Tenho dificuldade para estudar e estou muito desmotivado, o que fazer?

Feita por >Haben Sueha · 13 abr 2021 Dificuldades de aprendizagem

Olá, Estou na faculdade na área de exatas, um pouco ansioso pelo acumulo de matérias e com muitas dificuldades para entender o conteúdo diariamente.
Sempre tive dificuldades acadêmicas desde o ensino médio e não corri atrás de melhorar através de ajuda médica, ou até mesmo pedir ajuda para os professores e/ou para meus pais.

Atualmente sou sustentado pelos meus pais, ou seja, tenho muito tempo livre e não tenho que ocupar minha mente e corpo para trabalhar, a não ser limpando e organizando a casa.
E por eu ter tempo livre, poderia ter mais dedicação aos estudos mas eu não tenho... Eu assisto minhas aulas de manhã e fico com muitas dúvidas e mesmo sanando as mesmas para os professores, não entendo muita coisa da aula e claro, tenho o resto do dia para estudar, mas acabo não estudando por conta que prefiro ocupar minha mente com coisas mais divertidas e mais produtivas do que estudar que veem me sendo uma tarefa muito complexa e cansativa, e esse ciclo vai se repetindo diariamente e não sei o que fazer. E Também quando vou estudar, sempre me da sono, esse sono nunca saí, nem com café.
E o pior é quando chega as avaliações, eu tento estudar em cima da hora mas é tarde demais, e não me resta outra opção a não ser colar e depois fico muito arrependido.
Já me disseram que sou bonito, me disseram que sou inteligente, me disseram que tenho potencial para muitas coisas... Mas eu to duvidando de mim mesmo quando me olho no espelho.

A melhor resposta 14 ABR 2021

Olá Haben! Boa tarde!
Como vai?
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional e poderá auxiliar na compreensão do que vem motivando essa autosabotagem nos estudos e procrastinação. Os aspectos sobre suas inseguranças e dúvidas em relação a si mesmo também devem ser aprofundados.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 ABR 2021

B noite., Vc está confuso pelas atitudes q vc toma,
Fazer um curso superior exige muita dedicação.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

14 ABR 2021

Olá Haben...
Que bom que compartilhaste um pouco desse seu sofrimento..
Percebo que você está com a autoestima baixa, com muitas dificuldade de se concentrar e focar em um propósito (estabelecer metas), além de não ter uma motivação para os estudos. Além de estar estudando um curso, que me parece, que não gosta, estuda por obrigação, o que torna o estudo ainda mais chato e cansativo. As dificuldades a que se refere podem estar relacionadas ao "estudo forçado", pois tudo o que fazemos contra nossa vontade se torna chato. Com muito tempo ócio, sem ter o que fazer ou estudar, coisas que podem não ter importância acabam preenchendo o seu dia.
O ideal neste caso, procurar ajuda de um psicólogo com formação em orientação profissional e de carreira, para avaliar mais afundo o que está provocando essas dificuldades no estudo, além de trabalhar com você o autoconhecimento, auxiliando-o a identificar quais áreas de estudo você tem mais afinidade e gostaria de estudar e se dedicar.
Trabalhar também seus sentimentos de duvida, quanto ao seu potencial e desenvolver habilidades e competências.
Além é claro, de buscar atividade que lhe causam satisfação e prazer para preencher seu dia, tornando-o mais produtivo e prazeroso.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste