Terapia para casal homoafetivo

Feita por >Jeferson · 4 mar 2015 Terapia de casal

Todos os psicólogos trabalham com casal homoafetivo ou é preciso perguntar antes de começar a terapia?

A melhor resposta 4 MAR 2015

Durante a formação em psicologia aprendemos que para a relação terapêutica funcionar e realmente atendermos as necessidades de um cliente não se deve fazer juízos de valores, valorizações diferenciadas por gênero, raça, etc. ou mesmo considerar nossas crenças pessoais acima das do cliente. Por isso um casal homeafetivo ou não, se constitui como um casal.
O que pode acontecer são que alguns psicólogos direcionam suas carreiras para um tipo específico de clientes tornando-se especialistas na temática.
No contato inicial por telefone ou mesmo na primeira sessão você falará mais da sua demanda para a terapia e poderá também perguntar sobre os tipos de clientes que o terapeuta trabalha.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

10 MAR 2015

Olá Jeferson,

a terapia vai trabalhar o papel de cada um dentro da relação, independente se é hétero, gay... por isso não se preocupe, se o terapeuta atende casais, ele deve estar apto para lhes atender.
Você pode estar fazendo terapia online, tem os mesmos resultados que em consultório.

Atenciosamente
Alexandre Pifer

6 MAR 2015

Os Psicólogos devem atender as pessoas independente de sua raça, cor, religião, sexualidade, como visa o Código de Ética. Você pode procurar um terapeuta que trabalhe com casais e caso sinta confiante pode iniciar o trabalho terapêutico. Nem todos os profissionais são éticos ou livres de preconceitos, por isso é ideal você perceber isso nos atendimentos iniciais para que se sinta tranquilo em dar continuidade a terapia.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2015

Prezado Jeferson

Não há necessidade de perguntar, pois o psicólogo deve ser livre de preconceito pois é um estudioso da mente humana.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

6 MAR 2015

Bom dia Jeferson! O profissional que atende casal, de acordo com a minha experiência e a minha abordagem de atuação, independe se é homoafetivo ou se é hetero. Atenciosamente, Israel Antônio.

6 MAR 2015

Bom dia, para qualquer psicólogo, que utiliza a ética, não importam as opções de vida. Estamos tratando de seres humanos. Roberto Costa Pinto, CRP 12/547.

5 MAR 2015

Jeferson,
Não precisa perguntar. O profissional da área, não pode e nem deve fazer diferenças em relação a sexualidade. Fique tranquilo, que o terapeuta de casal irá conduzir seu trabalho, como qualquer outro...Porém é importante que haja identificação da sua parte em relação ao profissional.....

Psicóloga Luana Fernandes Psicólogo em Santo André

7 respostas

5 MAR 2015

A única questão é se o paciente necessita de um atendimento individual ou em casal, alguns psicólogos não atendem casal, atendem somente aquele que procura a terapia.

Daniel Rodrigues da Silva Psicólogo em Araraquara

17 respostas

5 MAR 2015

Nem todos os psicólogos, trabalham com casais homoafetivos, o primeiro pensamento poderia ser por motivo de preconceito, mais a verdade é que a grande maioria não esta apta a prestar um serviço de qualidade a estes casais, devido à formação deste profissional, algumas vezes falta sensibilidade, recursos de formação humana, por isto infelizmente é necessário perguntar antes de começar a terapia, seria muito bom que o profissional psicólogo tomasse posse de sua condição de Cidadão do Mundo, lidando com suas limitações e encarando seus medos, de que forma faria isto? Todo psicólogo deve ser atendido também por outro profissional de psicologia.

Daniel Gil Gomes Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

5 MAR 2015

Jeferson,

Qualquer terapeuta que trabalha com casais provavelmente trabalha com casais homoafetivos. O consultório deve ser um lugar sem julgamentos, sem preconceitos, para que possa ser terapêutico.
Só pontue que o casal se trata de um casal homoafetivo se você se sentir confortável em fazer dessa forma, deverá ser bem atendido independente de orientação sexual, identidade de gênero, ou qualquer outro rótulo social.
De qualquer forma, aconselho a buscar indicações, e o mais importante, considere suas percepções, você saberá na relação com o terapeuta se é o ideal para você.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

5 MAR 2015

Olá Jeferson,

apesar do esforço para atuar com neutralidade, é bom que você pergunte. Porque apesar do preconceito ser um crime existem psicólogos que se reservam de atender determinados grupos porque de alguma forma eles provocam nele uma reação que colocaria a terapia em vias de ser improdutiva. Eu não apenas por uma questão de conhecimento não trabalho com crianças. Imagino que um psicólogo que tenha uma religião com conceitos digamos ortodoxos não conseguirá trabalhar a sua questão com a naturalidade e o profissionalismo requeridos.

Caso encontrem um profissional assim percebam se há preconceito ou apenas uma reserva da parte dele(a). Um é crime e o outro apenas uma limitação do próprio terapeuta.

Att,

Thyago Vargas

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

4 MAR 2015

Oi Jeferson.

A relação homoafetiva é uma relação humana como tantas outras, em nada difere de uma relação heterossexual. Lembro à você que o consultório é para ser um local: seguro, acolhedor, livre de preconceitos e de julgamentos. Portanto, qualquer psicólogo que faça terapia de casal pode estar apto a fazer terapia com casais homoafetivos.

Abraço.

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza