Tenho mania de intensificar dores em meu corpo.

Feita por >Marcio Silva · 26 nov 2020 Problemas psicológicos

Tenho 30 anos e desde muito novo tenho a mania de intensificar dores que aparecem em meu corpo ou até provocar o surgimento de novas dores.

Um exemplo que posso citar é que recentemente me surgiu uma dor na junta do meu dedo mindinho, a dor demora a cessar devido eu estar sempre provocando a dor para que doa cada vez mais para que eu possa estar sentindo a dor. Qualquer dor, seja no joelho, pés ou mãos leva mais tempo necessário para curar devido esse meu comportamento.

Nunca busquei ajuda profissional para esclarecer esse comportamento estranho, porém é algo que sempre me despertou curiosidade.

Em pesquisas pela internet sempre me deparo com o termo "Masoquismo", porém custo a acreditar que seja isso. Alguma ideia do que pode ser esse comportamento?

A melhor resposta 27 NOV 2020

Este comportamento quer dizer que estás querendo ser vitimizado para chamar atenção das pessoas, está se sentindo carente, apelo para as dores, cria, inventa as dores para que as pessoas tenham pena de ti mesmo.
Então, pare de ter este comportamento infantil assume-se como pessoa, como ser humano que veio aqui para lutar e não para sofrer.
Precisa fazer Psicoterapia para conhecer-se, para crescer, deixar de ser infantil e assumir o comando da sua vida. Quando coloco "deixar de ser infantil" não é pejorativo não, mas simplesmente porque está preso por um bloqueio emocional que sempre te move a ter este comportamento para despertar a atenção dos outros.
A vida é sua e só sua. Pode fazer dela o que quiser. Tem a possibilidade de construir a realidade que voce quiser.
Se quiser continuar assim, é escolha sua e não da vida. Logicamente és responsável pelas doenças que surgirem no teu corpo porque assim voce decidiu escolher.
Qual o teu objetivo de vida?
O que espera alcançar? Quais as suas metas?
Precisa ampliar a sua consciência.

5817 respostas

27 NOV 2020

Olá Márcio! Grato por escrever. Certamente essa dor mascara, disfarça outras demandas. Lá no início, certamente as coisas eram ligadas mais diretamente. Com o passar do tempo as relações vão somando situações e símbolos. Uma rotina de vida bem temperada, envolvendo cansado físico, alegria, sono correto, alimentação correta, trabalho, esporte, diminui bastante esse tipo de situação. Ocorre que, provavelmente, ao longo de tua história, você foi, sem se dar conta, direcionando essa forma de comportamento como jeito de desviar a atenção a outras coisas.
Será enriquecedor, esclarecedor e conscientizador, você passar por conduta científica com psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

27 NOV 2020

Marcio.o que vc faz é uma espécie de auto mutilação. Normalmente quem faz isso diz q é para ser maior q a dor interna. Verifique seus pensamentos e sentimentos. Se faz sentido.
Se vc quiser é precisar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 NOV 2020

Oi Marcio

Masoquismo, de certa forma tem a ver com a dor pelo prazer da dor. Muitas vezes, está relacionado à satisfação sexual. Há pessoas que buscam sensações corporais em função de sensações emocionais - para sentir no corpo uma dor que é emocional ou para diminuir a atenção às dores emocionais com uma dor física, por exemplo quando alguém se machuca intencionalmente.

Muitas podem ser as motivações e explicações para que você tenha esse tipo de comportamento, mas isso depende de cada pessoa. Para entender o que se relaciona com o seu comportamento, é importante que, junto com um profissional da psicologia, você possa refletir sobre essas situações e sensações. Não há uma receita ou uma regra a respeito das explicações para os comportamentos humanos. Cada pessoa tem suas especificidades.

Anônimo-370029 Psicólogo em Curitiba