Tenho uma filha de 2 anos e 7 meses, coloquei ela na creche, isso é bom?

Feita por >Jenifer · 22 out 2021 Psicologia infantil

Pode prejudicar ela futuramente? Em relação ao afeto? Ou outros coisas ?

A melhor resposta 23 OUT 2021

Oi Jenifer,
Qual a razão de deixar ela na creche? Uma necessidade porque precisa trabalhar? Precisa se dedicar às suas coisas?
Quer se livrar dela? Ela está sendo empecilho para a sua vida? Como sente a sua filha dentro de ti? Um estorvo? Uma dificuldade?
Não há julgamento em te fazer estas perguntas... apenas que esteja claro para voce as razões.
Não é este o fato que pode prejudicar. Mesmo porque na creche ela pode conviver com outras crianças, pode curtir a vida brincando...
Basta que sejas clara e verdadeira contigo mesma e com a sua filha... diga as verdadeiras razões de porque ela está indo na creche e que tal hora voce busca ela.
Isto serve de garantias para a sua filha.
Precisa entender que até, mais ou menos uns tres anos, filha e mãe é uma coisa só, tudo o que voce sente, a filha sente. Por isso, a necessidade de ser verdadeira, de falar pra ela os seus sentimentos, como se sente. Ela fica tranquila e entende.
Lembre-se de que ela é pequena de corpo, mas não de espírito.

5817 respostas

9 NOV 2021

Ola! se você precisar de ajuda é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2021

Olá Jenifer!
Acredito que não!
Mas tanto na creche como na escola é fundamental que você encontre momentos para se dedicar exclusivamente a ela principalmente até os 7 anos que é o período de desenvolvimento da personalidade.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

27 OUT 2021

Bom dia Jenifer, espero que esteja bem!

O contato e o relacionamento com os pais tem um papel muito importante no desenvolvimento saudável das crianças ao longo da vida, mas nos primeiros 7 anos isso assume um peso maior. Em casa os pais podem estar mais presentes no dia a dia da criança, assumindo as responsabilidades pelos atos em sua educação. Ao optar por escolher colocar sua filha em uma creche, é importante ter consciência que você estará delegando essas responsabilidades para terceiros, e concretamente falando, você não terá nenhuma gerência sobre o que estará acontecendo com sua filha na creche enquanto ela estiver lá, e concretamente, você não estará educando sua filha, acompanhando sua filha. Por isso, de antemão, procure conhecer a fundo essa creche, e se possível faça visitas nesse local e acompanhe o procedimento em um dia de trabalho. É importante também observar como sua filha chega da creche, se há alteração de humor, de comportamento, de atitude, de ritmo, porque isso, quando a criança está dentro de casa, é facilmente percebida pelos pais, mas, quando ela está fora, não dá para mensurar o que acontece para que ela possa estar mudando de comportamento. É este tipo de contato diário que é o afeto, e que faz parte do surgimento do afeto na criança, que nessa idade ainda é bem incipiente. Os afetos são construídos diariamente em qualquer um dos dois contextos, como um trabalho de formiguinha. Pode ser que sua filha se adapte bem a essa realidade fora do seio familiar, mas pode ser que não, que realmente ela sinta falta da mãe, de alguém mais familiar. É interessante estar atenta a estes pontos para realizar uma escolha adequada, não só para sua filha, mas para vocês também. Se precisar de ajuda nesse processo, procure um acompanhamento de um psicólogo especializado em crianças, mas só se realmente você sentir necessidade.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 OUT 2021

Olá Jenifer...

Você tem uma filha, e decidiu coloca-la em uma creche...tem se perguntado se isso pode vir a prejudicá-la no futuro, enquanto relações de afeto...

É fato que todo ser grita por proteção, acolhimento, zelo...é tanto cuidado não é?

Mas, não significa que a criança não encontrará isso em outro alguém por um momento...
E que ao voltar para casa não encontrará sua mãe com todo esse cuidado, atenção e preocupação para com ela não é?

Um grande abraço.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

23 OUT 2021

Olá Jenifer! Grato por sua pergunta. Sua pergunta é bastante abrangente, precisaríamos de mais dados, inclusive sobre a tua suspeita. Na maior parte das vezes é bom, mas depende. Geralmente as crianças, no convívio com as outras crianças, com a escola desenvolvem muito, aprendem. O afeto apresenta sua centralidade na qualidade das vinculações, não no fato de ir para a escola aos dois anos e sete meses ou não.
Será enriquecedor refletir com você, contando com maiores detalhes mais específicos.
Estou à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

23 OUT 2021

Olá Jenifer.
Há muitos especialistas que concordam em mandar a criança bem pequena para as escolas, isto porque ela irá aprender a relação social bem cedo, antigamente as famílias eram grandes e moravam todos pertos, além dos irmãos tinham os primos, então as crianças sempre conviviam com outras crianças, mas hoje as famílias são bem reduzidas, então esta interação com a escola é muito benéfica para elas.
Quanto a relação de afeto entre os pais, isto raramente é abalado, e os motivos são voltados à negligências e não a deixar a criança na escola.
Saiba que os filhos percebem as inseguranças dos pais, então quanto mais tranquila você se mostrar ao deixar sua filha na escola, melhor ela se adapta a este ambiente.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

23 OUT 2021

Oi, Jenifer
Espero que esteja tudo bem
Como mãe, é natural que você se sinta pressionada a muitas coisas, mas não se culpe por por sua filha numa creche. Veja quantos pais fazem isso todos os dias.
Desde que a criança encontre um ambiente saudável na creche e em casa, não vejo muito problema, mas é importante que haja um contato de qualidade com ela
Conte comigo se precisar de algo
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha