Tenho vários problemas

Feita por >Zack · 3 fev 2022 Psicoterapias

Desde pequeno não consigo parar de sorrir mesmo forçando etc
Mesmo sentindo muita raiva , nervosismo , tristeza ou simplesmente com vergonha de algo
É meio que automático e repito é sorrir e não rir ( as vezes não acho uma piada engraçada ou nem entendo ela e mesmo assim eu dou um sorriso como se tivesse sido engraçado )
Tento a anos em buscas de respostas pq isso já virou costume e eu só queria demonstrar que estou mal ( bem triste esses últimos 3 anos que parecem 9999 anos )
Não fui diagnosticado nem nada sobre nenhuma doença ,mas também aparento ter as seguintes coisas :
Altruísmo nocivo
Empatia excessiva (tóxica)
Ansiedade ( não comprovada mas única vez que fui ao psicólogo e fiz 10 sessões fui encaminhado pelo médico por ansiedade , eu vi no papel )
Gatilhos de raiva (desde pequeno mas aprendi a me controlar e não é de bater em alguem etc , mas é sobre sentir intensa raiva e ódio momentâneo como se fosse dar tiros ou facadas ou murros muito fortes...no máximo oq fazia pequeno era quebrar coisas ou jogar pq eu não queria bater ou ser violento ou ser considerado um monstro violento pelos meus irmãos e pais).
Me sinto triste / mal pra caralho faz 3 anos e todos os dias ( SIM TODOS OS DIAS) com sensação de barriga estragada e estômago ... Já fui ao médico e ele falou que era coca cola ou chocolate ou café KKKKK sendo que eu nem gosto de nada disso ... só do café mesmo , mas eu parei uns 3 meses de tomar e mesmo assim não se resolveu ! Faço exercícios de calistenia todo dia e sou bem saudável pelo menos fisicamente , mas me sinto totalmente como se meu corpo estivesse uma merda ( zumbi ) .

A melhor resposta 8 FEV 2022

Ola!! As pessoas realmente reagem de formas diferentes as coisas e não há nada de errado nisso.
Pelo seu depoimento precisamos melhorar sua autoestima, sua ansiedade e esses pensamentos de tristeza e raiva que podem ser o início de uma depressão. Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2022

Caro Zack,
Não tente te encaixar em nenhum diagnóstico...
voce está simplesmente agindo fora do teu estado natural, voce está feito um zumbi, sim, mas não porque está doente, mas porque não é o que voce realmente é. Voce se construiu desta forma, se adaptou a um modo de vida que os outros gostavam, aprendeu a dar respostas ao que os outros gostavam, voce nunca priorizou a si mesmo, sempre visou fazer o que outros gostavam, fazer o que era certo para os outros...
Precisa agora autenticar-se, certificar a si mesmo segundo as coordenadas da vida e não dos outros; precisa provocar uma rebelião, ser diferente do que sempre foi, fazer somente o que voce gosta, deixar de ser fingido para si mesmo. Pense nesta frase: "O que eu finjo ser"? Identifique e corrige-se... voce não veio aqui nesta vida para representar... veio aqui para ser voce mesmo, do seu jeito, como voce gosta e não fazer o que os outros gostam...
Vai enfrentar muitos desafios, vai se conflituar com familiares, amigos... eles não vão gostar do que vai fazer, vão te chamar de revoltado, de egoísta, de chato, antissocial... não dê bola e apesar do desconforto provocado vai começar a se sentir aliviado... Isto é sinal de que está rompendo com os "contratos" firmados para ser e viver neste local.
O que sente no corpo, no estômago, é energia bloqueada, provavelmente tua barriga está tensa, contraída, precisa dar um comando dentro de ti para relaxar, que achou a resolução deste conflito.
Provável que necessite fazer Psicoterapia... faça... é o melhor investimento para voce mesmo e vai superar com mais facilidade.
É o caminho para ser voce mesmo e deixar de ser um fantoche.
Abraços

5817 respostas

4 FEV 2022

Oi Zack, pelo seu relato percebo o quanto você se percebe, conhece o que lhe tem acontecido desde pequeno e isso mostra bastante saúde emocional em você. Estou escrevendo isso para você ver a saúde também. Imagino o quanto te incomoda o sorriso sem intenção, se doar, se dedicar aos outros e, você não disse, mas penso aqui comigo que você veja pouco retorno. Seria muito interessante você retomar a psicoterapia, por meio dela e com um profissional de sua confiança, você conseguirá compreender os sentidos do seu sorriso e essa sensação de um corpo de zumbi.

Alessandra Pires Barreto Psicóloga Psicólogo em Caldas Novas

7 respostas

4 FEV 2022

Oi Zack.
Grata por sua participação aqui.
Continue persistente em pedir ajuda para solucionar essa questão. A ansiedade precisa muito ainda ser controlada. Procure dar continuidade à psicoterapia, em especial, a Terapia Cognitiva Comportamental poderá ajudá-lo a identificar idéias, pensamentos e comportamentos disfuncionais que o estão paralisando e causando essa tristeza que é disfarçada pelo falso sorriso aparente. Você poderá enfrentar a Ansiedade junto com o psicólogo de forma prática e com técnicas científicas. Continue com os exercícios físicos mas cuide da mente também.
Fico á disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 FEV 2022

Olá Zack!
É muito interessante esses dois extremos que você vivencia, por um lado externaliza esse sorriso, e internamente sente todo esse misto de sentimentos - raiva intensa, ódio, nervosismo, tristeza, 'zumbi'. Você ressalta que isso vem desde a infância, mas há três anos parece que houve uma piora... É importante retomar na sua história o que esse sorriso, e essa raiva, por exemplo, estavam querendo dizer, o que fez que você encontrasse essas saídas para o que te acontecia... Por isso que um trabalho de psicoterapia seria essencial - para que você pudesse contar sua história e ir construindo esse saber sobre seu sofrimento e suas possibilidades, podendo encontrar outras saídas para tudo isso.
Estou à disposição para marcarmos uma sessão.
Abraços.

Amanda Calvetti Corrêa Psicóloga Psicólogo em Curitiba

3 respostas

4 FEV 2022

Olá Zack! Grato por escrever. Pelo relatado, você vivencia autoestima baixa e automatizou o sorriso como forma de não entrar em contato com os sentimentos e ao mesmo tempo viver uma relação (ilusoriamente) aceitável com os outros. Sabe aquela história "um sorriso abre portas" apresente seu contrário: um sorriso sem afeto adequado gera a percepção de ironia, raiva, inadequação.
Você precisa trabalhar a autoconfiança, a ansiedade, mas precisará bem mais do que dez sessões com psicólogo.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.