Tenho sentido sentimentos intensos, como medo e raiva. Devo me preocupar?

Feita por >Pedro · 21 mai 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou ansioso, porém tem acontecidos situações que antes não me deixavam em crise, e hoje simplesmente acontece. É como ligar um interruptor, do nada. Sinto principalmente raiva, e é por motivos que são considerados irrelevantes, como a forma de falar/agir.

A melhor resposta 22 MAI 2020

A raiva é uma emoção muito comum que todos nós sentimos, mas sai da normalidade quando gera muito desconforto e/ou prejuízo na nossa vida. É importante que você se preocupe sim e procure ajuda psicológica para que na terapia seja trabalhada a ansiedade bem como as situações que tem desencadeado esse sentimento de raiva em você, a fim de manter seu equilíbrio emocional.

Quezia S. B. Belo Psicólogo em Campo Grande

4 respostas

5 JUL 2022

Olá Pedro.
É importante perceber os motivos que te trazem esta sensação de raiva e medo, procurar identificar os pensamentos que vem a sua mente para se sentir assim, depois de identificar estes pensamentos então se trabalha como fazer a flexibilização deles para poder se sentir melhor.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 MAI 2020

Olá Pedro! grato por participar. "Do nada" é uma expressão que ciência sempre se propõe a superar. Você citou um problema. É preciso situar o problema, conectar com a sua idade, os últimos acontecimentos de sua vida, dentre outros dados. Com o amadurecimento, em tese, aprendemos que tudo passa, aprimoramos a forma de lidar com as situações. Pelo seu relato, as repetições e os novos significados estão desencadeando crises, que precisam ser descritas. Será importante conhecer mais profundamente para emitir uma posição para qual você dá duas possibilidades: preocupar ou não. Aprofunde o entendimento. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.