Tenho problemas pra me importar com as pessoas

Feita por >Gabriel · 26 out 2017 Psicologia clínica

Sempre fui muito desligado das pessoas, cheguei a namorar mas nunca conseguia me entregar por completo. De um tempo pra cá tenho percebido que cada vez mais me importo menos com as pessoas ao me redor, nem quando perdi um amigo próximo ou a minha avó me importei, era como se nada tivesse acontecido, assistia as pessoas chorando e me pergunta o porquê disso já que pra mim não faria diferença. O tempo todo finjo me importar se as pessoas estão bem, finjo estar triste por uma derrota delas ou feliz por uma conquista, mas na verdade pra mim tanto fez como tanto faz. Sei que tem alguma coisa errada comigo e a verdade é que já estou cansado de atuar, de fingir me importar. O que posso fazer pra tentar mudar isso?

A melhor resposta 26 OUT 2017

Gabriel, isso que você está relatando pode ser um embotamento afetivo, é como se as emoções não funcionassem em você (explicando a grosso modo). Pode ser um mecanismo de defesa seu para lidar com eventos dolorosos, ou pode ser um sintoma de algum quadro relacionado à sua personalidade. Em todo caso, somente fazendo psicoterapia você será capaz de compreender melhor isso e poder ser mais autêntico, ou seja, ser você mesmo. Então busque um psicólogo e aprenda mais sobre si mesmo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

30 OUT 2017

Olá Gabriel,

Que bom vc ter percebido que algo não está certo, que você não está se permitindo envolver de verdade com as pessoas, ou compartilhar suas emoções com elas delas. Esse é o primeiro passo, se incomodar. A partir daí, torna-se possível fazermos algo a respeito.

Seria interessante vc falar a respeito de sua história, pra identificar o que acontece que lhe deixa tão fechado. Você estar se protegendo, ter algum medo iminente, são inúmeras as possibilidades. Por isso você precisa FALAR SOBRE, relatar a sua história, com ajuda profissional vc irá identificar o que acontece para levar uma vida plena, com os medos e as emoções na medida de uma boa qualidade de vida.

Grande abraço,
Thais Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

28 OUT 2017

Olá Gabriel!

Os laços sociais são tecidos e estruturados pela linguagem e todo laço social é, portanto, um enquadramento da pulsão. Para que você possa compreender como esse fenômeno tem se dado na sua história, busque um profissional e agende uma entrevista inicial para que esses atravessamentos possam ser analisados.

Um cordial abraço,
Berenice.

Berenice Fischer Lindenberg Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

27 OUT 2017

Gabriel, na vida algumas vezes fugimos do que não nos permitimos entrar em contato, por que há no inconsciente um registro de dor, no seu caso, você está consciente do que não sente e que está cansado de fingir, isso é um ótimo sinal, vc está consciente de essa forma não lhe faz feliz.
Entendo que o auto conhecimento através de uma Psicoterapia seria ideal, para que vc se aproxime de você mesmo. Siga em frente.
Espero tenha ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

27 OUT 2017

Olá Gabriel
O melhor a fazer é procurar um psicologo ele irá ajudá lo a entender do que vc tem medo pois isso pode ser uma forma de auto defesa, uma espécie de fuga.
Procure ajuda.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro