Terapia e tratamento farmacológico

Feita por >Lucia Cavalcante · 19 fev 2015 Psicologia clínica

O tratamento farmacológico acelera o processo terapêutico?

A melhor resposta 23 FEV 2015

Olá, Lucia! Seja bem-vinda!
O tratamento farmacológico quando bem indicado, associado à psicoterapia, mostra-se eficiente em alguns casos. As intervenções ocorrem em instâncias diferentes. Portanto, se faz necessário uma análise funcional para que se entenda a dinâmica comportamental da pessoa e se estabeleça intervenções contundentes para melhor conduzi-la às mudanças pretendidas. Obviamente que o trabalho psicoterápico deve oferecer a melhor terapia para conduzir a pessoa ao entendimento e manejo dos seus problemas dispensando a intervenção alopática, sem negar a sua eficácia.

27 FEV 2015

Dependendo do caso sim.
O tratamento farmacológico, quando bem prescrito, pode ser muito útil para a pessoa e auxilia que se dedique mais ao tratamento psicológico.
Muitos dos psicofármacos devem ser usados apenas sobre real necessidade e o tratamento psicológico auxiliará que com o avanço da terapia a pessoa aprenda novos repertórios e não necessite mais do apoio da medicação.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

23 FEV 2015

Olá, Lucia! Seja bem vinda!
O tratamento farmacológico quando bem indicado, associado à psicoterapia, mostra-se eficiente em alguns casos. As intervenções ocorrem em instâncias diferentes. Portanto, se faz necessário uma análise funcional para que se entenda a dinâmica comportamental da pessoa e se estabeleça intervenções contundentes para melhor conduzi-la às mudanças pretendidas. Obviamente que o trabalho psicoterápico deve oferecer a melhor terapia para conduzir a pessoa ao entendimento e manejo dos seus problemas dispensando a intervenção alopática, sem negar a sua eficácia.

Psicólogo Jorge Cordeiro Psicólogo em Salvador

6 respostas

20 FEV 2015

Olá Lucia Cavalcante! O processo Terapêutico vai ocorrer com maior ou menor intensidade independente do tratamento farmacológico. No caso é levado em conta que tipo de doença esta sendo questionada. O perfil psicossocial e a personalidade do paciente também é levado em consideração. Dependendo da intensidade e frequência dos sintomas que o paciente sente, não é necessário medicamento. As vezes, o tratamento farmacológico desacelera o processo terapêutico, justamente por causa da ausência dos sintomas. Em outros casos, o paciente não consegue ter uma vida social sem os medicamentos. Logo, cada caso deve ser avaliado separadamente.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

20 FEV 2015

Ola
Farmacológico quando a necessidade, caso contrario só vai atrapalhar a vida da pessoa.Muitos casos a terapia resolve oferecendo ótima qualidade de vida,sem precisar de medicamentos.Não tem nada haver com aceleração do tratamento,usado sem necessidade pode ate atrapalhar.Percebo que muitos procuram nos fármacos como magica para resolver, e assim evitam encarar ou enfrentar o problema

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

20 FEV 2015

O tratamento farmacológico é essencial em alguns casos, pois dependendo do diagnóstico ajudará a estabilizar os sintomas do paciente, aliviando o desconforto, mal estar, alucinações, delírios, pensamentos compulsivos, que este possa vir a ter. E dependendo do diagnóstico a pessoa pode ter que tomar a medicação para o resto da vida para controlar os sintomas. em outros casos, o tempo de uso da medicação vai depender do paciente estar engajado na terapia e da avaliação do Psicólogo e do Psiquiatra.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

20 FEV 2015

Prezada Lucia,

Em muitos casos, são recomendadas as duas formas de terapia, pois são complementares.

Atenciosamente,
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

20 FEV 2015

Olá Lucia! Dependendo do caso, sim. Estou à disposição. Abraços.

20 FEV 2015

Os medicamentos psicotrópicos são utilizados, sobretudo, quando os sintomas que o paciente está sentindo prejudicam sua rotina de vida. É quando o mesmo deixa de fazer certas coisas que antes fazia parte da sua vida. Neste sentido, a associação de medicamentos e psicoterapia é fundamental, sendo que o fato dos sintomas se apresentarem com menos intensidade com o uso do medicamento, facilita e contribui para que o tratamento seja bem sucedido.