Terapia para fobia de falar em público

Feita por >Pedro Lima · 24 fev 2015 Fobia

Tenho verdadeira fobia de falar em público e isso vem causando problemas no meu trabalho. Queria saber se com a terapia posso perder esse medo.

A melhor resposta 24 FEV 2015

Bom dia Pedro Lima, a fobia ou ansiedade social é um transtorno limitante e causadora de muito sofrimento. A Psicoterapia é sem dúvidas uma ótima alternativa para lhe ajudar a superar esta dificuldade. Acredite, tem tratamento!

Alessandra Oliveira Psicólogo em Blumenau

13 respostas

4 MAR 2015

Sim. A terapia pode lhe ajudar e muito. Mas também pode ler livros de "Como falar em público".

3 MAR 2015

Olá Pedro considerando a respostas dos colegas psicólogos vou dar algumas dicas:
antes da apresentação tente se acalmar respirando profundamente e pensando na sua inspiração e expiração - isso irá cortar a sua fantasia de perigo eminente. Se sua apresentação for em ppt tranquilize-se ainda mais. Caso não utilize esse recurso leve anotações com você e recorra a elas se for necessário (até o Faustão usa dessas colas!) A prática irá leva-lo à perfeição. Secesso pr vc.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

26 FEV 2015

Bom dia Pédro,
A fobia social traz muitos transtornos, a terapia cognitivo comportamental é muito eficaz e trabalha com foco no transtorno de ansiedade com técnicas bem focal. Além da terapia e fono, outro mecanismo que pode ajudar conciliado a terapia é um curso de orátoria ou cerimonial, pois um dos sintomas da ansiedade é a insegurança o medo de falar em público de "errar". Estes cursos fazem você vivenciar o processo criando situações que farão você se familiarizar com situações estressoras. Mas este é um recurso auxiliar que sozinho não resolve o problema. A terapia sim ié o mais indicado.

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

25 FEV 2015

O tratamento indicado é a TCC, Terapia Cognitivo Comportamental, e em alguns casos é preciso apoio de fono. De o primeiro passo, procure um psicólolo que atenda em TCC.

Augusto Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

25 FEV 2015

Olá Pedro a psicoterapia poderá lhe ajudar e muito a perder o medo e a ter menos prejuízos com isso. Abordagens como a Terapia Comportamental e Terapia Cognitivo Comportamental possuem técnicas e metolodogias específicas para casos como o seu. Boa sorte!

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

24 FEV 2015

Pedro boa tarde,
a ansiedade social é um transtorno que traz muito sofrimento e pode limitar seu desenvolvimento profissional. Há pessoas cujo trabalho não requer esta habilidade, porém se isto não se aplica a você, recomendo um processo psicoterapeutico para ajudá-la a lidar com esta questão. Procure uma ajuda.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo

17 respostas

24 FEV 2015

Prezado Pedro,

A terapia vai sim ajudar você com o seu medo de falar em público.

Micheli Campanaro Garcia Ghisleni Psicólogo em São José