Tenho problemas com meus relacionamentos.

Feita por >Denise silva · 9 nov 2021 Desenvolvimento pessoal

Sempre atraio homens que acabam ficando,financeiramente dependentes de mim. Não importa oque eu faça, todos eles no início trabalham. A medida que o tempo vai passando,ou ficam desempregados ou não querem mais trabalhar. Eu acabo assumindo as contas da casa e me tornando o homem da relação. Não aguento mais isso. Oque faço para mudar essa situação ?

A melhor resposta 10 NOV 2021

Olá Denise! Que boa tua pergunta. Você não está percebendo, mas está se envolvendo com homens, sem pesquisar a história deles. Pessoas (homens ou mulheres), que vivem história habitual de trabalho consolidada, não conseguem ficar sem trabalhar, a não ser por uma impossibilidade. Então, das próximas vezes, antes de assumir envolvimento com homens, pesquise a história deles. Qualquer homem que tenha mais de trinta anos, que tenha tido os últimos sete ou oito anos de trabalho (que pode ser trabalho literal ou mistura de estudos profundos associado a trabalho), não pararão de trabalhar. Exemplo: uma pessoa que tenha passado dos vinte aos vinte e cinco anos de idade estudando Engenharia, que dos vinte e cinco aos trinta esteja trabalhando em algo que gera sustento, com estabilidade de cinco anos, na direção das ocupações específicas da Engenharia, não irá parar de trabalhar. Em que medida, sem se dar conta, você não está se desvalorizando e "comprando" pessoas ainda imaturas?
Estou à disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de quarta onda pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falso cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

11 NOV 2021

Olá Denise. Li seu relato com muita atenção. Você trás ao nosso conhecimento que percebeu, em suas reflexões, o fato de assumir o lugar do "homem da casa" ao ter a obrigação de assumir as despesas após: ausência da vontade de trabalhar de seu(s) parceiro(s) e/ou desemprego repentino ou não. Gostarias de mudar a situação pois lhe é insuportável. A priori, gostaria de ter uma fórmula para lhe entregar como resposta. No entanto não possuo. As muitas situações da sociedade, colocam aos homens e as mulheres papéis...aquele que provém tudo, e aquela que cuida de tudo. É um ato conservador. Os tempos mudaram para que isso se misture, a tal ponto em que não haja identidade fixa, mas, combinados, divisões. Tem lhe causado sofrimento ver seus parceiro(s) nesta situação, talvez, isto vai depender de sua vontade, comunicar como você se sente, pode ajudar neste aspecto específico de seus relacionamentos.

Um grande abraço, Hugo Carvalho.

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

10 NOV 2021

Oi Denise,
Precisa resolver este problema que tem de se envolver com a vida dos outros;
Precisa adquirir, conquistar mais amor-próprio, permitir-se usufruir mais da vida, sem culpa, sem achar-se injusta por ter mais condições que os outros.
Precisa compreender o que está vivendo e porque as coisas acontecem desta forma.
Em suma, precisa fazer psicoterapia para localizar a fonte onde tudo isso começou. Compreendendo isso, vai tirar o peso interno que sente em dever ajudar os outros. Voce não tem que sustentar ninguém, mas para isso, precisa corrigir a informação inconsciente que comandam as tuas ações, hoje.
Continuando dessa forma, atrai sempre pessoas que se colocam dessa forma para despertar em ti o sentimento de ajuda.
Assim, voce não ajuda elas porque as torna mais frágeis, ou permite que elas fiquem deitadas no "berço esplendido".
Voce não precisa ajudar para ser querida. Voce não precisa das outras pessoas para viver.
Precisa apenas de si mesma, amar-se e usufruir o que a vida está te oferecendo e ser grata por tudo isso.

5817 respostas

10 NOV 2021

Oi, Denise
Quando algumas situações se repetem com frequência na nossa vida, precisamos observar que, em várias delas, nós somos o denominador comum entre elas.
Por isso, num processo seguro de psicoterapia você poder a avaliar como se coloca diante desses relacionamentos, como eles são escolhidos e construídos.
Conte comigo se quiser aprofundar essa jornada
Um abraço

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha