Tenho vergonha de dizer que estou grávida

Feita por >francieli kirchner · 19 mai 2017 Autoestima

O que faço?

A melhor resposta 20 MAI 2017

Boa noite Francieli, percebo que você não relata os motivos que está por trás deste sentimento de vergonha por está grávida, mas sua fala está carregada de pensamentos de uma história e experiência não muito agradável que pode está causando um certo sofrimento psicológico. Por isso, seria bom para a sua saúde e a do feto que você procure um psicólogo para que você possa ser escutada e orientada sem julgamento e você possa encontrar formas de lidar com está situação de uma forma saudável para ambos. Não se culpe tanto por estar grávida, pois o sentimento de culpa só lhe vai causar dor e sofrimento.

Continue se ajudando e procure orientação psicológica em sua cidade e você verá que conseguirá superar esta culpa e vergonha.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 MAI 2017

Francieli querida,
Verifiquei que você não descreve o motivo de ter vergonha de falar que está grávida. Sentimentos de vergonha podem trazer sofrimento psicológico e em alguns casos não se trata do que as outras pessoas estão falando, sentindo ou pensando sobre você e sim o que você mesma está sentindo e pensando a seu respeito.
Para uma análise mais adequada considerando que você não detalhou na sua fala, é importante que busque suporte de um Psicólogo.
Estarei a disposição.

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

20 MAI 2017

Bom dia, Francieli.
Seria importante você buscar ajuda de um psicólogo para que você relate tudo o que está sentindo, seus medos, a vergonha (o que está por trás dela), sua história, para que você consiga elaborar essa nova informação na sua vida, aceitar e cuidar de vocês. Pois os próximos passos são muito importantes, e viver com essa angústia, com essa insegurança e sofrimento não é bom para vocês. Um psicólogo vai te escutar de forma imparcial, sem julgamentos e vai te ajudar da melhor forma possível e você mesma será capaz de compreender o que está acontecendo com você, elaborar as mudanças, tomar as suas próprias decisões, assumir seus novos papeis e se sentir mais segura diante de tudo isso.
Um abraço.

Psicóloga Giselle Melo Psicólogo em Manaus

56 respostas

20 MAI 2017

Olá Francieli!
Se tiver disponibilidade, procura ajuda de um psicólogo para que seja possível construir segurança para comunicar sua gravidez assim como auxiliar neste processo de mudanças já que está insegura.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo