Tenho uma amiga que tem depressão severa como faço?

Feita por >Ingrid Esteves · 3 mai 2023 Depressão

Ela não tem vontade de se arrumar fica com todo bagunçado só dentro de casa não tem vontade de limpar casa e só chora o dia todo não se maquia ela ama se maquiar e se arrumar mas quando a depressão ataca ela fica assim. O que fazer ?

A melhor resposta 7 MAI 2023

Ingrid Esteves
O que pode fazer por ela é incentivar para que busque a Psicoterapia para ela resolver os seus problemas.
Nada mais pode fazer por ela, não tem poderes sobre outros; eles mudam, se quiserem.
Se ela preferir ficar sofrendo é porque precisa sofrer, deve deixá-la sofrendo, afastar-se dela quando não quiser sofrer junto.
Cada um faz as suas escolhas e sofrer é uma escolha, temos que respeitar as escolhas dos outros.
Cada escolha gera suas consequências pelas quais cada um é responsável.
Abraços

5817 respostas

27 JUN 2023

Terapeuticamente falando é muito difícil somente pela amizade conseguirmos realmente ajudar, é preciso que sua amiga passe por algum tipo de intervenção, mas diante desse caso estar perto, não deixá-la se sentir sozinha, ser uma companhia ajuda muito. Que bom que ela tem alguém que se importe com ela como você se importa. Espero que ela fique bem. Um abraço!

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

8 MAI 2023

Olá Ingrid, o primeiro ponto é: o que você chama de depressão? A depressão é um diagnóstico de um transtorno mental e existem muitas manifestações diferentes dela (diferentes tipos de depressão). Algumas pessoas tendem a associar alguma tristeza a depressão e é importante ter cuidado com isso. Então o primeiro ponto é ser avaliado por um profissional psicólogo ou psiquiatra para avaliar se existe um quadro depressivo estabelecido. A depressão tem esse caráter de diminuir a energia e vontade de realizar as coisas, sim, mas tem muitos outros sintomas e comportamentos associados. No acompanhamento profissional o paciente vai aprender, através da orientação do profissional, a lidar com os sintomas e comportamentos associados, e o a família pode também ser orientada nesse processo. Então buscar atendimento profissional é fundamental nesse processo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 MAI 2023

Olá Ingrid Esteves, espero que esteja tudo bem com você.

Muito obrigado por compartilhar o seu relato conosco, vamos tentar te ajudar no que for possível. Primeiramente, é importante compreender que sua amiga vai precisar de apoio e atenção para sair desse quadro em que se encontra. O apoio profissional, neste caso, vai ser fundamental para que sua amiga possa restabelecer o equilíbrio de sua vida. Através desse acompanhamento, será possível observar as causas e propor formas para lidar com esses sentimentos que estão prejudicando a vida dela, e indicar formas concretas de superá-lo. Procure incentivá-la a procurar ajudar de um profissional especializado, neste caso o profissional de Psicologia é o mais indicado, para que ela possa iniciar seu processo de psicoterapia. Com um acompanhamento sistemático e continuo, junto a esse profissional, certamente ela terá boas chances de reverter esse quadro, e voltar a ter uma vida harmoniosa e positiva. A presença de amigos, incentivando ela a não permanecer nesses estados, e oferecendo possibilidades para ela ocupar o tempo de uma maneira positiva, é muito importante também. Presença humana e contatos sociais são indicados em quadros depressivos, de maneira geral, além de atividade física. Mesmo assim, não deixe motivá-la a buscar ajuda profissional o quanto antes, pois cada vez que o tempo passa, e ela permanece nesse estado, mas ela vai perdendo a oportunidade de aproveitar a vida de outra maneira, se "acostumando" a permanecer sempre nesses estados emocionais depressivos. Seu papel, o de outros amigos, e de familiares, serão importantes para ela agora. O quanto antes ela iniciar um processo de psicoterapia para lidar com essa questão, mais benéfico será. Torço por vocês.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

4 MAI 2023

Oi, Ingrid!
A depressão pode afetar muito o funcionamento de uma pessoa, e é importante lembrar que ela não tem culpa disso. No caso da sua amiga, é realmente possível que a falta de vontade de se arrumar e de limpar a casa sejam sintomas de depressão.
A depressão é uma doença, e que é possível tratá-la. A terapia psicológica pode ser muito útil nesse processo, ajudando a pessoa a entender suas emoções e lidar com os sintomas da depressão. Além disso, é importante que a pessoa receba um acompanhamento médico adequado, pois em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos. Por isso, é importante que sua amiga procure ajuda profissional para superar esse momento difícil e voltar a ter uma vida mais saudável.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

4 MAI 2023

Olá Ingrid.
Muito valida a sua preocupação por sua amiga.
Em um primeiro momento, o ideal é que ela se sinta acolhida e que ela entenda que a dor dela é valida e real, caso exista culpa por estar nessa situação.
Oriento que ela procure auxilio psicológico e psiquiátrico para que a mesma tenha um tratamento adequado com profissionais qualificados para o caso dela.
Se faz necessário entender as razões que a trouxeram para o quadro atual e a psicoterapia pode ajudar.

Fico a disposição caso desejem minha ajuda.

Priscila Santos Presente Dias
Psicóloga Clínica - Especialista em Neuropsicologia, Psicanálise e Psicologia Hospitalar.

Priscila Santos Presente Dias Psicólogo em São Bernardo do Campo

7 respostas

4 MAI 2023

Olá Ingrid, tudo bem? É importante que sua amiga faça acompanhamento com profissionais (psiquiatra e psicólogo) e para além disso, o que você pode fazer no momento e ser a rede de apoio dela, tentar fazer com que ela saia, acompanhar nas consultas e fazendo esse movimento de apoio para que ela possa ir aos poucos se movimentando. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

4 MAI 2023

Olá Ingrid! Obrigado por perguntar. Pessoas com depressão severa não podem ficar sozinhas, mas devem ser acompanhadas, apoiadas por seus familiares. Devem, ter avaliações profundas e consistentes por parte de psicólogos e psiquiatras. O que você deve fazer será alertar aos familiares dela, e naquilo que é adequado e razoável para um amigo, você deve ser companhia.
Caso deseje, estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.