olha, os términos são realmente muito difíceis e dolorosos de suportar, ainda mais você que teve contato depois com ele, e ainda viu ele com outra mulher, isso deve ter te machucado muito
Quando perdemos alguma coisa entramos em estado de luto. Isso não serve só para a morte de entes queridos, serve para tudo que tinha algum significado emocional para nós. Pode ser uma casa que gostavamos de morar, um carro, um emprego, um animal de estimação, e também o término de relacionamentos. Isso dói, deixa um vazio profunda. Quando vemos que aquela hora iamos encontrar tal pessoa e ela não está mais disponível para nós sentimos uma sensação horrível. Mas não se finja de forte nesse momento. Chore, xingue, sinta falta, sinta esse luto, e logo esses momentos ruins vão se tornar uma lembrança distante, onde eles não te machucarão mais, e você verá tudo isso como uma forma de aprendizado

Mas enfim, dois meses pode ser ainda que você esteja em estado de luto. Esse estado pode durar de 1 a 3 meses. Agora que tal tentar cobrir o vazio que esse relacionamento deixou? Quando você estava com ela você tinha alguma atividade que fazia e gostava muito? Invista agora ainda mais nessa atividade. Teria alguma coisa que você queria fazer muito, mas os horários ou compromissos dos dois não deixavam brechas para isso? Faça isso agora. Tem algum hobby ou atividade fisíca que você não tinha tempo para fazer, ou ele não queria fazer com você? Invista nisso agora. Pode parecer que no começo você não esteja fazendo grande coisa para sair desse estado, mas você não alimentando essa situação e tendo o foco em outras coisas que te preenchem, pode ser que você veja uma melhora em si mesma

Espero ter ajudado
Abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 FEV 2020

Olá Ana 165! Grato por participar. Você, assim como a maioria das pessoas, organiza o gostar do outro, sem olhar, com a devida proporção, o gostar de si mesmo. O outro pode me abandonar, mas eu não posso me abandonar. Mais: porque o outro vai querer estar comigo se eu próprio me abandonei? Isso aparece nas entrelinhas das ações do dia-a-dia. Você tem que seguir em frente. Resgate seus sonhos e planos que não dependem demais de outras pessoas e realize-os. Ao realizá-los você resgatará o sorriso, a esponteneidade, assim será encantadora aos seus olhos, por consequência, será encantadora aos olhos de outras pessoas. Estude, leia, escreva, faça esportes coletivos, participe de grupos, dance, cante, viaje, etc. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

7 FEV 2020

Oi Ana,
Não queira ser e fazer como ele.
Pergunte a ti mesma: porque necessita de uma pessoa como ele?
Volta-te para ti mesma, descubra a ti mesma, aprenda a amar a ti mesma.
Foque teu objetivo de vida, ao que quer ser na vida.
Tenha a coragem de fazer tudo o que a tua vontade te inspirar, as coisas estão aí para serem experimentadas, não fique escondida. Não fica sofrendo. Envolva-se com coisas boas que a tendência é realizar o que vibramos internamente. Se estás envolta em tristeza e sofrimento, a vida te dá como retorno, tristeza e sofrimento. Colhemos o que plantamos.
Respire fundo e retome a ti mesma. O que for pra ti, a ti voltará, sem esforço, sem sacrifícios, sem sofrimento.
Se a luz brilha dentro de ti, as pessoas se iluminam e se aproximam de ti naturalmente.
Identifique dentro de ti as pessoas que te causam sombra e vem de luz.
Não dê uma de salvadora, de querer ajudar os outros... Cada um constrói a si mesmo.
Invista em Psicoterapia para ser uma ótima administradora de ti mesmo, da tua energia e espiritualidade.