Tenho problemas de comunicação com os outros

Feita por >Leonardo Gomes Batista · 25 nov 2018 Habilidades sociais

Nunca sei o que falar, mesmo que seja sobre algo que eu saiba. Não consigo puxar as palavras certas e explicar/me expressar direito sobre certa coisa. Tenho grande dificuldade de conversar com os outros até por texto online (Ex:Whatsapp,facebook).

Quando vou a algum lugar, eu sempre penso antes no que e como posso falar/conversar lá. Mas quando chega na hora... não sai nada, simplesmente some tudo da cabeça e eu fico com cara de banana pros outros ("Esse aí é doido"). Por isso sou muito calado e fechado, não consigo falar nem com os meus amigos direito mais.

Ano que vem vou começar a fazer faculdade e começar a trabalhar, queria começar com o pé direito e dar uma boa primeira impressão às novas pessoas que vou conviver. Mas com a atual situação , vai ser um desastre. Por essa razão tenho certa urgência, estou desesperado.

Já estou pesquisando sobre psicólogos p/ ir faz bastante tempo, por isso a minha expectativa esta muito alta, mas ainda não criei coragem de ir. Tenho medo de me acabar decepcionando, e principalmente, que eu gaste dinheiro e não resolva muita coisa.

- Demorei umas boas horas para tentar me explicar aqui. E ainda tive que pegar muitas referências de outras perguntas com uma situação parecida com a minha. Pois nem saber explicar direito o meu próprio problema consigo... -

A melhor resposta 26 NOV 2018

Olá Leo. Você teve ótima ideia de procurar um psicólogo para iniciar a psicoterapia. A Psicoterapia cognitivo comportamental tem excelentes ferramentas para aquisição de habilidade social em todos dos contextos. Através de reestruturação de pensamentos desadaptativos do tipo "E se eu falar besteira?" "Vão me achar louco se..." "Ser o centro da conversa é assustador" e ensaio de comportamentos - postura corporal, como, o que e quando falar de modo a se sentir mais confiante e desenibido.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

27 NOV 2018

Ola tudo bem?
Você ja pensou em fazer um trabalho de análise para entender da onde vem essa dificuldade de se expressar ?
Creio que a terapia irá te ajudar muito nessa dificuldade que você vem enfrentando.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

26 NOV 2018

olá, Leo. Este sintoma de dificuldade em se apresentar em ambientes sociais, e dá pelo elevado grau de ansiedade, causado por autocobrança, insegurança, medo de ser criticado e de falhar. E este comportamento e pensamento pode ser trabalhado em psicoterapia. E vc já deu o primeiro passo em procurar ajuda que irá facilitar o progresso do seu sucesso. Aguardo retorno, abraço Psicóloga Silvana.

Psicóloga Silvana Lima Meira Psicólogo em Barueri

10 respostas

26 NOV 2018

Léo Bom dia, releia o que vc escreveu? Vc se comunicou muito bem, será que é vc que acha que não sabe o que falar? Vc falou tudo muito bem, só precisa confiar mais em vc!!! Qq dúvida estou à disposição, abs

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro