Tenho transtorno bipolar. Como a psicoterapia pode ajudar?

Feita por >José Airton · 23 ago 2017 Transtorno bipolar

Tenho transtorno bipolar,já tive dois episódios maníacos e em ambos os casos acabei atribuindo a mim mesmo qualidades que não tinha (senso de grandiosidade).Como a psicoterapia pode me ajudar para que não tenha uma recaída futura?Atualmente faço uso de medicação.

A melhor resposta 23 AGO 2017

Boa tarde, Caro Airton você só precisa entender que antes de existir a doença em você, você já existia como uma pessoa que está o tempo todo interagindo com o meio ambiente e absorvendo todas as influências do meio. Quando você faz o tratamento medicamentoso com psicofármaco você está tratando a doença, entretanto como você é um ser humano que está em sofrimento é imprescindível que faça também um tratamento psicoterapêutico para poder trabalhar a forma como você lida com determinadas situações do seu cotidiano que estão sendo fatores predisponente do desenvolvimento da bipolaridade. Qualquer abordagem psicológica poderá ajudar no tratamento psicoterapêutico de sua demanda porque todas são eficaz. O importante para que o tratamento obtenha êxito é você querer se autoajudar se permitindo e reconhecendo que você tem uma doença que altera o seu humor e afeta a sua vida psicológica e social.
Espero ter ajudado, Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 AGO 2017

A psicoterapia irá lhe ajudar a aprender a viver com a bipolaridade. Os sintomas podem se estabilizar significativamente com a medicação, mas também podem surgir novos além do “senso de grandiosidade”. Com a terapia você poderá identificá-los mais rapidamente.
Com o aprendizado de conviver com os sintomas você poderá também aprender a como buscar ajuda de acordo com os sintomas que surgirem.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

24 AGO 2017

Olá José!
O controle do transtorno bipolar é fundamentalmente medicamentoso, prevenindo altos e baixos e atuando diretamente na estabilidade do humor. A psicoterapia agrega valor ao tratamento lidando com as questões emocionais e auxiliando na minimização de prejuízos decorrentes da mania por exemplo.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 AGO 2017

Bom dia José,

No transtorno bipolar os sentimentos variam entre a mania e a depressão. Como o colega já afirmou, o medicamento não o ajuda a elaborar os sentimentos que o levam a estas fases. Sugiro que procure ajuda psicoterapeutica, para refletir e poder complementar o tratamento.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

23 AGO 2017

José,
é fundamental que você procure um psicanalista e frequente seu consultório no mínimo uma vez por semana, pois só medicamento não vai te ajudar na elaboração do transtorno apresentado. Procure um psicanalista em tua região e negocie com ele o tratamento. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André