Terapeuta de casal

Feita por >Graça S. · 23 fev 2015 Terapia de casal

Consegui convencer meu marido a participar de uma terapia de casal, mas ele quer que seja com um psicólogo e não com uma psicóloga. Ele de verdade vai se sentir mais à vontade se fizermos terapia com um profissional do sexo masculino? Isso influencia?

A melhor resposta 24 FEV 2015

Olá Graça! Você escreveu "mas ele quer que seja com um psicólogo e não com uma psicóloga."{sic} Não tenho duvidas que ele vai se sentir mais a vontade e mais seguro diante de um psicólogo masculino, você já respondeu a sua pergunta. O mais importante, que era convencê lo, você já conseguiu, mas e quanto a você, tem alguma preferencia quanto ao sexo do psicólogo? Se não tem, faça a vontade dele. O profissional de psicologia segue o código de ética nas entrelinhas, por isso, é imparcial, atuando sempre com o objetivo de solucionar questões disfuncionais e não assertivas que geralmente surgem como fatores que prejudicam o relacionamento e a harmonia do casal.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

28 FEV 2015

Boa noite Graça!
Se o seu esposo concordou em fazer a terapia de casal já é um grande passo! Se o(a) profissional tiver formação em terapia de casal estará capacitado para fazer o trabalho. A preferência por terapeuta homem ou mulher é mto pessoal; se isto é indiferente para vc, aceite a sugestão do seu esposo e procurem um terapeuta homem, pois certamente se ele já manifestou esta preferência, vai se sentir mais à vontade. O importante, seja homem ou mulher, é q seja um profissional competente. Seja breve! Nestas questôes não há tempo a perder! Abrç.
Sucesso!

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

25 FEV 2015

Bom dia Graça, tudo bem?
Terapia de casal é uma psicoterapia onde ambos participam, tendo como foco melhorias nas dificuldades que o casal vem enfrentando no relacionamento. Pode ser feito por um profissional de ambos os sexos, é natural o homem preferir psicólogo e mulher psicóloga. É apenas uma questão de afinidade.
Abraços.

24 FEV 2015

Olá Graça!
Existem homens que acabam sentido-se melhores realizando terapia com psicológos homens, mas acho que esta é uma questão muito particular de cada um.
Creio que seria melhor vocês avaliaram juntos, a experiência profissional do psicólogo escolhido com terapia de casais, seja ele homem ou mulher.
Pois, o sexo do Psicólogo de nada irá influenciar no desenvolvimento do processo terapêutico e sim o seu manejo clínico para com os seus pacientes.
Att,
Kelli Cristina Dias Machado.

Kelli Cristina Dias Machado Psicólogo em Osasco

16 respostas

24 FEV 2015

Olá...

A escolha do profissional seja homem ou mulher deve ser de comum acordo para que os dois possam se sentir a vontade de expor sua vida.
A questão deve ser de vocês terem um profissional qualificado para ajuda-los.
Boa sorte!

Psicóloga: Keili

Keili Gobi Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

24 FEV 2015

Olá, Graça,
Um psicólogo ou uma psicóloga com formação em terapia de casal estão habilitados para realizar o trabalho, a questão do terapeuta ser homem ou mulher não influência o trabalho, porém no seu caso, seu marido solicitou esta "condição", pois para a compreensão dele deve influenciar. Sendo assim, sugiro que você busque um terapeuta homem para iniciar o trabalho para o casal.
Sucesso!
Abraço, Andréa

Andrea Dias Psicoterapia e Coaching Psicólogo em São Paulo

6 respostas

24 FEV 2015

Prezada Graça,
O terapeuta a ser escolhido pelo casal, seja do sexo masculino ou feminino, dependerá do consenso enquanto casal de qual profissional será o escolhido(a). Pode acontecer de seu esposo se sentir mais à vontade para falar sobre vocês com um profissional do sexo masculino.Se você já tem uma indicação de uma psicóloga e ele de um psicólogo e há um impasse, experimente listar as qualificações do profissional e vejam qual está mais qualificado para atendê-los.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

24 FEV 2015

Não tem influência nenhuma . O todo terapeuta de casal está capacitado para o atendimento. No caso pode ser que ele se sinta mais à vontade conversando com alguém do mesmo sexo.

Maria de Fátima Araújo Martins Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

24 FEV 2015

O sexo do profissional influência para alguns clientes, alguns por exemplo se sentem mais a vontade com um profissional do mesmo sexo.
Pela sua pergunta me pareceu que foi difícil convencer o seu marido a fazer terapia, com isso se o fato de fazer terapia com um homem não for um problema para você inicie a terapia e leve este assunto com um dos assuntos a serem trabalhados.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

24 FEV 2015

Ola
Não e bem assim,nos profissional lidamos bem com vários assuntos ou situações, o importante e procurar ajuda abraço

Psicóloga Jorgete Onohara Psicólogo em Joinville

32 respostas

23 FEV 2015

O sexo do profissional não influencia no tratamento.
Pode ser que seu marido queira um profissional do sexo masculino por se sentir mais a vontade para falar de suas particularidades, ou ate mesmo por achar que uma profissional do sexo feminino poderia se posicionar do seu lado por também ser mulher, o que na pratica não pode existir. Se ele quer um psicólogo homem não há problema algum, pode ser somente uma preferencia assim como, por exemplo, algumas mulheres preferem ginecologista do mesmo sexo. Se essa preferencia dele não te incomodar procure pelo profissional, mas caso você esteja resistente ao profissional homem, tente se perguntar o por quê.

Vanessa Campos Psicólogo em Rio de Janeiro